Rap Yan Pereira um dos poetas do Slam Laje resistência e arte no Complexo do Alemão.



Texto : Preta Jóia 
Fotos : Reprodução Facebook 

slam é uma competição de poesia falada criada nos Estados Unidos por Marc Smith, mais especificamente em Chicago nos anos 1980 e trazido ao Brasil em 2008 por Roberta Estrela D’Alva. ( Fonte: Josi de Paula – Revista Educação Pública).
Slam significa batida, e é uma batalha de poesia, sem música,  apenas corpo e voz  onde os poetas participam com trabalhos  autorais e se apresentam para o público presente e jurados. O objetivo do Slam é promover a cultura, poesia e arte,  é uma forma de resistência em meio às dificuldades dos jovens da periferia em sua vivência e cotidiano.

"Yan Pereira,
É poeta, estudante, organizador de evento e o integrante mais novo da equipe Slam Laje!
Suas poesias são o reflexo da realidade que passa na favela e ao mesmo tempo o amor e resistência que o nosso lugar tem.
Segue ele lá e fiquem atentos nos trampos desse menino brabo.
A favela está passando a mensagem. Slam Laje!
Renata Anchieta"



Um desses poetas é o Rap Yan Pereira, um jovem estudante  com 20 anos de idade, morador do Complexo do Alemão, subúrbio carioca, com os avós  e três irmãos.
Yan conta que conheceu o slam através da Mc Martina e Mc Al Neg  quando foi a um evento, onde estariam produtores da Grito Filmes, com quem gostaria de gravar. Ao saber  que o evento era uma batalha de poesia, sem estar preparado mas encorajado por  Mc Martina, se apresentou, todos apreciaram seu trabalho.


À  partir desse momento,  então se juntou à Mc Martina, Mc Al Neg e Jaque Alves na produção do Slam Laje e não parou mais de compor.
O Slamlaje tem um grito de guerra : “ A favela está passando uma mensagem...Slam ...Laje....Slam ....Laje ....abra seu coração ! “
O Slam ficou  mais conhecido pelo público na novela Bom Sucesso (Rede Globo), praticado pelo personagem do ator Igor Fernandez ( Luâ).
Confira a poesia de autoria de Yan em homenagem à sua avó : “Te trouxe o rap Vó”








Comentários