Terça aberta na Quarentena - Cia. Fragmento de Dança

 Valeska Gonçalves em “Miscelânea Meditativa.
Três artistas da dança – Liliane de Gramont, Rebeca Tadiello e Valeska Gonçalves – compartilham trabalhos que vêm sendo gestados nesses tempos de isolamento social – respectivamente, “Casa de Vidro”, “Teste” e “Miscelânea Meditativa” –, na Terça Aberta na Quarentena de julho, que acontece no próximo dia 28, às 19h, via plataforma online. A composição dos trabalhos da noite e a mediação da conversa depois das apresentações são da coreógrafa Vanessa Macedo, diretora da Cia Fragmento de Dança, propositora da ação.


Casa de Vidro - Liliane de Grammont - crédito Paulo Rapoport

Contando com a participação especial do músico e ator Ed Côrtes no roteiro e trilha sonora, Liliane de Gramont dança  o solo “Casa de vidro” provocada pelo encontro com as esculturas “Maman” (mãe em francês), conhecidas como as ‘aranhas gigantes’ da artista plástica Louise Bourgeois  (1911-2010), que criou sua obra movida pela investigação contínua da psique humana. Em processo de criação, “Casa de Vidro” tenta revelar, por movimentos, a interioridade, o diálogo com o que sentimos necessidade de colocar para fora, a busca de um corpo transparente. Histórias e memórias são, aqui, materiais infindáveis de exploração performativa e dramatúrgica.

Miscelanea Meditativa-Valeska Gonçalves

Em seguida, Rebeca Tadiello apresenta “Teste”, experimentação em dança que surge a partir de um corpo que está basicamente 24 horas por dia em casa; um corpo que exerce um tipo de contato com outros corpos, de sociabilidade e de presença, que se dá a partir de plataformas, de redes e aplicativos que possibilitam o contato virtual. A mini-peça é performada ao vivo de modo online, mas pode ser reverberada também em outros formatos e registros compartilhados em rede.
Ao utilizar o ambiente sonoro captado no interior do lar como estímulo para a reflexão dos episódios da atualidade e o corpo como processador dessa interferência, Valeska Gonçalves, em sua “Miscelânea Meditativa”, faz da escuta um portal para as reações via movimento. Determina um estado de presença, onde assimila e busca acomodar internamente toda a desordem a sua volta. As emoções despertadas pela sonoplastia (Erick Galdino) apreendida se desdobram em tentativas de apropriação meditativa.

TESTE - experimentacao virtual em dança-Rebeca Tadiello-foto divulgação 1

Para assistir, o público deve fazer inscrição no link https://bit.ly/tercaabertajulho ; no dia do evento, será enviado um link para acesso à plataforma ZOOM, por e-mail e telefone.
A ação faz parte do projeto “Autodepoimento na cena”, contemplado pela 27ª Edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.
*Artistas interessados em compartilhar seus trabalhos podem se inscrever no site https://www.ciafragmentodedanca.com.br/
___________________________
Serviço:
Terça Aberta na Quarentena – Cia Fragmento de Dança
Com: Liliane de Grammont (“Casa de Vidro”), Rebeca Tadiello
 (“Teste”), e Valeska Gonçalves (“Miscelânea Meditativa”).
Mediação: Vanessa Macedo.
Dia 28/7, 19h – Plataforma Zoom
Link para inscrição: https://bit.ly/tercaabertajulho
  


TESTE - experimentacao virtual em dança-Rebeca Tadiello-foto divulgação 2

Um pouco das três artistas
Liliane de Grammont – Bailarina do Balé da Cidade de São Paulo, da Quasar Cia de Dança, da Distrito Cia de Dança e da Cia Siameses, estudou dança na The Juilliard School, em NYC. Diretora da Escola e do Núcleo Tentáculo de Dança e curadora da Sala Cênica Lá em Casa, é professora e provocadora de investigações na dança contemporânea. Formada em psicologia e psicanálise, é especializada em terapia corporal neoreichiana. Em 2019, foi indicada ao APCA pela interpretação no trabalho “Mulheres”, de Henrique Rodovalho.
Receca Tadiello – Graduanda em Comunicação Social pela ECA USP, participa de companhias independentes de São Paulo.  Em 2018/2019, desenvolveu uma pesquisa de Iniciação Científica - bolsa FAPESP -, com interface em Dança e Ciências da Comunicação.  Atualmente, ministra aulas de dança contemporânea,   e vem desenvolvendo trabalhos experimentais em dança-virtual como “Teste”, realizado a partir do chamamento “Poesia nos Escombros” (2020).
Valeska Gonçalves / Nalini Cia de Dança – Carioca, formada em Dança pela Faculdade da Cidade – RJ, integrou o elenco de bailarinos da Quasar Cia de Dança (GO) de 2002 a 2019. Em 2016, fundou a Nalini Cia de Dança, criando os trabalhos “Anarthas”, “Um mero deleite” e “Titiksha”, solo que teve sua estreia em outubro de 2019, no Festival internacional Cena Cumplicidades, de Recife, e foi premiado  como melhor espetáculo no Festival de Monólogos, em Fortaleza. A criação também fez parte do projeto Cruzamentos, no Sesc Ipiranga (fev/2020). Premiada como Melhor Coreógrafa no Festival Internacional de Dança de Goiás/2018, foi indicada ao Prêmio Cesgranrio de Dança/2019, como Melhor Bailarina.
Terça Aberta

·        A “Terça Aberta”, que antes da pandemia acontecia mensalmente no Kasulo – Espaço de Cultura e Arte, nasceu em 2016, viabilizada pelo Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo, e tornou-se uma ação permanente e contínua da Cia Fragmento de Dança. Espaço de intersecção, debate e difusão de trabalhos de dança, teatro e performance, participam artistas que desejam compartilhar seus processos, trocando impressões entre si e com o público, uma vez que, ao final das apresentações, é aberta uma roda de conversa. Em 2017, a companhia recebeu o prêmio Denilto Gomes, na categoria “difusão em dança”, por esta iniciativa.

Comentários