Infantil | Cia ParaladosanjoS faz programa interativo TCHU-TCHU-TCHANNEL no Youtube

 

TCHU-TCHU-TCHANNEL - Foto: Debora Branco
Mais fotos neste link 
 

Os programas serão veiculados pelo Youtube da companhia e nas redes sociais dos espaços culturais. As edições vão acontecer de 31 de outubro a 29 de novembro 


Cia ParaladosanjoS, que está completando 20 anos de trajetória em 2020, foi contemplada no ano passado com o ProAC  (Programa de Ação Cultural) para circular com o espetáculo TCHU-TCHU-TCHU: uma aventura aero-acrobática. Após passarem por três cidades, as apresentações foram suspensas devido à pandemia do novo coronavírus. Agora, as atividades foram retomadas no formato inédito e interativo: o TCHU-TCHU-TCHANNEL, live interativa e transmitida pelo Youtube com jogos, desafios, dicas culturais, curiosidades sobre o planeta Terra, entrevistas com as personagens criadas pelo grupo e trechos gravados do espetáculo TCHU-TCHU-TCHU.

O programa conta também com participação ao vivo do público, que pode interagir por meio de um chat e vídeos pessoais que as crianças (ou seus responsáveis) mandam antecipadamente para o programa. Segundo Marcos Becker, co-fundador da Cia ParaladosanjoS, a proposta é que o público se sinta parte do programa. Os vídeos ou fotos das atividades da quarentena podem ser veiculados no TCHU-TCHU-TCHANNEL, valendo a criatividade e espirito de aventura. O material é recebido no email tchutchutchannel@gmail.com até uma semana antes da apresentação no Youtube. Nos programas, sempre há uma entrevista realizada por uma das personagens da companhia que faz às vezes de apresentador – o “Tchu-Tchuber” com alguma outra personagem do grupo.

Para garantir a qualidade das exibições, cada ator da companhia criou um mini estúdio em sua casa. Além do conteúdo ao vivo e das exibições do espetáculo TCHU-TCHU-TCHU, há materiais pré-gravados que também são reproduzidos. Entre os assuntos abordados em cada programa, há destaque para as dicas sobre o que fazer no período de isolamento social; dicas culturais de livros, filmes e músicas; um tutorial de como confeccionar brinquedos usando produtos recicláveis e curiosidades gerais sobre sustentabilidade, envolvendo aquecimento global, o estado dos oceanos, o derretimento das calotas polares e muito mais.
 

Em 2021, a Cia será um dos destaques do Fringe Brighton Inglaterra com o espetáculo Cabeleira Doida (Nini's Hair).
 

A pluralidade de assuntos e formatos que estão contemplados no vídeo combinam com a proposta da Cia ParaladosanjoS de promover um hibridismo nas artes – seus espetáculos unem recursos das artes cênicas e circenses com uma inspiração nos cartoons dos anos 1970, como Papa-Léguas e Tom & Jerry, que não se utilizavam da fala para contar a história. 

Essa característica possibilitou a circulação do grupo em ambientes diversos – dos espaços cênicos convencionais até intervenções urbanas e participação em festivais no Brasil e no exterior, com destaque para o festival de Edimburgo, na Escócia, e uma residência artística em Israel. 

“Nós temos uma preocupação social de ficar em cartaz em lugares distintos para que pessoas de diferentes realidades possam assistir ao mesmo espetáculo, espelhando a diversidade que queremos ser”, diz Marcos.


SOBRE A CIA PARALADOSANJOS

Com sede na cidade de Campinas (SP), a cia ParaladosanjoS desenvolve um trabalho de pesquisa aprofundado nas fronteiras e convergências das artes cênicas. Reconhecido pelo público e pelos grupos mais novos como uma referência estética e de linguagem, cria espetáculos com narrativas e poéticas cênicas particulares, desenvolvendo um estilo próprio em cada novo trabalho. 

A cia ParaladosanjoS já produziu e estreou mais de 16 espetáculos, sendo alguns em colaboração com Lume Teatro e Clipa Theatre. Sérgio de Carvalho, Tiche Vianna, Naomi Silman, Idit Herman, Dorothy Max Prior, Marcelo Medeiros, Herbert Richards Jr, entre outros diretores, já realizaram algum tipo de trabalho criativo conosco. 

A pesquisa do grupo está calcada nas bases do teatro físico e visual, se utilizando ainda de danças verticais e acrobacias aéreas para compor a dramaturgia de cada obra. Em dezembro de 2107 a cia foi convidada pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo a compor a Noite de Gala do Circo no Theatro Municipal de São Paulo sob a direção de Nelson Baskerville e Hugo Possolo, atual Secretário de Cultura da Cidade de São Paulo. Em 2016 o grupo foi convidado a participar com o espetáculo MOLHADOS&SECOS no Festival Fringe Edinburgh/Escócia. 

Com apoio do British Council, realizou residência artística na Inglaterra e desenvolveu o projeto PROAC PONTES INTEGRADAS em Artes Integradas para micro-comunidades caipiras e caiçaras no estado de São Paulo, tendo ficado em cartaz com o espetáculo AVENTURA PIRAÇARA no Espaço dos Paralapatões e, em seguida, circulado por diversas cidades do interior e litoral pelo CIRCUITO CULTURAL PAULISTA organizado pela APAA. Além disso, a Cia ParaladosanjoS sempre esteve apresentando seus projetos em comunidades indígenas, quilombolas e periféricas no Estado de São Paulo, tendo inclusive se apresentado dentro de Fundações CASA (antigamente conhecida como FEBEM).

Recentemente foi destaque no Festival de Artes de Israel em Jerusalém, Aduma Festival em Tel-Aviv, Circuito TUSP de Teatro, Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará, Festival Paulista de Circo, entre outros. Recentemente, a convite do SESC Campinas, a cia ParaladosanjoS produziu um episódio para a WEbSérie Corpos em Quarentena. Para conferir, acesse: https://youtu.be/4PbEkWe_Jys.


FICHA TÉCNICA

Elenco: Daniel Salvi, Kelly Cheretti, Lya Bueno, Marcos Becker, Marilia Ennes e Mauro Braga | Produção e Técnica de streaming: Lorenzo Ennes Becker | Ambientação Cênica: Helen Quintans| Trilha Sonora: Vinicius Sampaio | Animação e design gráfico: Ana Muriel | Produção: ParaladosanjoS


REDES SOCIAIS
facebook/paraladosanjos
instagram/paraladosanjos
twitter/paraladosanjos


SITE OFICIAL
www.paraladosanjos.com


SERVIÇO
TCHU-TCHU-TCHANNEL

Acesso gratuito | Duração: 45 min. | Classificação: Livre

31 de outubro, 17h. Ribeirão Preto (Casa das Artes)
1º de novembro, 17h. Ubatuba (Convívio das Artes e Pintando o 7)
7 de novembro, 17h. Ilhabela (Pés no Chão)
8 de novembro, 17h. Presidente Prudente (Rosa dos Ventos)

Os horários das datas abaixo de novembro estarão divulgados nas redes sociais do grupo ▼

14 de novembro, São Paulo (Fábricas) – A Confirmar
15 de novembro, Cubatão (Teatro Kaos) – A Confirmar
21 de novembro, São Paulo (Fábricas) – A Confirmar
22 de novembro, Registro (Teatro Caixa Preta) – A Confirmar
29 de novembro – A Confirmar

(as anteriores estão disponíveis para acesso no Youtube)


Comentários