Cia. Diversidança transforma espetáculo de rua em live

 


Em “Dançando por alguns cantos” a Cia. Diversidança transforma espetáculo de rua em live

O espetáculo tem cenas gravadas nas ruas de São Paulo, bate papo com artistas da dança e interação com público

 A Cia. Diversidança estréia no dia 26 de setembro de 2020, sábado, às 19 horas,  “Dançando por alguns cantos”, espetáculo gratuito, online e interativo com o público em formato de live. Com duração de 60 minutos será transmitido na página do Facebook do grupo. A temporada completa do espetáculo tem um total de 8 (oito) apresentações. O espetáculo traz como principal inquietação artística por qual motivo as pessoas dançam. Qual a importância do ato de dançar?

 

Rodrigo Cândido, bailarino, diretor e idealizador deste projeto, trazia uma questão como inquietação artística, juntamente com a Cia., desde 2015: como é para o artista estar na rua, apresentar-se nas ruas? O resultado desta pesquisa originou em 2017 “Manifesto para outros Manifestos, resistir dançando por alguns cantos...”, espetáculo que ocupava espaços urbanos com apresentações de dança. Os bailarinos da Cia. apresentavam-se na rua, interagiam com o público e perguntavam às pessoas: “Por que você dança?”, uma forma de causar reflexão sobre a importância da dança não só para a própria arte, mas ao mesmo tempo para as pessoas.



Pandemia mudou o rumo do mundo. E do projeto também...

 Para 2020 a idéia era realizar apresentações em diferentes espaços urbanos para “Manifesto Poético”.  Mas o advento da Pandemia mudou os rumos do projeto. E consequentemente, seu formato. “Dançando por alguns cantos” nasceu da necessidade de se falar de dança, apesar do isolamento. “Nosso desafio era transpor um intervenção urbana (um espetáculo que iria acontecer na rua) para uma realidade virtual. Decidimos então fazer um recorte de uma exibição de video do próprio espetáculo de 2017 e incluí-la em uma live. Desta forma manteríamos para o espectador um caráter urbano, de rua, e ele teria contato com uma dança no espaço urbano”, explica o diretor. Se o espetáculo original os bailarinos perguntavam às pessoas porque elas dançavam, neste, a interação vem por intermédio de um bate papo ao final do espetáculo. Nas lives, a Cia. Diversidança trará sempre um convidado artista da dança para falar sobre o motivo que o leva a dançar.

O trabalho provoca uma reflexão também para os próprios bailarinos, que se questionam sobre seu ofício a partir da pergunta “Por que você dança?”, “Quais as conquistas, lutas e perdas da dança?”, “O que temos contribuído pra dança na cidade?” “A dança pode mudar o seu mundo?”, “Qual é o papel do artista da dança na sociedade?”. O projeto problematiza o desenvolvimento dessa arte, suas conquistas e perdas, a aquisição de recursos, as fronteiras entre territórios e as diferentes linguagens. E agora também, como a dança pode intervir em tempos de distanciamento social e interação online.

FICHA TÉCNICA

Direção geral e artística: Rodrigo Cândido Ensaiador e assistente de direção artística: Rivaldo Ferreira Preparação corporal: Rodrigo Cândido e Rivaldo Ferreira Produção artística e executiva: Simone Gonçalves Assistente de produção: Julia Santiago Intérpretes-criadores: Alessandro Saldanha, Cintia Rocha, Felipe Santana, Iliandra Peluso, Márcio Vitorino, Rodrigo Cândido, Rosângela Alves e Vinicius Borges Intérpretes-pesquisadores e mediadores: Alessandro Saldanha, Bárbara Santos, Felipe Santana, Jeniffer Mendes, Jonatan Vasconcelos, Lainx Dias, Rivaldo Ferreira e Rodrigo Cândido. Convidados: Ariel Honorato, Bruno Thomás, Camila Ferry, David Xavinho, Mazé Soares, Larissa Alexandre, Luana Nery e Thainá Souza Assessoria de imprensa: Lau Franscisco (7Fronteiras) Social mídia: Leticia Justino Designer gráfico: Willian Santana (Aggelos Finikas) Captação e Edição de Vídeo: Leandro Caproni (Sem Cortes Filmes) Reedição de Vídeo: Ana Guerra (Coletivo Olhares de Guiné) Edição de telas: Vitor Porphirio Trilha sonora: Vitor Gonçalves Figurino e customização: A Cia Depoimentos: Ana Bottosso, Andrea Soares, Andrey Alves, Cléia Varges, Cleber Vieira, Daniele Santos, Danilo Nonato, Felippe Peneluc, Lucimeire Monteiro, Ivan Bernardelli, Pedro Costa, Priscila Maria Magalhães, Nany Oliveira, Natália Siufi, Rivaldo Ferreira, Roni Diniz, Sandro Borelli, Silvana de Jesus Santos, Valeria Ribeiro, Vaneri Oliveira e Vinicius Francês

 

Classificação: Livre

Duração: 60 minutos

 

Programação da temporada de Dançando por alguns cantos

Será na página da Diversidança e de espaços culturais independentes de São Paulo  

26 de setembro, sábado às 19h

Cia. Diversidança - https: /www.facebook.com /Diversidanca

 

 

27 de setembro, domingo, às 18 h. Espaço Adebanke https: /www.facebook.com /espacoculturaladebanke

 

03 de outubro, sábado, às 19h. Centro Cultural Butantã https: //www.facebook.com/centroculturalbutanta

 

04 de outubro, domingo às 18h. Corpos Falantes https: / /www.facebook.com /espacocorposfalantes

 

10 de outubro, sábado, às 19h. Comunidade Cultural Quilombaque.

https: / /www.facebook.com /quilombaque

 

11 de outubro, domingo, às 18h. Ateliê Residência CapãoNU https: / /www.facebook.com /capaonu

 

17 de outubro, sábado às 19h. Espaço Cultural CITA https: / /www.facebook.com /espacoculturalcita

 

18 de outubro, domingo, às 18h. Diversidança https: / /www.facebook.com /Diversidanca

 

 

 

  

Comentários