SESC: Lançamento de coleções, seminários, cursos e ateliês de dramaturgia estão na programação online do CPT_SESC em outubro e novembro

 


                                           Ensaio Blanche FT Evelson de Freitas 

 

“A Hora e a Vez de Augusto Matraga” e “Xica da Silva” têm mostra online; Vinicius Calderoni ministra curso sobre podcast de ficção; Leda Maria Martins participa de curso sobre dramaturgia, entre outras opções oferecidas pelo Centro de Pesquisa Teatral


Dando continuidade à sua programação online, o Centro de Pesquisa Teatral do Sesc - SP 

oferece, nos próximos

 meses, diferentes atividades com ações em seus cinco grandes eixos orientadores -

 Formação de atores; Criação e experimentação; Dramaturgia; Cenografia; Memória, acervo

 e pesquisa.

 

Em outubro, acontecem duas edições dos Minicursos Laboratórios, em que são 

experimentados, pelo público iniciante ou não, repertórios técnicos, artísticos e tecnológicos 

que podem ser empregados na criação de espetáculos online e presenciais. Nos dias 13, 15,

 20 e 22 de outubro, terças e quintas às 19h, Julia Zakia e Guile Martins estão à frente de 

Paisagens sonoras: potencialidades narrativas do som no ambiente virtual

Nos encontros, que acontecem na plataforma Zoom, os participantes entrarão em contato 

com a aplicação de equipamentos diversos na captação sonora em casa para a 

construção de ambiências que interagem, criam jogos de planos e enquadramentos, 

ampliando a percepção de profundidade de campo, de claro e escuro, e de efeitos ópticos.

 Ainda em outubro, como parte da residência artística Vagamundos - que vai até maio de 2021,

 com coorde-nação artístico-pedagógica da diretora Maria Thaís - às quartas e quintas-feiras

 (14h) acontecem encontros virtuais abertos ao público, pelo youtube.com/cptsesc. Em 

Abrindo Terreiros, primeira etapa do laboratório, os espectadores são convidados a exercitar

 a escuta de múltiplos saberes e conhecimentos que auxiliam a reconhecer e distinguir as 

ferramentas e categorias que fundam os diversos pensares que convivem no Brasil nos dias 

atuais.

 



Entre os temas e convidados estão: Cosmologias e Cosmo-Percepções Africanas II - Outras  lógicas do 

corpo, com Wanderson Flor (DF) em 14 de outubro, Cosmologias e Cosmo-Percepções afro-diaspóricas

 I - Fundamentos e organização espiritual-social, com as nações Angola, Jeje e Ketu, e participação de Kota

 Mulangi Monakelembeketa - Nação Angola (SP), Iya Jô Brandão - Nação Jeje (MA), Iya Lindinalva Barbosa - 

Nação Ketu (BA) em 15 de outubro, Cosmologias e Cosmo-Percepções de cruzos, com Luiz Antonio Simas (RJ)

 e Sandro Guimarães Salles (PE) em 21 de outubro, Cosmologias e Cosmo- Percepções nas encruzilhadas 

culturais entre Candomblés, Jarês e Encantaria Amazônica, com Marlon Marcos (BA) e João de Jesus Paes 

Loureiro (PA) em 22 de outubro, Cosmo festas e cosmo lutas – saberes em espirais, com Leda Maria Martins

 (MG) e Tata Lande Onawale (BA) em  28 de outubro e Poéticas do encanto, com Tiganá Santana (BA) e Pedro 

Cesarino (SP) em 29 de outubro.




 



















                                                 Dione Carlos

Desde setembro, o CPT_SESC tem disponibilizado, pelo Sesc Digital, mostras digitais do 

acervo de espetáculos do CPT. São imagens de figurinos, cartas, peças gráficas e outros

 itens que recontam a história dos espetáculos. A primeira coleção, lançada em setembro,

 foi de A Pedra do Reino, encenada pelo grupo Macunaíma em 2006. Em 14 de outubro

entra em cartaz a segunda coleção, baseada na peça A Hora e Vez de Augusto Matraga

que foi encenada em 1986.

 

Cada mostra é acompanhada pelo Círculo de Debates - Memória, Acervo e Pesquisa,

 encontros com profissionais e especialistas de diversos campos que abordam temas ligados

à manutenção da memória e da pesquisa do acervo de artes cênicas. No dia 19 de outubro,

 segunda-feira, às 18h, haverá uma mesa de debate sobre o universo de Guimarães Rosa,

 autor do conto que serviu de inspiração para a peça e sobre a montagem do CPT, de (ano 

da montagem). Participam os atores Rui Ricardo Diaz e Regina Remencius, com 

apresentação e mediação de Fabrício Floro e Silva.

 

A partir de 14 de novembro, o público poderá conferir a mostra digital sobre Xica da Silva

que esteve em cartaz em 1988. Cada coleção continua à disposição online e pode ser 

acessada pelo público na plataforma, em qualquer tempo.

 

“Um Bonde Chamado Desejo”, de Tennessee Williams, serviu de inspiração para Antunes 

Filho criar sua versão para o clássico da literatura. Blanche, que dá nome também à principal

 personagem da história, foi encenada em 2016 e propõe uma discussão entre o 

contemporâneo e a dramaturgia e é assunto, a partir de 16 de outubro, da

 atividade Decupando Espetáculos, em que artistas cocriadores tecem comentários sobre

 suas experiências na montagem, baseados em trechos disponíveis e selecionados na 

plataforma do Sesc Digital. Na edição de outubro estão os convidados Marcos de Andrade 

(ator), Telumi Hellen (figurinista) e Raul Teixeira (trilha sonora).




 












                                       Emilie Sugai / Fotos : João Caldas 


Nos dias 17 e 18 de outubro, sábado e domingo, das 14h às 17h, acontece mais um ateliê de escrita da série Uma

 Dramaturgia. O tema será Dramaturgia pluriversal: escrevivência e oralitura e a ministrante será Dione Carlos.

 O encontro será pela plataforma Teams - as inscrições estarão abertas no dia 13 de outubro, no site do Sesc,

 vagas limitadas.

 

Como parte integrante das atividades ligadas às artes cênicas, o Centro de Pesquisa Teatral do Sesc-SP oferece 

cursos livres voltados às práticas corporais, com vagas limitadas. O primeiro módulo teve a Yoga como tema. A 

segunda será dedicada à dança, mais especificamente ao Butoh (arte japonesa cujos movimentos são inspirados

 em vanguardas artísticas, o expressionismo, o surrealismo, entre outras). Poemas no Corpo (dança) acontece 

de 20 de outubro a 5 de novembro, e tem Emilie Sugai como professora, pela plataforma Teams. O terceiro e 

último módulo será sobre Performance, com Eleonora Fabião, de 17 a 26 de novembro.

 

A cenografia e seus entrecruzamentos e especificidades são o tema do ciclo de debates Cenografia em Primeira 

Pessoa, em que a cenógrafa e diretora de arte Aby Cohen conversa com profissionais da área. Na agenda de 

outubro e novembro, ela recebe, em encontros digitais, transmitidos pelas redes do CPT_SESC, Marisa 

Bentivegna e André Cortez, no dia 20 de outubro; Marcos Pedroso e Marcio Medina, no dia 3 de Novembro; e

  Laura Vinci e Romero de Andrade Lima, no dia 17 de novembro.

 

No dia 22 de outubro, começam os encontros do Outra Dramaturgia – Podcasts: dramaturgias de ouvir

Ministrado pelo autor, diretor, ator, músico e roteirista Vinicius Calderoni, o curso, que mescla teoria, prática e 

encontro com profissionais da área, abordará suporte e ferramentas necessários para a produção de uma série 

dramatúrgica em formato de podcast. Os encontros serão divididos em teoria e prática, envolvendo assuntos 

como um panorama geral sobre o que é e como faz um podcast, fundamentos da escrita ficcional, conceito de

 temporada, etc. As inscrições devem ser feitas em sescsp.org.br/cpt entre os dias 13 a 21 de outubro (vagas 

limitadas).






 
























                                      Jo Brandão / Foto : Bruno Carvalho 



A série Diálogos e Intercâmbios, em que artistas e grupos de outros países compartilham suas experiências e

 modos de pensar e fazer teatro, tem mais uma edição. O encontro será dia 26 de outubro, no canal do YouTube 

do CPT_SESC (youtube.com/cptsesc).

 

Fechando uma série de quatro módulos do Minicurso Laboratório, Bruno Kott ensina como explorar ferramentas

 tecnológicas e transformá-las em arte, a partir da experimentação cênica e narrativa por meio da plataforma 

Zoom. O curso acontece de 27 de outubro a 6 de novembro, às terças e quintas. As inscrições estarão abertas 

entre os dias 20 e 26 de outubro no site do Sesc. (Vagas limitadas)

 

Entrevistas sonoras com profissionais ligados às coordenações pedagógicas de formação em teatro estarão

 disponíveis no podcast Aproximações Pedagógicas, pela plataforma Sesc Digital e outras plataformas de 

streaming. Entre os convidados estão José Fernando de Azevedo (EAD), Verônica Fabrini (ECA/USP), Lucia 

Romano (Unicamp Unesp), Ligia Cortez (Escola Célia Helena), Ivam Cabral (SP Escola de Teatro), Patrícia Gifford

 (Indac, Fundação das Artes de São Caetano, Escola Livre de Teatro de Santo André). Os áudios, com 15 minutos 

de duração, serão disponibilizados semanalmente, a partir de 28 de outubro e incluem leituras de textos da 

pedagogia do teatro em todos os tempos.





 
























                                                             Tatalande



Ex-integrantes que participaram de processos e pesquisas do CPT e seguiram caminhos

 outros que não só o dos palcos fazem parte do Outras Trajetórias, que estreia na

 plataforma Sesc Digital no dia 1º de novembro. ,Participam do minidocumentário - 

Outras Trajetórias Fabio Mazzoni (diretor), Thiago Brito (advogado), Marlene Fortuna 

(professora de comunicação e semiótica) e Justine Otondo (produtora de cinema).

 

Em acontece o primeiro módulo do curso Sobre Dramaturgia. A ideia deste curso livre é criar

 um conjunto de olhares críticos sobre diversos caminhos da encenação mundial. O primeiro

 recorte será ministrado por Leda Maria Martins, nos dias 3, 10 e 17 de novembro, terças-

ffeiras, e tratará de Dramaturgia Brasileira.

  

Quatro mestres, ex-integrantes do CPT, participam da série Pílulas de Pesquisas Acadêmicas, na qual falam 

sobre suas teses. Seus estudos tratam justamente sobre essa formação e a pesquisa acerca do trabalho de 

Antunes Filho e do próprio CPT. São eles: Lee Taylor, Sabrina Greve, Michelle Boesche e César Battista. As

 entrevistas são em vídeo e vão ao ar quinzenalmente a partir do dia 21 de novembro na plataforma Sesc Digital.


 

Serviço

 

De setembro de 2020 a Maio de 2021

VAGAMUNDOS - UM LABORATÓRIO CÊNICO, coordenado por Maria Thais

De 16 de setembro de 2020 a 30 de maio de 2021

Primeira etapa - Abrindo Terreiros: série de encontros abertos e ao vivo, com convidados 

de diferentes formações,etnias e origens [atividade online em youtube.com/cptsesc]. Grátis.

07/10/2020 - Cosmologias e Cosmovisões ameríndias com Sandra Benites - Guarani (RJ) e

 Tsitsina Xavante (MT)


08/10/2020 - Cosmologias e Cosmo-Percepções africanas I - Outras ontologias - 

re-pensando e dispensando o que é, com Tiganá Santana (BA) e Katiúscia Ribeiro (RS)

14/10/2020 - Cosmologias e Cosmo percepções Africanas II - Outras  lógicas do corpo, 

com Wanderson Flor (DF) 


15/10/2020 - Cosmologias e Cosmo-Percepções afro-diaspóricas I -  Fundamentos e 

organização espiritual-social -as nações Angola, Jeje e  Ketu, com Kota Mulangi 

Monakelembeketa - Nação Angola (SP), Iya Jô Brandão - Nação Jeje (MA), Iya Lindinalva 

Barbosa - Nação Ketu ( BA)

21/10/2020 - Cosmologias e Cosmo-Percepções de cruzos, com Luiz Antonio Simas (RJ) 

e Sandro Guimarães Salles (PE)

22/10/2020 - Cosmologias e Cosmo-Percepções nas encruzilhadas culturais entre Candomblés,

Jarês e Encantaria Amazônica, com Marlon Marcos (BA) e João de Jesus Paes Loureiro (PA)

28/10/2020 - Cosmo festas e cosmo lutas – saberes em espirais, com Leda Maria Martins 

(MG) e Tata Lande Onawale (BA)

29/10/2020 - Poéticas do encanto, com Tiganá Santana (BA) e Pedro Cesarino (SP)

 

De 13 a 22 de outubro - terças e quintas-feiras, às 19h

MINICURSO LABORATÓRIO – PAISAGENS SONORAS: POTENCIALIDADES 

NARRATIVAS DO SOM NO AMBIENTE VIRTUAL, com Julia Zakia e Guile Martins  

[atividade online na plataforma Teams]

Inscrições de 20/10, às 14h, em sescsp.org.br/cpt

Após um breve histórico da espacialização sonora no audiovisual (monofônica, estereofônica,

 binaural), serão apresentados equipamentos diversos para captação sonora e construção de

 ambiências que interagem, criam jogos de planos e enquadramentos, ampliando a percepção

 de profundidade de campo, de claro e escuro, e de efeitos ópticos, que permitem a criação 

de narrativas para o ambiente virtual.

Julia Zakia é formada em Audiovisual pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade

 de São Paulo (ECA-USP). Desde 2004 trabalha com direção e fotografia de curtas e longas

 metragens, exibidos em importantes festivais nacionais e internacionais. Atualmente é 

Mestranda em Meios e Processos Audiovisuais na ECA-USP.

Guile Martins é formado em Audiovisual pela Escola de Comunicações e Artes da 

Universidade São Paulo (ECA/USP) e Mestre em Artes e Cultura Visual pela Faculdade de 

Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG). Trabalha com captação e edição 

de som desde 2002, e atualmente é professor do Curso de Bacharelado em Cinema do

 Instituto Federal de Goiás, na antiga Cidade de Goiás, onde construiu seu estúdio, o 

Studio sOhm, um laboratório de pesquisa e realização sonora dentro e fora do Cinema.

 

14 de outubro

A HORA E A VEZ DE AUGUSTO MATRAGA - coleções e acervos históricos do CPT_

SESC [disponível na plataforma Sesc Digital]

Figurinos, objetos de cena, materiais gráficos em coleção digital que apresenta o acervo do 

espetáculo "A Hora e Vez de Augusto Matraga", montado em 1986 pelo CPT/Sesc, com 

direção de Antunes Filho.

 

16 de outubro, sexta-feira

DECUPANDO ESPETÁCULOS - Blanche, com Marcos de Andrade, Telumi Hellen e Raul 

Teixeira [Disponível na plataforma Sesc Digital]

Artistas que foram cocriadores nos espetáculos do CPT_SESC selecionaram trechos das 

obras disponíveis na plataforma do Sesc Digital para tecer comentários sobre suas 

participações nessas realizações.

Marcos de Andrade é Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas-

UNICAMP. Foi ator e professor no CPT-Centro de Pesquisa Teatral coordenado por Antunes

 Filho, onde protagonizou: Blanche e Lamartine Babo. Também esteve em Prêt-à-Porter 

10, Policarpo Quaresma, Toda Nudez Será Castigada entre outras. Ganhou o prêmio R7 de 

melhor ator de teatro pela montagem Karamazov, dirigida por Ruy Cortez, além de participar

 de séries e obras televisivas.

Raul Teixeira foi realizador das trilhas sonoras do grupo Macunaíma – CPT (Centro de 

Pesquisa Teatral), sob a direção de Antunes Filho, durante os últimos 20 anos e pela técnica 

de som de consagrados espetáculos. É 

diretor artístico do Teatro do Colégio Santa Cruz e foi responsável pela implantação dos 

recursos audiovisuais de espaços culturais, como Teatro Anhembi-Morumbi, Teatro Ópera de 

Ponta Grossa e de 21 CEU’s (Centro Educacional Unificado) da Prefeitura de São Paulo.

Telumi Hellen é cenógrafa e figurinista. Formada em Educação Artística pela Universidade 

de Mogi das Cruzes (UMC), com pós-graduação em Processo de Criação Artística com o 

Desenvolvimento para a Psicologia da Arte.

 Integrou o Centro de Pesquisa Teatral (CPT) entre os anos de 1987 e 1997, sempre em 

parceria com o cenógrafo J.C. Serroni. Já realizou dezenas de figurinos para espetáculos 

teatrais e participou cinco vezes da Quadrienal de

 Praga, com projetos de figurinos para teatro publicados no livro “Vestindo os Nus”, de 

Rosane Muniz.

 

Dias 17 e 18/outubro - sábado e domingo, às 14h

UMA DRAMATURGIA | ATELIÊ DE ESCRITA - DRAMATURGIA PLURIVERSAL: 

ESCREVIVÊNCIA E ORALITURA, com Dione Carlos [atividade online na plataforma Teams]

Inscrições a partir de 13/10, às 14h, em sescsp.org.br/cpt

Grátis

Os encontros partem da análise de uma dramaturgia contemporânea a partir dos conceitos de

 escrevivência, criado pela escritora Conceição Evaristo e, oralitura, desenvolvido pela 

dramaturga Leda Maria Martins, além de exercícios de escrita prática com a criação, leitura 

e reflexão de cenas curtas.

Dione Carlos é dramaturga formada pela SP Escola de Teatro. Cursou Jornalismo na 

Universidade Metodista de São Paulo. Atua como dramaturga em parceria com companhias

 de teatro. É orientadora artística do Núcleo de Dramaturgia da Escola Livre de Santo André

 e dramaturga convidada do projeto espetáculo da Fábrica de Cultura da Brasilândia. Possui 

quinze textos encenados. Lançou seu primeiro livro em 2017: Dramaturgias do Front, com 

três peças. Integra as coletâneas Dramaturgia negra, Maratona de Dramaturgia, Tempos

 Impuros, Nenhum álbum e Negras Insurgências.

 

19 de outubro – segunda-feira, às 18h

CÍRCULO DE DEBATES - MEMÓRIA, ACERVO E PESQUISA - PRESERVAÇÃO DE 

ACERVOS TEATRAIS

 [atividade online em youtube.com/cptsesc]

Com Rui Ricardo Diaz e Regina Remencius

Apresentação e mediação: Fabrício Floro e Silva.

 

20 de outubro terça-feira, às 17h

CENOGRAFIA e ARQUITETURA / INFLUÊNCIAS DO PERMANENTE NO EFÊMERO com 

Marisa Bentivegna e André Cortez - Curadoria e Apresentação: Aby Cohen [atividade online 

em youtube.com/cptsesc]

Série de encontros para discutir as diversas possibilidades de criação, formação, metodologias

 e dinâmicas de processos a partir do trabalho autoral de profissionais da área e seus campos

 de atuação.

 

De 20 de outubro a 5 de novembro, Terças e Quintas-feiras, 17h às 19h [inscrições 13/10]

CURSO LIVRE - POEMAS NO CORPO (DANÇA), com Emilie Sugai

Uma sutil aproximação ao labirinto que é o butoh.  Nutrir o mundo poético no corpo 

performativo de atuantes.

Ingressos: R$21 (credencial plena/trabalhador no comércio e serviços matriculado no Sesc e

 dependentes), R$35 (pessoas com +60 anos, estudantes e professores da rede pública de 

ensino) e R$70 (inteira).

Na plataforma Teams

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 18 anos.

Emilie Sugai é coreógrafa, dançarina de butoh e performer. Desenvolveu uma linguagem

 própria e singular a partir das influências das atividades desenvolvidas em parceria com seu

 mestre Takao Kusuno no período de 1991 a 2001 - pesquisas relacionadas às memórias do 

corpo nipo-brasileiro, da ancestralidade e de colaboraçõescom artistas da dança, teatro e 

cinema. Recebeu os de Dança Funarte Klauss Vianna (2006-2007), APCA de Dança de

 melhor  espetáculo (2008), com o Prêmio Denilto Gomes pela Cooperativa Paulista de Dança

 de melhor espetáculo (2013), entre outros.

 

De 22 de outubro a 17 de dezembro, terças e quintas, às 19h [inscrições de 13 a 21/10]

OUTRA DRAMATURGIA - PODCASTS: DRAMATURGIAS DE OUVIR [disponível na 

plataforma Teams]

Classificação indicativa: a partir de 16 anos

Valor: R$ 24 (credencial plena/trabalhador no comércio e serviços matriculado no Sesc e 

dependentes), R$ 40 (pessoas com +60 anos, estudantes e professores da rede pública de

 ensino) e R$ 80 (inteira).

Somando reflexões artísticas e atividades práticas, o curso apresentará a estudantes e 

interessados em dramaturgia, ferramentas para o desenvolvimento de experimentações 

narrativas através do suporte sonoro, colaborando com a formação novos autores e ouvintes.

Vinicius Calderoni é autor, diretor, ator, músico e roteirista. Em 2020, escreveu e dirigiu o 

podcast Que dia é hoje? , um conjunto de crônicas do absurdo no isolamento social durante

a pandemia do coronavírus com dez episódios ficcionais.

É cofundador da companhia Empório de Teatro. Escreveu e dirigiu os três espetáculos da 

Trilogia Placas Tectônicas. Escreveu e atuou em Os arqueólogos (2016) -  vencedor do prêmio 

APCA de melhor autor. Escreveu também os infantis Mas por quê?! - A história de Elvis (2015)

 em parceria com Rafael Gomes, espetáculo premiado como Melhor Musical Infantil pela 

APCA 2015,entre outros. Na música integra o coletivo 5 a Seco, que lançou os álbuns Ao vivo

 no Auditório Ibirapuera (2012,Policromo (2014), Síntese (2018) e Pausa (2019). Também

 lançou dois álbuns solo, Tranchã (2007) e Para abrir os paladares (2013).

 

De 27 de outubro a 5 de novembro - terças e quintas-feiras, às 19h [inscrições 20/10]

MINICURSO LABORATÓRIO – A CAIXA PRETA DO ZOOM, com Bruno Kott [atividade

 online na plataforma Teams]

Inscrições de 20/10, às 14h, em sescsp.org.br/cpt

A tecnologia digital nos trouxe uma nova relação com o tempo, e isso interfere diretamente 

nas nossas formas de

expressão. Redes sociais, fotos, vídeos e o ao vivo frente à câmera sugerem novas narrativas.

 Como explorar essas ferramentas tecnológicas a ponto de transformá-las em meios de arte?

 A partir da experimentação cênica e narrativa por meio da ferramenta Zoom, serão discutidas

 as novas possibilidades híbridas que surgem no encontro de um primeiro plano cinematográ-

fico e o simbolismo do ao vivo teatral.

Bruno Kott é ator, diretor e autor. Em 2017, lançou seu primeiro longa, El Mate, o qual dirigiu,

 atuou e escreveu, tendo recebido o Kikito de melhor ator coadjuvante no Festival de Gramado

 Ao lado de Matheus Parizi, escreveu e dirigiu 66 episódios em três temporadas do programa 

de humor, híbrido de ficção e realidade No Divã do Dr. Kurtzman exibido pelo Canal Brasil. 

Durante a pandemia, criou e dirigiu a obra de teatro ao vivo online, PandasOu Era uma vez

 em Frankfurt, adaptação da obra do autor romeno, Matei Visniec. Atualmente prepara seu 

novo Longa-metragem Rosário, além de dirigir conteúdos para os canais MTV e Nickelodeon.

 

A partir de 28 de outubro – Plataforma Sesc Digital

Aproximações Pedagógicas -  Série quinzenal de entrevistas sonoras com profissionais

 ligados às coordenações pedagógicas de formação em teatro de diferentes instituições:

 Fernando de Azevedo (EAD),Verônica Fabrini (ECA/USP), Lucia Romano (Unicamp Unesp), 

Ligia Cortez (Escola Célia Helena), Ivam Cabral (SP Escola de Teatro), Patrícia Gifford

 (Indac, Fundação das Artes de São Caetano, Escola Livre de Teatro de Santo André)

 

 

De 3 a 17 de novembro, terças-feiras, às 11h [inscrições 27/10]

SOBRE DRAMATURGIA BRASILEIRA, com Leda Maria Martins [disponível na plataforma 

Teams]

Através de recortes conceituais da história da dramaturgia, o curso organiza-se em células

 autônomas, que podem ser fruídos independentemente. Contudo, no conjunto, o programa 

gradualmente percorrerá caminhos diversos da dramaturgia mundial, compondo um conjunto

 de olhares críticos sobre as narrativas hegemônicas. 

Cada curso consiste em três encontros virtuais de duas horas cada.Valor: R$ 9 (credencial 

plena/trabalhador no comércio e serviços matriculado no Sesc e dependentes), R$ 15 (pessoas 

com +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino) e R$ 30 (inteira).

 

14 de novembro

XICA DA SILVA - coleções e acervos históricos do CPT_SESC [disponível na plataforma .

Sesc Digital]

Figurinos, objetos de cena, materiais gráficos em coleção digital que apresenta o acervo do .

espetáculo "Xica da Silva", montado em 1988 pelo CPT/Sesc, com direção de Antunes Filho.

 

 

Sobre o CPT_SESC  

 

O Centro de Pesquisa Teatral foi criado em 1982 como laboratório permanente de criações

 teatrais, formação de atrizes, atores, dramaturgas e dramaturgos sob a coordenação de

 Antunes Filho. Ao longo das décadas, ganhou reconhecimento da crítica e de seus pares no 

Brasil e em outras partes do mundo como referência no fazer teatral. 

Passado um ano da morte do diretor, o CPT propõe expandir suas ações em busca do 

constante desenvolvimento que o teatro contemporâneo exige, mantendo o diálogo com o 

seu legado.

 

Em tempos de distanciamento social, a programação do CPT_SESC acontece online, amplian-

do o acesso ao Centro que é referência da área teatral, formou mais de mil profissionais das 

artes cênicas e criou 46 espetáculos dentre os quais Macunaíma, Antígona, A Pedra do Reino, 

Blanche, entre outros.

 

A programação, disposta em cinco eixos temáticos: Formação de Atores; Criação e Experimen-

tação; Dramaturgia;Cenografia; e Memória, Acervo e Pesquisa, reúne artistas e técnicos com 

diversas formações, atuantes em diferentes instâncias da produção teatral, a fim de buscar a

 realização de um trabalho interdisciplinar a que sempre se propôs o CPT.

 

Confira a programação completa em www.sescsp.org.br/cpt e nas redes sociais:

 

instagram.com/cptsesc

facebook.com/cptsesc

twitter.com/cptsesc

youtube.com/cptsesc


Comentários