Pela construção da luta coletiva contra o racismo e o resgate da influência africana na cultura brasileira.


Ivanir dos Santos, Carol Rocha e Anderson Quack


Sempre em movimento, o Prof. Dr. Babalawo Ivanir dos Santos, atua em muitas esferas, sempre muito aguerrido, o fim de semana foi pautado em dois momentosNo sábado, ciceroneou a 1ª Plenária Virtual de Mobilização para a Caminhada de 1 Milhão de Negras e Negros rumo à Brasília, em acontecerá em 2021. 

"Demos um importante passo para a construção da luta coletiva contra o racismoTenho certeza que se tornará um marco histórico da luta antirracista no Brasil", atestou o sacerdote.

A conversa online, recebeu lideranças de todo o Brasil, com o propósito de iniciarcriar uma linha de trabalho e construção, que será realizado de forma coletiva, pelas entidades dos movimentos negros brasileiro para esse grande encontro. Uma mobilização única e inédita, mas acima de tudo, um encontro que visa chamar atenção de todos, absolutamente todos, por um programa de governo pautado na questão racial. 

E no domingo, agenda foi com a live Awurê no quintal - O Grupo Awure tem o objetivo de exaltar e resgatar a influência africana em nossa cultura, identidade e a consciência ancestral, através da música, cânticos, poesia, gastronomia e dança. 

Fabíola Machado e Arifan Jr   


m sua primeira Live, o grupo apresentou o resultado de quase três anos no cenário cultural, tendo como ponto de partida o Quintal de Madureira. Além das canções, apresentou vários ritmos da música brasileira que tem influência africana como Samba, Jongo, Samba de Roda e outros ritmos, a live foi também um momento de apresentar tanto canções autorais e inéditas. A frente do grupo - Fabíola Machado - candomblecista, cantora, produtora cultural e Arifan Jr - candomblecista, cantor, compositor e produtor cultural, lardeados por grandes músicos, e eles arrasaram. Devidamente comprovado por em torno de 2300 de audiência direta e 25 mil no rotativo. Onde mais 3h de sons incríveis saudaram clássicos como Oyá, Oyá (Arifan Jr e Clei Santana) e AWURÊ (Teresa Cristina e Raul Do Caprio), entre outras cantigas que encantaram. A gravação aconteceu em São Cristovão. 

A Live do Awure foi uma oportunidade também para abordar temas centrais e que incidem diretamente nos povos de terreira e das comunidades de matriz africana. Dentre as participações, presença do Babalawo Ivanir dos Santos, que foi prestigiar o grupo e para falar da 13ª Caminhada de Combate à Intolerância Religiosa, que esse ano terá um outro formato, acontecendo entre agosto e setembro.  



A live contou com a grandiosidade de Carol Rocha, a Dandara Suburbana, que trouxe a poesia que é uma marca do seu trabalho. A live permanece no Ar e o no QRcode também, assim como o chapéu virtual. Onde a contribuição de cada um é importante para que o trabalho siga crescendo, evoluindo e contínuo. A equipe ganhou peso de Anderson Quack - Diretor, produtor cultural e ativista. E Pedro Oliveira candomblecista, designer gráfico e produtor cultural.

Comentários