Criações de teatro e dança acionadas pela pandemia fazem a Terça Aberta na Quarentena

 

                                       


                     
Tayna Ibanez em “
A primeira palavra que vier na sua cabeça”.

Duas artistas fazem a Terça Aberta na Quarentena de novembro, no próximo dia 24, às 19h, com trabalhos em processo de combustão provocados pela pandemia: a atriz e dramaturga, Ramilla Souza, com “Big Bang ou A Grande Expansão”, e a bailarina, musicista e atriz Tayna Ibanez, com “A primeira palavra que vier na sua cabeça”. Em seguida das apresentações ‘ao vivo-online via plataforma Zoom, as artistas conversam sobre seus processos de criação com a participação do público e mediação de Janaina Leite (Grupo XIX de Teatro) e Vanessa Macedo (Cia Fragmento de Dança).



Big Bang / Ramila Souza 


“Big Bang trata de criação e destruição, pulsão de vida e morte a partir de duas grandes explosões: O Big Bang, teoria científica sobre o surgimento do Universo, e a Bomba Atômica, dispositivo explosivo com capacidade para destruição deste mesmo Universo. Para desenvolver sua ideia, a autora traz à cena elementos de sua própria biografia, além de temas como espiritualidade, família, sexualidade e ancestralidade.

Em “A primeira palavra que vier na sua cabeça”, Tayna Ibanez adentra no imaginário individual e coletivo e traz corpo às sensações e palavras que estão nos atravessando no atual momento de pandemia. Ela conta com Lucas Calango na sonoplastia e câmera.

Para assistir, o público deve fazer inscrição no link: www.bit.ly/tercaabertanovembro

No dia do evento, será enviado um link para acesso à plataforma ZOOM, por e-mail e telefone.

A ação, proposta pela Cia Fragmento de Dança, faz parte do projeto “Autodepoimento na cena”, contemplado pela 27ª Edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo

Ramila Souza / Foto : André 



___________________________

Serviço:

Terça Aberta na Quarentena – Cia Fragmento de Dança

Com: Ramilla Souza (“Big Bang ou A Grande Expansão”) e Tayna Ibanez (“A primeira palavra que vier na sua cabeça”).

Mediação: Janaína Leite e Vanessa Macedo.

Dia 24/11, 19h – Plataforma Zoom

Inscrições no Link:  www.bit.ly/tercaabertanovembro

Grátis


Um pouco das artistas

Ramilla Souza é dramaturga e atriz. Suas produções mais recentes incluem dramaturgismo e assistência de direção dos espetáculos “Stabat Mater”, de Janaina Leite, ganhador do prêmio Shell de Melhor Dramaturgia em 2020 e contemplado no edital de Dramaturgias em Pequenos Formatos Cênicos, do Centro Cultural São Paulo em 2019; e “Feminino Abjeto 2”, além  da atuação e criação coletiva em “Feminino Abjeto 1”, ambos com direção de Janaina Leite. Atuou e respondeu pela dramaturgia de “Periferida”, do Coletivo Acuenda, cujo texto foi contemplado no Proac de Criação Literária em Dramaturgia (2016) e pelo VAI (2016 e 2017). Também atuou na produção do Coletivo Estopo Balaio entre os anos de 2014 e 2017, produziu e atuou na intervenção urbana CTRL + DRAG, contemplada pelo edital Redes e Ruas, da Prefeitura de São Paulo (2017), e co-produziu a Mostra Abjeta, realizada no Teatro de Contêiner, em 2019.


Tayná Ibanez 


Tayna Ibanez é bailarina improvisadora, musicista e atriz formada pela Escola Livre de Teatro de Santo André. Como bailarina integrou importantes grupos da cena de danças urbanas como a “Cia Ritmos Base” e “Shake-se Dance Crew”. Participou de festivais nacionais e internacionais de dança como: “Fih2 - Festival internacional de Hip hop”, “Meeting Indaiatuba”, “Rioh2K” entre outros e em grandes eventos como "Rock in Rio" e "Tomorrow Land Brasil" . Atuou na turnê DNA, da cantora Wanessa, e performou em diversos clipes musicais, com destaque para “RollonDetox” - Orquestra Jabaquara, e “Olho de boi” - RAPadura e Baiana System. Integrou a companhia de Dança contemporânea Pulso, dirigida pelo bailarino e coreógrafo canadense Miguel Niguyen, e a Mais + Companhia, dirigida por Diogo Granato.

 

·         A “Terça Aberta”, que antes da pandemia acontecia mensalmente no Kasulo - Espaço de Cultura e Arte, sede da Cia Fragmento de Dança, nasceu em 2016, viabilizada pelo Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo, e tornou-se uma ação permanente e contínua da companhia dirigida por Vanessa Macedo. Espaço de intersecção, debate e difusão de trabalhos de dança, teatro e performance, participam artistas que desejam compartilhar seus processos, trocando impressões entre si e com o público, uma vez que, ao final das apresentações, é aberta uma roda de conversa. Em 2017, a companhia recebeu o prêmio Denilto Gomes, na categoria “difusão em dança”, por esta iniciativa.


*Artistas interessados em compartilhar seus trabalhos podem se inscrever no

site https://www.ciafragmentodedanca.com.br/

www.ciafragmentodedanca.com.br

facebook.com/ciafragmento

instragram.com/fragmentodedanca

Comentários