Projeto "Sonhos em Tempos de Guerra" realiza uma série de ações virtuais nos meses de julho e agosto



Em julho e agosto, a República Ativa de Teatro realiza o projeto Sonhos em Tempos de Guerra, contemplado pela 32ª Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo. As ações, que envolvem exibições de espetáculos, debates e o lançamento de um documentário, ocorrerão na página do Facebook da companhia (facebook.com/RepublicaAtiva). Grátis!
Com as medidas de isolamento social impostas pela pandemia do Covid-19, o grupo transferiu algumas ações do projeto para o ambiente virtual, o que possibilitou difundir as ideias e discussões propostas com segurança e responsabilidade.
A partir da temática do espetáculo O Inimigo”, a República Ativa de Teatro criou e desenvolveu o projeto Sonhos em tempos de Guerra”. Trata-se do aprofundamento da pesquisa da Cia que aborda questões relevantes e delicadas para crianças e jovens, e que resulta na construção de outros cinco espetáculos teatrais, com linguagens e abordagens distintas e a participação de diversos outros artistas.
O projeto propõe debater poeticamente a relação da criança com as chamadas “guerras cotidianas” – conflitos que fazem parte do dia a dia e que a criança nem sempre é convidada a refletir sobre eles. Debater é trocar argumentos, discutir ideias. A partir de um debate rico, em que os lados têm liberdade para colocarem suas opiniões livremente, quem assiste ou participa poderá construir o seu ponto de vista com base no que lhe parece mais verossímil. Numa sociedade cada vez mais binária, os debates tendem a ser menos honestos, pautados na intenção de apenas defender a própria ideia sem permitir conhecer a ideia do outro. As pessoas se encastelaram em verdades prontas, e quem discorda delas está contra quem as defende. Essa intolerância que se vê entre adultos também reflete entre as crianças e adolescentes, com consequências igualmente grandes para eles e para a sociedade.
A companhia traz à tona esses questionamentos, se propondo a pensar, discutir e direcionar o olhar para a formação de nossas crianças que cresce em meio a uma sociedade tomada por diversas guerras – como gênero, educação, institucional, entre outras –, apresentando ao público essas problemáticas com responsabilidade e poesia. Os resultados desse processo de pesquisa poética foram apresentados no ano de 2019 em diferentes Teatros Públicos Municipais e, agora, com o distanciamento social imposto pela pandemia do COVID-19, iremos apresentar nesse formato de “Mostra Virtual”.





Ø  PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
30/07 (Quinta-feira)   19h      Debate “A criança e a pluralidade”
Com Gian Pavanello (Professor) / Mariá Guedes (Atriz)
01/08 (Sábado)           16h      Leitura Dramática de “O Incrível Caso do Menino de Vestido”
                                   16h45  Debate sobre o processo criativo “O Incrível Caso do Menino de Vestido”
Com elenco e o diretor Fernando Neves
02/08 (Domingo)        16h      Lançamento do Documentário “Nossa Cruzada”
04/08 (Terça-feira)      19h      Debate “O Crítico e o Artista”
Com Bia Rosenberg (Jurada do Prêmio FEMSA) e Mônica Rodrigues (Folha de SP)

06/08 (Quinta-feira)   19h      Debate “A criança em um ambiente de disputa”
Com Renata Americano (Pedagoga) + Simone Ottoni (Psicóloga)
Ø  SOBRE A CIA:
República Ativa de Teatro desenvolve desde 2006 uma sólida pesquisa dentro do universo teatral para crianças, intitulada “O Real Imaginário”. Com um premiado repertório de espetáculos, contações de histórias e oficinas, a Cia continua atuante, experimentando e reafirmando escolhas em prol de um teatro infantil artisticamente relevante.
O início dessa pesquisa se deu através da busca por textos consagrados na dramaturgia brasileira para crianças. Com o olhar atento para temas que fossem relevantes nos dias atuais, a Cia encenou a aceitação do ser diferente em nossa sociedade (“A Bruxinha Que Era Boa” - 2006), as perdas sofridas ao longo da vida e a busca por nossos sonhos (“O Cavalinho Azul” - 2008), a descoberta da liberdade, maturidade, autonomia e autenticidade (“A Menina e o Vento” - 2012). Junto a essa trilogia, foram criadas uma série de contações de histórias e oficinas a partir dos temas dos espetáculos, com adaptações de diversos livros infantis, que somadas à debates, oficinas e reflexões, fizeram parte do projeto “O Universo Infantil em Maria Clara Machado”.
Com o intuito de discutir os medos da criança contemporânea, a solidão, o abandono e as relações entre pais e filhos, a Cia estreou seu primeiro espetáculo totalmente autoral “Quem Apagou a Luz?” (2012). O segundo trabalho autoral foi o espetáculo “Splash ou A História da Gota Que Sonhava Ser Rio” (2016) que trouxe à cena uma discussão sobre os anseios e angústias da criança (e do ser humano) ao ter de se relacionar com o outro. No mesmo ano, a Cia estreou no Centro Cultural São Paulo o espetáculo “O Inimigo” (2016), baseado na obra homônima de Davide Cali e direção de Val Pires, levando à cena as incoerências de uma guerra, com todas as suas contradições e possíveis desdobramentos.
Recentemente, a Cia foi contemplada pela 32ª Edição da Lei de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, com o projeto “Sonhos em Tempos de Guerra”, que conta com a participação de diversos artistas e coletivos para a criação, desenvolvimento e reflexão da criança dentro das pequenas guerras cotidianas. O projeto está em desenvolvimento desde setembro de 2018, e já realizou 4 temporadas em teatros públicos da cidade: "O Inimigo" (Teatro Décio de Almeida Prado), "A Sombra do Vale" (Teatro João Caetano), "Invocadxs" (Teatro Alfredo Mesquita) e “A Cidade de Dentro” (Teatro Alfredo Mesquita). 
Esse repertório recebeu 29 prêmios em diversos festivais pelo país, além de duas participações em festivais internacionais no Chile – “3º Encuentro de La Red Iberoamericana de Artes Escènicas” (2007) e “XIV Festival Internacional de Teatro ENTEPACH” (2009) – e grande repercussão de público e crítica.
Ø  SINOPSES:



Leitura Dramática “O Incrível Caso do Menino de Vestido”
Dennis era um menino comum: ia à escola, jogava futebol, tinha amigos... Mas ele se sentia diferente. Achava que sua vida era chata. Algo de extraordinário simplesmente tinha que acontecer! Com recortes e fragmentos de um inesperado acontecimento, esta trama vai mostrar que nem tudo é o que parece ser.

Documentário “Nossa Cruzada: Sonhando em Tempos de Guerra”
Nesse documentário, iremos exibir nossa metodologia de trabalho, os modos de produção, pesquisa e criação. A ideia é compartilhar esse trabalho que foi desenvolvido durante a realização do projeto de fomento, expondo as dificuldades, sensações e conquistas desse processo. Os depoimentos foram gravados durante a pandemia, com todas as medidas de segurança para a equipe.

Debates “Fórum Permanente de Discussão”
Nesses encontros iremos trocar experiências com convidados e o público, debatendo temas relevantes para a o fazer artístico para crianças. Esses encontros são essenciais para enriquecer e guiar a pesquisa desenvolvida pela Cia, além de possibilitar rever conceitos, construir pontes e discutir os caminhos que os artistas tem percorrido em suas vivências. Os encontros serão em formato de “live”, o que possibilitará a participação do público com perguntas e comentários. Após a finalização, os vídeos dos encontros ficarão disponíveis na página da República Ativa no Facebook.

Ø  FICHA TÉCNICA DO PROJETO:
Argumento e Dramaturgia: República Ativa de Teatro
Atores-criadores: Leandro Ivo, Rodrigo Palmieri, Thiago Ubaldo e Vivi Gonçalves
Direção:         Val Pires (“O Inimigo)
Eliana Monteiro (“A Cidade de Dentro”)
Marcelo Soler (“Invocadxs”)
Fernando Neves (“O Incrível Caso do Menino de Vestido”)
Preparação Corporal: Vitor Vieira
Vídeos: Bruta Flor Filmes e __________
Designer Gráfico: Elaine Alves
Assessoria de Imprensa: Bemelmans Comunicações
Produção: Fulano’s Produções Artísticas
Produção Executiva: Célia Ramos
Instagram@republicaativa

Comentários