LIVE com coreógrafo suíço BOGDAN SYBER (A Vida das Bonecas Vivas)


A terceira live sobre o processo criativo de A Vida das Bonecas Vivas acontece no dia 26 de outubro (segunda, às 14 horas) com participação do coreógrafo suíço Bogdan Szyber e mediação do dramaturgista Lucas Vanatt.

 

Partindo do tema Performances da Dança, o bate-papo acontece pela plataforma Zoom, com inscrições grátis até o dia 26/10 pelo Sympla.

 

Bogdan atua como provocador cênico no processo de montagem de A Vida das Bonecas Vivas, espetáculo de dança-teatro concebido e dirigido por Dan Nakagawa. A pré-estreia online será no dia 29 novembro e a estreia presencial tem previsão para ocorrer em março de 2021.

 

A Vida das Bonecas Vivas é inspirado nas Living Dolls, uma comunidade global de homens que se vestem com máscaras, roupas de silicone e seios protéticos a fim de se transformarem em bonecas vivas. Surgido nos anos 80, atualmente o movimento tem mais adeptos na Alemanha, Reino Unido e EUA. A montagem investiga questões existenciais, de identidade, filosóficas e artísticas na construção psíquica da personalidade em busca de um duplo, como forma de transcender a própria existência. E, pelas sutilezas, tensões cênicas e subjetivas, revela a maneira como a instauração dessa nova persona afeta a identidade e, por consequência, a dança do corpo transformado.





 

Sinopse/espetáculo - Um homem de meia idade, em uma crise profunda de existência, decide viver uma nova experiência e contrata os serviços de uma inusitada agência japonesa, chamada La Buena Vista, que proporciona ao homem uma nova realidade: uma nova família, novos amigos, um novo amor e um novo nome: Margareth. Ele, então, decide renascer no corpo de uma boneca viva, em um outro planeta chamado A Outra Terra, inspirado numa Tóquio futurista. Nesse planeta, ela vive toda a felicidade que esse simulacro de vida pode oferecer. A fantasia vivida é plástica, assume a poesia da dança e do musical até que a realidade esquecida venha encontrar Margareth na forma de seu duplo. Frente a frente com sua parte mais sombria, Margareth deve fazer a sua escolha.

 

Bogdan Szyber - É autor em variadas formas híbridas de performance e site-specific art. Vem atuando junto de sua colaboradora Carina Reich, parceria que gerou mais de 100 projetos. Seu trabalho, seja em praça pública, galeria ou teatro institucional, tem origem em parâmetro sensível de contexto, indo de espetáculos de grande porte em festivais ao ar livre a declamações de poesia em apoio a animais de fazenda no interior da Suécia. Entre suas performances, destaque para apresentação como bailarino no Royal Opera, vestindo sapatilhas e acompanhado por música death-metal, rituais urbanos diários com milhares de participantes, manequins cuspindo em loja de departamento de grife, passeios de barco no rio Tames com áudios-guia, produções de ópera, instalações no Liljevalchs Art Gallery e The Swedish Performing Arts Museum, além de escritos, encenações, direção e design de figurinos para o teatro. Fez turnês e perfomou na Suécia, Reino Unido, Alemanha, França, Polônia, Estados Unidos, Dinamarca, Egito, Nova Zelândia e Bielorrússia.





 

FICHA TÉCNICA – Direção e dramaturgia: Dan Nakagawa. Provocação cênica: Bogdan Szyber. Coreografia e preparação corporal: Anderson Gouvea. Dramaturgismo: Lucas Vanatt. Atriz convidada: Helena Ignez. Bailarinos/atores/performers: Alef BarrosAnderson GouveaLaércio MottaGabriel Shimoda e Vivian Valente. Trilha sonora: Dan Nakagawa. Assistência de direção: Carla Passos. Design de luz e projeção: Amanda Amaral. Figurino: Alex Leandro. Cenografia e adereços: Rafael dos Santos. Sonoplastia: Lucas Paiva. Tradutor: Gabriel Shimoda. Direção de produção: Adriana Belic. Produção: Anayan Moretto. Arte gráfica: Felipe Uchôa. Mídias sociais: Platea. Assessoria de imprensa: Verbena ComunicaçãoProjeto viabilizado pelo Programa de Ação Cultural – ProAC de Produção e Temporada de Espetáculos Inéditos de Dança, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

 

Serviço

 

Bate-papo online: Performances da Dança & A Vida das Bonecas Vivas

Com: Bogdan Szyber | Mediação: Lucas Vanatt.

Data: 26 de outubro. Segunda, às 14h

Local: Zoom

Inscrição grátis (até 26/10). Vagas: 300. Duração: 60 minutos.

https://www.sympla.com.br/live-processo-criativo-a-vida-das-bonecas-vivas__1025815

 

A Vida das Bonecas vivas na rede:

Instagram: @avidadasbonecasvivas | Facebook: @bonecasvivas2021

 


 

Comentários