SP Ritmo chega a 4ª edição e reunirá mestres e diretores de bateria em live na próxima sexta-feira, (7).

Foto : Divulgação 



Enquanto as agremiações carnavalescas aguardam as definições em relação aos desfiles para 2021, mestres e diretores de bateria realizarão a 4ª edição do SP Ritmo na próxima sexta-feira (7), através de uma Live Solidária no canal do YouTube [ Samba e Paixão].

Liderada por Mestre Zoinho  - (mestre de bateria da Escola de Samba Império de Casa Verde), o percussionista, Denys Silva e o pandeirista, Carlos Café, o show com transmissão on line contará com a apresentação da Rainha de bateria Valeska Reis e a participação de diversos convidados ligados ao samba e carnaval como a Intérprete Grazzi Brasil, Carlos Júnior entre outros.

"Devido a pandemia que assola o mundo, o encontro que acontece  anualmente e reúne praticamente todos mestres e diretores de bateria das escolas de samba paulistana terá que ser por uma live. Não queríamos quebrar esse momento que chega em sua 4ª edição". Destaca Mestre Zoinho.

Já para Denys Silva, "O encontro é muito aguardado pelo público que espera o show com alto nível de profissionais   ligados diretamente a percussão".

Para quem gosta de uma boa batucada, a live ocorrerá na próxima sexta-feira, (7) a partir das 20h no canal do YouTube - Samba e Paixão.

SOBRE O SP RITMO

O projeto SP Ritmo foi criado em julho de 2016 na cidade de São Paulo e conta atualmente com a participação de cerca de 38 músicos classificados entre percussionistas e ritmistas com vasta experiência musical no cenário da maior festa popular brasileira que é o carnaval. Essa ideia surgiu durante uma conversa que o Mestre Robson Zoinho, Dennys Silva - percussionista, e o Carlos Café - pandeirista, tiveram após saírem de um workshop de percussão baiana, ministrado pelo Mestre Dalua, no Jongo do Reverendo inspirados nos encontros que os percussionistas baianos realizam.

O propósito do grupo é realizar anualmente a gravação de uma música, com a intenção de fazer uma contribuição para o samba paulista tendo em vista a representatividade de cada componente em suas respectivas Escolas de Samba, que na sua maioria são diretores e mestres de bateria.
Dentre harmonia, melodia e ritmo, é esse último o que mais está atrelado aos instrumentos de percussão, sendo que muitas vezes os instrumentos rítmicos em uma música multi-instrumental são os de percussão. O percussionista é fundamental na maior parte dos conjuntos musicais populares para manter o tempo da música constante, dando aos demais músicos uma base rítmica sobre a qual tocar. A percussão também é cfundamental para definir o caráter ou personalidade da música.

Comentários