Palavra Z lança Projeto IDENTIDADES: artistas refletem sobre negritude, acessibilidade, religião, teatro, dentre outros temas na Internet

José Trassi






Palavra Z abre suas redes virtuais para diálogos instigantes em
 IDENTIDADES

Série de bate-papos mediados por Fábio França, Duda Maia, Túllio Guimarães, Bruno Mariozz, José Trassi, Moira Braga, Emanuele Sanuto, José Antônio, Rafael Bolacha, Nathalia Colón, Carol Futuro e Patricia Costa

Os dias de confinamento têm levado todos e todas a momentos de profunda reflexão e questionamento. Causas sociais, políticas, econômicas e até mesmo religiosas têm ganhado relevância e norteado conversas entre amigos, amigas, colegas de trabalho e familiares.

Sensível a estes temas e ao momento que o mundo está vivenciando, a Palavra Z, realizadora o bem sucedido Teatro Online, projeto que alcançou mais de 100 mil visualizações em todo Brasil, abre suas redes virtuais para ativistas e pensadores compartilharem, com profundidade, pontos de vista atuais e relevantes.

Bruno Mariozz


Conduzidos por personalidades conhecedoras de causas distintas, os encontros diários, de segunda a sexta, às 19h e às 21h, e sábado, às 17h e às 19h, abordam temas, como: Economia Criativa do Carnaval; Negritude; Religiosidade; Acessibilidade; Infância; LGBTQIA+; Teatro; Indígena; Melhor Idade, Psicologia e Maternidade. A cada encontro, de duração de uma hora, o/a mediador/a convida um/a especialista.

Para Bruno Mariozz, diretor da Palavra Z Produções Culturais, “em razão da pandemia de Covid-19, do radicalismo e da intolerância, a união e o debate se fazem urgentes em prol da preservação de todos e todas”, e afirma “mais do que nunca, é importante a valorização e a solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras mais afetados”.


Carol Futuro 


O  Projeto Identidades se abre como plataforma de apresentação das/os realizadoras/os e pensadoras/os de iniciativas importantes, mas, por vezes, negligenciadas. As transmissões, em formato Live via Instagram, serão feitas a partir do perfil da produtora Palavra Z em www.instagram.com/palavra_z. A cada encontro, um/uma mediador/mediadora traz um/uma convidado/convidada.


Programação:

Às segundas-feiras, Túllio Guimarães, professor, ator e diretor teatral, conversa sobre melhor idade. Túllio é responsável pelo Grupo Viva a Vida, que a mais de 20 anos ensina a arte do fazer teatral para pessoas com mais de 55 anos. Na mesma noite, a partir das 21h, José Antônio, idealizador e diretor do Prêmio Plumas & Paetês Cultural, explora toda a rica cadeia produtiva que movimenta os carnavais e festas populares.


Duda Maia

Nas noites de terça-feira, a partir das 19h, José Trassi conduz pautas sobre os povos originários, os indígenas. Trassi é formado em artes cênicas pela New York Film Academy (EUA). Em seguida, o assunto é teatro com Bruno Mariozz, diretor destacadas produções que colecionam uma infinidade de prêmios.

Já nas quartas-feiras, a atriz Carol Futuro traz convidada de peso para debaterem os caminhos e desafios de ser mãe na contemporaneidade. Acessibilidade, em toda a sua abrangência, é o tema do segundo bate-papo da noite, este comandado por Moira Braga. Moira é atriz, bailarina, jornalista, preparadora corporal e professora da Escola Angel Vianna.


Moira Braga 



As cores LGBTQIA+ abrem a noite de quinta-feira sob o comando de Rafael Bolacha, gestor do projeto "Uma Vida Positiva", o qual aborda HIV/AIDS na literatura, artes cênicas e audiovisual. Fechando a noite, Emanuele Sanuto conversa sobre negritude. Emanuele é produtora cultural e diretora da Sanuto Produções, cujo foco é o empreendedorismo individual negro.

Nas sextas-feiras, a atriz Patrícia Costa conversa sobre o universo feminino, em seguida, o produtor cultural Fábio França convida personalidades para instigantes conversas sobre religiosidade e seus aspectos plurais.

E para fechar a programação, no sábado a partir das 17h, Duda Maia, premiada diretora teatral e autora de grandes espetáculos para o público infanto-juvenil, apresenta curiosidades acerca do universo da infância. E Nathalia Colon, às 19h, discorre com seus convidados assuntos pautados na psicologia, suas áreas e abordagens.

Nathalia Colon


SEGUNDA
19H - MELHOR IDADE
Apresentação: Tullio Guimarães - @tullioguimaraes
Bacharel em Artes Cênicas e pós graduado em Linguagem Teatral pela Faculdade de Artes Dulciana de Moraes da Fundação Brasileira de Teatro aonde dá aulas desde 1994. Como ator trabalhou com importantes diretores de Brasília, do Brasil e exterior, tais como: B. de Paiva, Antônio Abujamra e Jean-Jacques Moutin (França). Como Diretor com sua companhia já representou o Brasil em inúmeros festivais no exterior. Desenvolve um trabalho de Arte inclusão com idosos desde 2000. 
Desejos: "Que a arte salve o humanismo."
Frase: "O difícil é ser simples."

21H - ECONOMIA CRIATIVA DO CARNAVAL
Apresentação: José Antônio - @plumasepaetescultural
Pós-graduado em Produção Cultural e em Carnaval e Cultura, Bacharel em Administração de Empresas, e Tecnólogo em Gestão de Eventos Carnavalescos. Atua como Diretor executiva há 16 anos, junto aos projetos da Revista e do Prêmio Plumas & Paetês Cultural, o qual é o idealizador, além de ministrar oficinas de gestão de atividades empreendedoras criativas desde 2008.
Desejos: "Pra tudo não se Acabar na quarta-feira"; "Do Ócio ao Negócio - Tente, Reinvente, Faça Diferente"
Frase: "Onde não há cultura, a violência vira espetáculo!"


José Antonio

TERÇA   
19H - INDÍGENA
Apresentação: José Trassi - ator - @jtrassi
Ator, apresentador,produtor e locutor. Desde seu primeiro trabalho no seriado “ Sandy & Júnior” , esteve em diversos filmes , peças teatrais e séries de tv. Entre outros, fez os filmes “ Os Inquilinos” , “ Mais Forte Que O Mundo”, a série “ Alice” pela HBO e foi apresentador do “ MTV Móv3L” .Recentemente, pré pandemia, estreiou seu primeiro monólogo “ Paraíso - Invisível “ , fez Damásio no longa “ Carcereiros - O Filme” e interpretou Giraia na 1a temporada da série “ Segunda Chamada” da Rede Globo. aguarda lançamento dos filmes “ Predestinado- Arigó e o espírito do Dr Fritz” e “ Vale Night”, além de projetos teatrais interrompidos pela pandemia.
Desejos: "que as pessoas se engajem por um mundo melhor!"
Frase: "A Arte é a minha ferramenta para lidar com um mundo cada vez mais complexo."
21H - CADEIRA PRODUTIVA TEATRAL
Apresentação: Bruno Mariozz - @brunomariozz
Formado em Produção e Política cultural pela universidade candido mendes, e pós graduado no MBA da FGV- Fundação Getúlio Vargas. Com mais de 25 espetáculos no currículo, seus últimos projetos tiveram parceiros como CCBB, Oi Futuro, Eletrobrás e Porto Seguro. Entre seus trabalhos mais recentes estão os espetáculos Maratona de Nova York" (2019), com Ricardo Martins e Roger Gobeth e direção de Walter Lima Jr.; Quando A Gente Ama (2019), musical com sambas de Arlindo Cruz; e Gabriel só quer ser ele mesmo, musical infantojuvenil escrito por Renata Mizrahi.  Em parceria com Duda Maia, realizou a trilogia infantojuvenil Três Histórias De Amor Para Crianças, composta pelos musicais Vamos Comprar um Poeta (2019), Contos Partidos de Amor (2018-19) e A Gaiola (2016-19), vencedores de mais de 20 prêmios.
Desejos: "Ter uma sociedade que consuma arte e educação, sob todos os aspectos sociais."
Frase: "Cultura para todos."



Patricia Costa 

QUARTA 
19H - SER MÃE
Apresentação: Carol Futuro - @carolfuturo
atriz, cantora, preparadora vocal e professora.Carioca, estudou com Agnes Moço, e iniciou carreira profissional sob a direção de Karen Acioli em: “Tuhu, o menino Villa Lobos” 1997,prêmios Sharp e Coca-Cola; “Manossolfa” e “A História da Baratinha” 1998; entre outras; e o espetáculo “Sinfonieta Braguinha”, turnê nacional e participação do Ano Brasil na França em 2005. Formada em Artes Cênicas pela UNIRIO (2001- 2005). Pós- graduada em Licenciatura Plena na UCAM. Ex-Aluna de Canto UNIRIO da Profª Doutora Mirna Rubim. Gravou trilhas, jingles e cds como cantora e apoio vocal. Seus últimos trabalhos foram: no teatro A Gaiola – texto de adriana Falcão e Eduardo Rios, Direção-Duda Maia, vencedora dos prêmios CBTIJ e Botequim Cultural de melhor atriz, e no audiovisual a série Detetives do Prédi o Azul.< /div>
Frase: "Mãe.. cabei!!! Vem me limpar!!!" 
21H - ACESSIBILIDADE
TEMA: ARTE, INCLUSÃO ACESSIBILIDADE E EDUCAÇÃO.
Apresentadora: Moira Braga -  @bragamoira
artista cega de trajetória relevante na cena Cultural carioca. Já atuou nos palcos como atriz, bailarina e performer. Nos bastidores como assistente de dramaturgia, assistente de direção, preparadora corporal e consultora de acessibilidade. Professora da escola de dança angel Viana, autora do livro Ventaneira, a cidade das flautas, que também é peça teatral e idealizadora da performance “o que você vê?“
Desejos: "arte com acesso amplo e irrestrito a todos os públicos e artistas"
Frase: "deixe me ir..."

Emanuel Sanuto 


QUINTA 
19H - LGBTQIAP+
Apresentador: Rafael Bolacha - @rafaelbolacha
ator, produtor e bailarino. Apresentador do canal online "Chá dos 5" , ator na Cia. Noz de Teatro em SP e gestor do projeto "Uma Vida Positiva" em que aborda a temática HIV/AIDS  na literatura, artes cênicas e audiovisual.
Desejos: "Que a diversidade tenha seus espaços, direitos e vozes."
Frase: "se o preconceito é uma doença. A informação é a cura."  
21H - NEGRITUDE  
Apresentador: Emanuele Sanuto - produtor Cultural -  @sanutoproducoes
Bacharel em  Ciências Sociais com Ênfase em Política e Produção Cultural, com  MBA em Gestão Cultural e vasta experiência na área de formação e administrativa. Seu perfil é empreendedor, voltado para o campo da produção cultural, da análise de editais (dos âmbitos público e privado), da gestão e da realização de projetos culturais e corporativos.
Desejo: "Um mundo mais democrático e diverso."
Frase: "Resiliência nos faz realizar sonhos"
SEXTA 
19H - MULHER
Apresentadora: Patrícia Costa - @patriciacosta_atriz  
Além de atriz, cantora e instrutora de dança, é arquiteta e técnica em química de alimentos. Como atriz fez as novelas: Bom Sucesso, Totalmente Demais e “Malhação, Intensa como a vida”, além do Musical QUANDO A GENTE AMA, em homenagem a Arlindo Cruz. Foi uma das melhores passistas e uma das melhores Rainhas de Bateria de todos os tempos do carnaval RJ / SP. Ganhou duas vezes o Estandarte de Ouro : em 1991 como Revelação e em 1992, como Melhor Passista Feminino. Foi Rainha de Bateria da Viradouro de 1992 até 1 998 e pa rticipou dos dois melhores desfiles da história da escola de Niterói : o injustiçado "Teresa de Benguela" de 1994 (o melhor do ano, que só os jurados não viram ) e o do título de 1997. Ou seja, foram 8 anos à frente da bateria da vermelho e branco de Niterói, com muito samba no pé, talento, carisma, competência, brilho próprio....sempre entre as melhores e mais aclamadas.
Frase: " Sou guerreira do amor."




21H - RELIGIOSIDADE
Apresentador: Fábio França - @fabiofranca9
Diretor de Produção da Produtora Diverso Cultura e Desenvolvimento, que desde 2001, tem como objetivo a promoção da cidadania por meio da educação, cultura e a qualificação profissional, motivando sociedade a identificar valores culturais das comunidades a que pertencem. Nossa Instituição se transformou numa rede multiplicadora de soluções artísticas, culturais, sociais e educacionais. Produzimos 27 espetáculos teatrais entre eles Oboró – Masculinidades Negras, ganhador do Prêmio Shell nas categorias de melhor figurino e melhor dramaturgia. Indicado em 3 categorias do prêmio APTR.
Desejo: "Que tudo isso acabe bem."
Frase: "A vida sorri, pra quem sorri pra ela..."
SÁBADO
17H - INFÂNCIA
Mediadora: Duda Maia - @dudamaiateatro 
A diretora atualmente aposta no teatro para infância. Tendo trabalhado de 2016 até 2020 no projeto “Três histórias de Amor para Crianças” , idealizado e dirigido por ela. Além disso, a diretora e coreógrafa, é formada pela Escola Angel Vianna. Em 2018 dirigiu o espetáculo O Tempo Não Dá Tempo, espetáculo em homenagem aos 90 anos de
Angel Vianna e patrocinado pela Oi Futuro. Tem em seu currículos prêmios com os espetáculos Auê, Musical Elza e os infantis Uma Peça Como Eu Gosto, A Gaiola,
Contos Partidos de Amor e Vamos Comprar Um Poeta. Diretora do show de Elza Soares, Planeta Fome.
Desejos: "Todos os adultos escutem mais as suas crianças interiores e vivam com mais generosidade e liberdade."
Frase: "O olhar da criança é livre, não tem rótulos."
19H - SAÚDE MENTAL
Mediadora: Nathalia Colón - @nathaliacolon
Formação em artes cênicas , psicologia e psicanálise. Atua como Professora no teatro Miguel Falabella para crianças e adolescentes, Diretora da Utópica Cia de Teatro , dramaturga, atriz e Psicóloga Clínica.
Desejos: "Que se ampliem os espaços, os recursos e os caminhos de acolhimento e escuta  dos sofrimentos das pessoas ."
Frase: "Devemos estar sempre ligados àquilo que resgata a nossa essência autêntica."

Comentários