Núcleos de experiências artísticas | 28 Patas Furiosas | Grátis

São quatro núcleos artísticos virtuais e gratuitos que partem do sonho como mote principal

O projeto 28 Patas Furiosas_da instabilidade aos sonhos, que vem sendo realizado por meio da 34ª edição do Prêmio de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo pelo coletivo teatral 28 Patas Furiosas, tem como parte pedagógica o oferecimento gratuito de experimentos artísticos a interessados em geral.
Dentre as ações que serão realizadas até 2021, o grupo planejou para este mês de julho quatro núcleos de pesquisa, todos no formato virtual. O primeiro, com coordenação de Sofia Botelho e Tadeu Renato, tem como objetivo experimentar a criação de dramaturgias a partir dos sonhos como disparadores criativos para a escrita. A inscrição para esta atividade pode ser feita até dia 4 de julho.
Outros três experimentos artísticos são: com coordenação do encenador e iluminador Wagner Antônio, o núcleo Dramaturgia das Forças tem por objetivo focar no sono, sonhos, pesadelos e delírios poéticos como princípios de criação do jogo teatral, usando os espaços da casa e seus objetos como ferramentas criativas. A inscrição está aberta até dia 11 de julho.
O ator e designer gráfico Murilo Thaveira oferece conceitos e técnicas sobre artes gráficas para ações artísticas. O objetivo é permitir o compartilhamento e pensamento acerca de um projeto gráfico para o teatro. Serão discutidas soluções e estratégias para um design eficiente, com o uso de ferramentas de editoração, aprendendo na prática o uso desses métodos. No final do curso o participante será capaz de realizar um projeto do início até o fim. A inscrição está aberta até 17 de julho pelo mesmo link.
E a dupla de artistas Valéria Rocha e Isabel Wolfenson coordena um núcleo, via WhatsApp, em que o sonho se torna possibilidade de mudança e crescimento no presente, destinado a estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino. A partir das ferramentas do teatro, da poesia e das artes visuais, o objetivo é estabelecer uma troca sensível, capaz de refletir o mundo que rodeia esses jovens de 2020. A oficina contará com uma vídeo-carta criada por cada participante para que se leia no futuro. A inscrição para esta atividade pode ser feita até dia 18 de julho.


Todas as inscrições podem ser realizadas através do link http://linktr.ee/28patasfuriosas


O Anexo_28 - Núcleo de Experiências Artísticas se configura como uma extensão da pesquisa de linguagem que o coletivo teatral 28 Patas Furiosas realiza desde 2013. A partir das ferramentas virtuais, o grupo abre suas investigações artísticas para trocar experiências com o público. Os núcleos acontecem paralelamente ao mOno_festival.

Sobre o 28 Patas Furiosas
A pesquisa artística do 28 Patas Furiosas é norteada pelo universo das obras literárias de autores e autoras que experimentam a linguagem na criação de novas poéticas, e muitas vezes as suas biografias acabam se misturando aos personagens e imaginários das peças do grupo. No entanto, 28 Patas Furiosas não se limita a transpor para a linguagem do teatro o material literário, busca sim uma apropriação deste com a finalidade de reinventá-lo e dar corpo às suas reflexões, inquietações e assombros em diálogo com o tempo presente, atrelados à materialidade dos elementos do espaço cênico. O caráter multidisciplinar é outra das marcas do trabalho do 28 Patas Furiosas; a encenação de Wagner Antonio (que também possui um sólido trabalho como iluminador teatral na cena atual), alia o teatro às artes plásticas em busca da experimentação imagética das obras. O treinamento realizado pelos atores e pelas atrizes desde a formação do grupo, busca uma presença expandida das intérpretes e dos intérpretes em diálogo com a materialidade da cena e do espaço, articulando-os com a dramaturgia. Os projetos do coletivo não se fundamentam apenas na construção de espetáculos, mas envolvem outras atividades, como aulas públicas com convidados, a ação dos diálogos instáveis, ensaios de portas abertas, oficinas criativas, exposições das instalações cenográficas, o m0no_festival, entre outros.
 
SERVIÇO
A DRAMATURGIA DOS SONHOS – O QUE/QUEM ESTÁ DEBAIXO DO SEU TRAVESSEIRO?
Inscrições até 04 de julho
no link http://bit.ly/nucleo28dramaturgia
Com coordenação de Sofia Botelho e Tadeu Renato
De 08 de julho a 12 de agosto, às quartas-feiras, das 15h às 17h
Carga horária: 06 encontros com 2h cada em encontros virtuais na plataforma Zoom
Capacidade de público: 20 participantes (com inscrição prévia)
Público-alvo: Artistas e não artistas, pesquisadores e pesquisadoras, pessoas interessadas no desenvolvimento e na prática da escrita criativa, a partir de 18 anos.

DRAMATURGIA DAS FORÇAS PARA UMA ENCENAÇÃO MATERIAL| RITO PARA OUTRO TEMPO
Inscrições até 11 de julho
no link http://bit.ly/nucleo28encenacao
Com coordenação de Wagner Antonio
De 16 de julho a 20 de agosto, às quintas-feiras, das 18h30 às 21h30
Carga horária: 06 encontros com 2h cada em encontros virtuais na plataforma Zoom ou Hangout; grupo no Whatsapp e página da oficina no Instagram
Capacidade de público: 20 participantes (com inscrição prévia)
Público-alvo: Pesquisadoras e pesquisadores em artes, estudantes de artes, pessoas interessadas em experimentar e se aventurar na linguagem teatral, a partir de 18 anos.

 
DESIGN GRÁFICO PARA UMA AÇÃO ARTÍSTICA | DO SONHO AO OBJETO OU DO OBJETO AO SONHO? TÁTICAS DE GUERRA PARA UMA DIAGRAMAÇÃO EXPRESSA!
Inscrições até 17 de julho
no link https://bit.ly/nucleo28design
Com coordenação de Murilo Thaveira
De 21 de julho a 05 de agosto, terças a quintas, das 18h às 21h
Carga horária: 08 encontros de 3h cada, através de encontros virtuais pela plataforma Hangout com 2h de teoria e 1h de prática com atendimento individualizado e grupo de WhatsApp
Capacidade de público: 20 participantes
Público-alvo: Interessados e interessadas em geral com conhecimento básico de computação, com idade mínima de 16 anos, com ou sem experiência anterior em diagramação, que desejem entrar em contato com a diagramação e publicação de livros.

 
INICIAÇÃO TEATRAL PELO WHATSAPP
Inscrições até 18 de julho
pelo link: http://bit.ly/nucleo28teatro
Com coordenação de Valéria Rocha e Isabel Wolfenson
De 20 de julho a 11 de agosto.
Carga horária: 04 semanas, com 03 interações por semana via Whatsapp, contando com proposição de atividades, referências artísticas e retorno dessas atividades enviadas pelo grupo.
Capacidade de público: 20 participantes
Público-alvo: estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino.

Comentários