Live - Kameron Steele & Método Suzuki

 

Kameron Steele conversa com Fabiano Lodi

sobre artes cênicas & Método Suzuki em

live da Oficina Cultural Oswald de Andrade



O diretor teatral Fabiano Lodi entrevista, no dia 19 de novembro (quinta, às 19h), o norte-americano Kameron Steele, reconhecido como um dos mestres do Método Suzuki de treinamento de atores. Esta atividade dá sequência à série de lives internacionais sobre artes cênicas, promovida pela Oficina Cultural Oswald de Andrade, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poeisis.

 

Integrante do ALASUR, companhia de teatro sediada em Mendoza, na Argentina, onde reside atualmente, Kameron Steele desenvolve um relevante trabalho formativo, artístico e de intercâmbio cultural. Foi colaborador do diretor teatral japonês Tadashi Suzuki, por mais de 30 anos, realizando diversas atividades, entre as quais destaque para o trabalho como ator na SCOT (Suzuki Company of Toga), como tradutor (do japonês para o inglês) do livro Culture is the Body e como professor do Método Suzuki em diversos países. Também vem trabalhando, há mais de 10 anos, ao lado do diretor americano Bob Wilson, no Watermill Center. Formado em direção teatral pelo Instituto de Artes da Califórnia. Seus trabalhos foram apresentados no México, Espanha, Polônia e Bélgica, além de ter ministrado cursos em universidades dos Estados Unidos, Taiwan, China e Turquia.

 

O amplo alcance internacional das atividades desenvolvidas por Kameron Steele, bem como os desafios do fazer artístico em diferentes realidades sociais e culturais serão alguns dos temas abordados na live, que será transmitida em inglês com legendas em português. A abertura, apresentando o convidado, acontece pela plataforma Zoom e, na sequência, o público é conduzido para o canal do Youtube que transmitirá a entrevista. Os interessados devem fazer inscrição grátis pelo canal Mais Cultura no site da Poiesis. As vagas serão disponibilizadas por ordem de inscrição - aqui.

 

O evento dá sequência a uma série de lives sobre Viewpoints e Método Suzuki, conduzidas por Fabiano Lodi, nos meses de agosto e setembro e outubro (neste mês, a convidada foi Anne Bogart, renomada diretora norte-americana que falou sobre Viewpoints). Esta atividade faz parte do programa #CulturaEmCasa, cuja idealização e produção são de responsabilidade da Leneus Produtora de Arte.

 

Fabiano Lodi

 

Fabiano Lodi é diretor teatral. Mestre em Arte-Teatro pela UNESP e graduado em Artes Cênicas pela UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, ele possui extensa formação com experiências como ator, professor, produtor e pesquisador. É responsável pela Leneus Produtora de Arte, criada em 2010, que realiza, representa e gerencia projetos artísticos, culturais e formativos. Desde 2005, desenvolve trabalho continuado de pesquisa sobre procedimentos práticos em direção teatral, envolvendo os métodos Suzuki e Viewpoints, os quais resultaram em publicações variadas com destaque para a tradução de O Livro dos Viewpoints (Ed. Perspectiva/2017), de Anne Bogart e Tina Landau, à qual integra a equipe de tradução. Premiado, em 2011, com bolsa do Ministério da Cultura (MinC), participou de atividades teatrais coordenadas pela SITI Company, em Nova York. Em 2014, participou do programa de aprimoramento técnico do Método Suzuki, coordenado pelos diretores Tadashi Suzuki, Kameron Steele e Mattia Sebastian, realizado na sede da SCOT (Suzuki Company of Toga), em Toga-Mura, Japão.

 

Seus trabalhos recentes incluem treinamento de Método Suzuki na preparação corporal dos atores Reynaldo Gianecchini e Ricardo Tozzi, para o espetáculo Os Guardas do Taj, dirigido por Rafael Primot e João Fonseca, e participação como diretor convidado no Festival Internacional de Teatro Knots Nudos, em Mogi das Cruzes, para criar o Experimento Artístico, envolvendo os 47 artistas de oito nacionalidades. Dirigiu os espetáculos: Mercado Branco - Cia dos Ratos, Terra à Vista - Grupo 59 de Teatro e A Sapateira Prodigiosa - Grupo Preto no Branco, projeto premiado pelo ProAC de montagens inéditas.

 

Na área de arte-educação, Fabiano Lodi tem extensa trajetória, passando pelo Curso Técnico de Formação de Atores em Teatro Musical do SESI, Programa Vocacional da Prefeitura de São Paulo, Projeto Ademar Guerra e Fábrica de Cultura Capão Redondo – Poiesis, curso livre de teatro da PUC-TUCA, CEFTEM, Oficinas Culturais de São Caetano do Sul e, atualmente, IBFE-SP - Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, como professor de Pós-Graduação em Educação. Coordena o Projeto Jovem em Cena, que promove a circulação de oficinas gratuitas de teatro no interior de São Paulo.





 

Serviço

 

Live internacional: Kameron Steele

Coordenação: Fabiano Lodi

Data: 19 de novembro - quinta, às 19h

Local: atividade on-line (plataforma Zoom)

Inscrições grátis até 19/11 - 100 vagas (seleção por ordem de inscrição):

https://poiesis.org.br/maiscultura/oficinas_culturais/live-internacional-fabiano-lodi-conversa-com-kameron-steele/

Livre. Duração: 2h. Público: interessados em geral

 

Oficina Cultural Oswald de Andrade. Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - São Paulo. Telefone: (11) 3221-4704 | E-mail: oswalddeandrade@oficinasculturais.org.brHorário de funcionamento: de segunda a sexta, das 12h às 16h. Pessoas que desejam visitar exposições e grupos artísticos que precisam ocupar espaços para ensaios devem agendar pelo www.oficinasculturais.org.br, onde também encontram informações sobre as medidas sanitárias para combater a Covid-19. Acessibilidade. Programação gratuita, sendo parte dela mantida de forma virtual. Saiba mais: www.oficinasculturais.org.br e http://poiesis.org.br/maiscultura/.

 

Sobre a Oficina Cultural Oswald de Andrade - A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas, exposições, entre outros. Em seus 30 anos de existência, passaram pela Oficina grandes nomes como Quentin Taratino, Klauss Vianna, Nuno Ramos, além de importantes companhias nacionais e internacionais como Théâtre du Soleil, The Workcenter of Jerzy Grotowski, e Thomas Richards e Teatro da Vertigem. Em 2015, a Oficina foi indicada ao Prêmio Shell na categoria Inovação “pela ampliação e renovação no acolhimento de projetos de artes cênicas, com a plena ocupação de seu espaço por grupos e companhias de teatro, com uma ousada agenda cultural que potencializa a revitalização do bairro do Bom Retiro”. Em 2019, ganhou o Prêmio APCA como a melhor programação de dança na categoria Projeto/Programa/Difusão/Memória. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo que atua, desde 1986, na formação e na vivência da população no campo de cultura. O Programa é administrado pela organização social Poiesis.

 

Sobre s Poiesis - A Poiesis - Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

 

Informações à imprensa

 

Verbena Assessoria

Eliane Verbena / João Pedro

Tel.: (11) 2548-38409 / (11) 99373-0181- verbena@verbena.com.br

 

Poiesis - Coordenação de Comunicação

Carla Regina | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br

Assessoria de imprensa Poiesis

Jariza Rugiano | (11) 4096-9810 | jarizarugiano@poiesis.org.br

Luiza Lorenzetti | (11) 4096-9852 | luizalorenzetti@poiesis.org.br

Assessoria de imprensa - Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado

Davi Franzon - (11) 3339-8243/ (11) 9-3411-6428

imprensaculturasp@sp.gov.br

Comentários