CPT_SESC tem ateliê de escrita com Pedro Brício

 

                  Pedro Brício - Crédito da imagem: Ana Alexandrino



Programação integra ciclo Uma Dramaturgia, em que dramaturgos de diferentes estilos compartilham suas metodologias de escrita

Nos dias 14 e 15 de novembro, acontece mais uma edição do ateliê Uma Dramaturgia, projeto do CPT_SESC em que dramaturgos ministram oficinas de escrita. O convidado é Pedro Brício, autor e diretor de Breu, Cara Palavra, entre outras peças. Dramaturgia de invenção acontece de forma online, por meio da plataforma Teams, e as inscrições acontecem a partir do dia 10 de novembro, terça-feiraàs 14h em sescsp.org.br/cptsesc.
 

Pedro Brício combinará o estudo teórico de formas clássicas e contemporâneas de dramaturgia com exercícios práticos. Autores como Aristóteles, Tim Crouch, Martin Crimp, entre outros, serão referências para a discussão de temas como a relação entre o ator e o espectador na dramaturgia, as diversas possibilidades do personagem.
 

“Vou trabalhar alguns conceitos fundamentais de dramaturgia, como estrutura, personagem, a relação com o público e espaço. Também pretendo trazer à tona a discussão sobre esse novo lugar que o teatro se encontra agora”, adianta Brício. “A partir de uma base teórica e com alguns exercícios práticos, a ideia é começar a pensar um pouco no futuro, nas possibilidades que estão se mostrando, de transformação”, completa.
 

Nos dias 28 e 29 de novembro é a vez de Jô Bilac ministrar o ateliê “Dramaturgia em Companhia”.
 

O ciclo Uma Dramaturgia traz dramaturgos, pesquisadores dos mais diversos temas, que são convidados a desenvolver um ateliê de criação, baseados em seus próprios conceitos e metodologias de escrita. Já participaram Silvia Gomez, Michelle Ferreira, Francisco Carlos, Dione Carlos e Pedro Kosovski.


Serviço

Ateliê de escrita - Dramaturgia de Invenção

Com Pedro Brício

Dias 14 e 15 de novembro, sábado e domingo, das 14h às 17h

Inscrições: de 10/11 às 14h a 30 de outubro no site sescsp.org.br/cpt

Ingressos: gratuito

Na plataforma Teams

Vagas limitadas

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos.

 

Pedro Brício estudou na Universidade Federal Fluminense (Cinema) e Mestrado em Teatro (Uni-Rio). Cursou a Desmond Jones School of Mime (Londres), a Scuola Internazionalle dell’atore Comico (Italia), e a École Philippe Gaulier (Londres). Escreveu as peças "As palavras e as coisas", "A Outra Cidade", "Breu", "Me salve, musical!", "Trabalhos de amores quase perdidos", "Cine-Teatro Limite", "A Incrível Confeitaria do Sr.Pellica", entre outras. Recebeu alguns dos principais prêmios do país pelo seu trabalho. Tem textos traduzidos para o inglês, espanhol, alemão. Como diretor encenou textos de Samuel Beckett, Edward Albee, Rafael Spregelburd, Patricia Melo e Hilda Hilst.
 

Sobre o CPT_SESC

Coordenado por Antunes Filho, o Centro de Pesquisa Teatral foi criado em 1982 como laboratório permanente de criações teatrais, formação de atrizes, atores, dramaturgas e dramaturgos. Ao longo das décadas, ganhou reconhecimento da crítica e de seus pares no Brasil e em outras partes do mundo como referência no fazer teatral. Passado um ano da morte do diretor, o CPT propõe expandir suas ações em busca do constante desenvolvimento que o teatro contemporâneo exige, mantendo o diálogo com o seu legado.
 

Em tempos de distanciamento social, a programação do CPT_SESC acontece online, ampliando o acesso ao Centro que é referência da área teatral: formou mais de mil profissionais das artes cênicas e criou dezenas de espetáculos.
 

A programação, disposta em cinco eixos temáticos: Formação de Atores; Criação e Experimentação; Dramaturgia; Cenografia; e Memória, Acervo e Pesquisa, reúne artistas e técnicos com diversas formações, atuantes em diferentes instâncias da produção teatral, a fim de buscar a realização de um trabalho interdisciplinar a que sempre se propôs o CPT.
 

Confira a programação completa em www.sescsp.org.br/cpt e nas redes sociais:

instagram.com/cptsesc

facebook.com/cptsesc

twitter.com/cptsesc

youtube.com/cptsesc

Comentários