O Webinário dia 24, receberá representantes da França, Austrália, Portugal e Brasil - 13a Caminhada pela liberdade religiosa

 


A Comissão de Combate à Intolerância Religiosa e o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas realizam a 13ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, ineditamente, em formato virtual. Ao longo dos últimos 13 anos, o evento inter-religioso se consolidou no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, como uma das ações mais pontuais em defesa da liberdade religiosa.

A videoconferência contará com personalidades internacionais, em diversas mesas de debate. O webinário é a penúltima atividade, que começou em 27 de agosto e finaliza no dia 27 de setembro.

"O webnario nós leva mais uma vez à reflexão e ao diálogo e mostra acima de tudo que é possível caminhar na busca da equidade e traz para a pauta o efeitos maléficos que a intolerância religiosa provoca. Estamos dentro de um novo normal, mas os desafios continuam", afirma o Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos

A agenda do dia 24 (quinta) da 13ª Caminhada pela Liberdade Religiosa, Conquistas e desafios", começará 9h30 e segue até 11h30 - AO VIVO - 
MESA I - Terá como tema: Intolerância Religiosa: Um Flagelo Mundial. Com participação de Isobel Andrade (Universidade Lusófona), de Portugal, Laurent Lamy (ativista de direitos humanos e especialista em antissemitismo), da França, Irmã Marianne Dacy (Freira de Siondirigente do diálogo católico-judaico e Abraâmico - engloba judaísmo, cristianismo e islã)da Austrália e Babalawô Ivanir dos Santos, do RJ. Com Diane Kuperman na tradução.

"A unidade está na sua diversidade cultural e religiosa. A religião acompanha a humanidade desde o seu despertar até a atualidade. Porque a intolerância?" indaga a Grã Sacerdotisa Wicca Isobel Andrade. 

MESA II - 14h30 às 15h30 - Tema: Intolerância Religiosa: Um Flagelo Mundial. Com Rudolph Ware, Abdul Karim Taha e Daniela Munganbwe na tradução.

MESA III - 16h30 às 18h30 AO VIVO - Com a temática:  A Lei no Combate à Intolerância Religiosa. Composta com o Delegado Henrique Pessoa, Coronel Ubiratan Ângelo, Procurador José Roberto Tambasco, Promotora Eliane Pereira, Babalawô Ivanir dos Santos e Marilena Matos, como mediadora.

"O objetivo institucional da Defensoria Pública da União é caminhar na busca da igualdade social, e neste momento, sobretudo, esta igualdade encontra-se na luta contra a intolerância religiosa. A compreensão dos problemas sociais exige que os operadores do direito vivam junto com os representantes da sociedade os problemas que necessitam da intervenção judicial. Somente desta forma podemos entender as necessidades das classes sociais atingidas e nos colocarmos ao seu lado na defesa de seus direitos fundamentais", atesta José Roberto Tambasco - Defensor Público Federal, do grupo de trabalho sobre as comunidades tradicionais da Defensoria Pública da União.





MESA IV - 19h às 21h - Abordará: Intolerâncias e Racismos. Com participação da jornalista Flávia Oliveira, escritora Lia Vainer Schucman e jornalista Diane Kuperman

"Com a exacerbação dos ânimos e radicalismo crescente, intolerância e xenofobia se tornam válvula de escape de massas desiludidas e  de jovens sem esperança. Insegurança que faz aflorar ódios e preconceitos milenares. Trouxemos especialistas voltados para o diálogo inter-religioso, que buscam encontrar meios para romper o círculo vicioso de confrontos entre   brancos e pretos, muçulmanos contra judeus ou cristãos; de enfrentamentos nas periferias dos grandes centros da Europa, ora com acusações racistas, ora com xingamentos antissemitas, islamofóbicos, ora com gritos de rejeição a grupos étnicos - latinos nos EUA, ciganos ou semitas na Europa", argumenta Diane Kuperman.

Organização - E é através da CCIR, que tem como interlocutor o Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos, e em parceria com o CEAP, que executam anualmente a Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa. Tradicionalmente realizam no 3º domingo do mês de setembro, no Posto 6, na Orla de Copacabana. Entretanto, diante da pandemia do COVID-19, as atividades desse anos foram apresentadas 
em lives, enquadradas em novo formato.

"Importante ressaltar que a discussão é global e necessária, temos que romper juntos essas barreiras, ao lado de grandes representantes, voltados para o diálogo inter-religioso, mesmo em tempos atuais é preciso seguir em busca da paz", finaliza o sacerdote Ivanir dos Santos.

Dia 24 de setembro - Início às 9h30 - Finalizando às 21h 
Transmissão pelas plataformas do: 

- YouTube CEAP Oficial: https://www.youtube.com/channel/UCH2c8hEnNnfbBK9WNnw5UDg              





 

Comentários