Exposição e Live com Lua Santana - fotógrafa



Fotógrafa Lua Santana lança exposição virtual “Coxia” e coloca em evidência a invisibilidade social dos trabalhadores
 30 imagens de trabalhadores de diversas profissões ficarão expostas por 6 meses no site exposicaocoxia.com
A exposição virtual “Coxia” – idealizada pela fotógrafa Lua Santana juntamente com o Coletivo Maré Viva – consiste na pesquisa, mapeamento e registro fotográfico de profissionais dos mais diversos segmentos que, assim como os fotógrafos, estão constantemente nos bastidores da vida. O nome do projeto nasce do conceito da “Coxia” dos teatros, um lugar situado dentro desses espaços físicos, porém, fora de cena, nos bastidores.
São 30 fotografias de trabalhadores como motorista, cozinheira, costureira, manicure e auxiliar de serviços gerais que ficarão expostas por 6 (seis) meses no site exposicaocoxia.com, hospedado na plataforma Hostgator. As imagens expõe a alma e o ser humano por detrás de profissionais que são essenciais para os mais diversos nichos de mercado. Eles são pilares de toda uma base da cadeia produtiva, a força motor das empresas e das indústrias, mas que são ocultados e invisibilizados na sociedade. O não-olhar para este trabalhador é consequência da falta de reconhecimento e ou desconhecimento da existência dessas pessoas. Muitos destes trabalhadores mantêm-se restritos aos seus próprios círculos e evitam o contato visual com outras pessoas como forma de proteger-se de violência ou desprezo social. “Para a maior parte dos trabalhadores, foi a primeira experiência de um ensaio fotográfico. Foram vivências únicas, construídas a partir das trocas, e da confiança estabelecida com cada pessoa”, explica Lua Santana, que percorreu ambientes de trabalho para entrevistar e registrar os trabalhadores.
A fotografia no “Coxia” assume um papel de visibilizar de forma estética e artística o registro de um fato social que precisa ser problematizado e discutido amplamente. Esta “invisibilidade social” fica evidente na sociedade brasileira e possui exemplos clássicos, como a invisibilidade dos trabalhadores que construíram Brasília, por exemplo, ou mesmo a cidade de São Paulo, situação eternizada pela letra do cantor e compositor Zé Geraldo intitulada “Cidadão”, onde um pedreiro não pode frequentar edifícios que ele mesmo ajudou a construir. 




Quem é Lua Santana?
Formada pelo Senac em Fotografia de Espetáculos, sua trajetória e formação artística é focada através das seguintes linguagens: Produção Cultural, Fotografia, Dança Contemporânea e Dança de Salão. Integrante do Dub Lova Sound onde atua como assistente de produção, fotografia e audiovisual, sendo responsável pelos registros dos eventos e mídias sociais do coletivo.  Em 2018 idealiza o Coletivo Maré Viva, visando fortalecer a produção de jovens negros que atuam na área da fotografia e audiovisual.
LIVE:
O Programa Luz Cultural faz Live nesta quinta-feira com Lua Santana – fotógrafa  
Serviço:
Programa Luz Cultural @luzcultural2020
Apresentação: Carlos Romero
Live: Dia 20/08/2020
Horário: 21hs. (Quinta-feira)
Convidada: Lua Santana – Fotógrafa @luasantanaaudiovisual
Tema: Fotografia e audiovisual
Exposição
Serviço:
Exposição fotográfica virtual “Coxia”
Duração: 6 meses
 Foto/ Divulgação:   Lua Santana 
Foto/ Divulgação: Post Live

Comentários