Arapuca Tupi - A Reconquista de Uma Terra Sem Dono será o enredo da X9 Paulistana em 2021



Fonte:Leandro Nascimento 
Carnavalesco : Igor Carneiro (Macagi) 

O G.R.C.E.S. X-9 Paulistana trará para o próximo carnaval o enredo “Arapuca Tupi – A reconquista de uma terra sem dono”, de autoria do carnavalesco Igor Carneiro e do jornalista Júlio Poloni, cuja pesquisa e desenvolvimento serão enriquecidas também pelo departamento cultural da agremiação.

Trata-se de um tema indígena de caráter crítico-social, baseado em uma história fictícia, que carrega traços de um universo distópico revertido a uma utopia carnavalesca. Ou seja, a trama inicia-se no caos e se encerra vislumbrando um país que todos sonhamos.
Além da ficção, o enredo pretende atirar uma flecha certeira na questão nacional da devastação do nosso meio ambiente e na atual desmoralização das lutas indígenas de forma reflexiva e verdadeira.

Sabe aquela ideia que todos já ouvimos alguém dizer:
“- Vamos devolver a terra pros índios e pedir desculpas pelo estrago”?

Partindo dessa premissa nasceu a idealização do tema, que vai além de um simples plano de devolução ou um pedido de desculpas.

Diante do caos social em que se encontra nossa nação, a civilização perdida e desconsolada, se rende à frente de uma operação indígena, que surge a fim de propor soluções imediatas para a sociedade a partir de princípios e ensinamentos próprios, que serão aplicados transformando o panorama caótico em uma perspectiva conveniente e otimista na intenção de reconstruir um país mais justo.

Nesta história, tais ensinamentos serão aplicados de forma pacífica, num clima de redenção e purificação, permeando a exuberante cultura nativa, suas crenças e hábitos.

A partir daí, a providencial “arapuca” armada pelos nativos, apresentará os principais elementos para a reconquista de um mundo melhor por meio da preservação da natureza, liberdade, igualdade, fartura e respeito; adventos de esperança e purificação de um novo tempo que renascerá, devolvendo ao povo indígena sua legitimidade. O desfecho do desfile, reflete a valorização de nossa arte numa releitura dos movimentos culturais e de manifestações carnavalescas comemorando este novo mundo e sua verdadeira identidade.

Com essa proposta a X-9 Paulistana, pretende fazer um “auê” inesquecível em sua história, se consolidar definitivamente no seu espaço de direito e trilhar um caminho de novas conquistas e vitórias.

Comentários