Estrela do Terceiro Milênio anuncia dois finalistas do Concurso de Samba Enredo edição 2021


Fotos : Igor Catanhede

Cinco parcerias foram convidadas para participarem do concurso de samba-enredo para embalar o tema “Ô abre alas que elas vão passar”, idealizado  e desenvolvido pelo carnavalesco Murilo Lobo.

Duas obras vão disputar a grande final do concurso de samba-enredo da escola de samba Estrela do Terceiro Milênio, que acontecerá dia 20 de setembro durante a segunda live promovida pela escola especialmente para o anuncio do novo hino.
A atual parceria bicampeã formada pelos compositores Rodrigo Shumacker, Felipe Mendonça, Matheus Nassar e Maurício Pito  é uma das finalistas e, para essa obra, o time manteve Fredy Vianna, campeão em 2020 e trouxe a cantora Grazzi Brasil, que estreia na parceria.
Outra canção finalista é a dos poetas multicampeões no carnaval de São Paulo e inéditos nos concursos da agremiação. São eles: Tinga, Rafa do Cavaco, Maradona, Jairo Roizen, Thiago Sukata e Thiago Meiners. O Turko, renomado compositor e campeão na Milênio nos anos  2015, 2016 e 2017,  também faz parte do time atual.



Para incentivar a participação dos convidados, a escola ofereceu aos dois finalistas uma gravação oficial das obras em estúdio. Além disso, a bateria Pegada da Coruja  fará arranjos diferenciados para cada samba, sob o comando do mestre Vitor Velloso. “Dessa forma teremos gravações com qualidade e produções equiparadas para nos ajudar na decisão do grande vencedor”, explica Carlos Pires, integrante da comissão julgadora e diretor de carnaval da escola.  Os dois finalistas receberão um prêmio.
O  novo concurso
A direção da Estrela do Terceiro Milênio decidiu por uma eliminatória fechada com cinco parcerias convidadas formada por compositores consagrados e multicampeões e um grupo composto só por mulheres que foi criado exclusivamente para essa edição.

O novo formato foi por causa da pandemia do Coronavírus. Todo o processo desde a explanação do enredo, atendimentos para os compositores e entrega das obras foi realizado virtualmente por segurança. “Optamos por um concurso menor com parcerias de sucesso no Carnaval de São Paulo por conta da pandemia e desse momento de incertezas que estamos vivemos”, explica o diretor de carnaval da escola.


Dividido em quatro fases, o concurso começou em maio com os convites para os poetas e parcerias. Em junho foi feita a explanação do enredo pelo carnavalesco Murilo Lobo e os compositores tiveram 40 dias para entregar a primeira versão dos sambas que, a pedido da direção, foram gravações caseiras. “Tentamos ajudar os compositores para que tivessem menos gasto possível e para evitar aglomerações nos estúdios durante o isolamento”, explica Carlos.
A segunda fase da eliminatória, aconteceu dia 17 de agosto, com a entrega dos sambas com as mudanças sugeridas pela comissão e hoje anunciamos oficialmente as duas obras finalistas. Após o termino das produções, as obras serão disponibilizadas nas nossas mídias sociais, iniciando a quarta fase do concurso.
A agremiação agravdece todos os compositores pela dedicação e participação nesse momento tão importante do desenvolvimento do projeto 2021.





Parcerias eliminadas
Outras três parcerias que participaram do concurso foram eliminadas na 3° fase, durante a audição dos sambas pela comissão julgadora. Abaixo os times:
Compositoras: Raquel Tobias, Luana Bayô, Roberta Oliveira, Aninha Batucada, Carol Nascimento, Railidia.
Compositores: Rodrigo Minuetto, Marcio André, André Ricardo, Tchelo, Daniel Katar, André Filosofia, Marcelo Zola, Toninho Mitras, Rodolfo Minuetto.
Compositores: Francis Gabriel,  Naio Denay e Tia Fafá.

Assessoria de imprensa Estrela do Terceiro Milênio
Lara Schulze

Comentários