Sinopse do enredo da GRCES Torcida Jovem do Santos : Bela Vista Berço Cultural desse País!





Um dos bairros mais tradicionais de São Paulo, a Bela Vista representa o berço cultural do nosso país, sendo também uma referência no turismo e na gastronomia. A forte influência dos imigrantes italianos, que se instalaram na região por causa do baixo preço do lote, foi determinante para o desenvolvimento do comércio local, já que os calabreses desejavam independência financeira montando o próprio negócio. Mesmo com o café sendo o principal produto da economia do país, os italianos não queriam mais residir no interior de São Paulo.

Os negros também foram atraídos pela desvalorização dos terrenos de mato e pastos, que sofriam com o alagamento. Os escravos refugiados possivelmente formaram quilombos urbanos para fugirem de seus donos, às margens do Rio Sacura. A principal marca de resistência e de representatividade dos negros no bairro é o Grêmio Recreativo Cultural e Social Escola de Samba Vai-Vai, a maior campeã do Carnaval de São Paulo. Ao todo, são 15 títulos e 10 vice-campeonatos em 90 anos de história.

Considerada um importante cartão-postal da cidade, a Bela Vista integra a região do Bixiga e do Morro dos Ingleses. Devido à importância na história da cidade e a inestimável contribuição para a formação da identidade multicultural da cidade de São Paulo, será o enredo do Carnaval de 2021 do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Torcida Jovem do Santos.

A principal torcida organizada do Santos Futebol Clube também fez parte da história da Bela Vista já que por mais de 20 anos teve dois endereços como sedes: a Praça Pérola Byington e a Rua Avanhandava. As principais características e peculiaridades do bairro serão apresentadas no desfile, que também vai abordar aspectos ricos da culinária como as cantinas italianas.

A tradicional festa da Nossa Senhora de Achiropita é o evento mais tradicional da Bela Vista e homenageia a padroeira do bairro. Mais de 30 barracas instaladas nas ruas 13 de Maio, São Vicente e Doutor Luis Barreto oferecem pratos típicos italianos que atraem mais de 200 mil pessoas todos os anos. Há 93 anos, a festividade exalta a valorização da gastronomia italiana e atualmente, também conta com procissões, rezas e shows para chamar mais atenção do público durante os finais de semana do mês de agosto.

 A localização privilegiada atraí os turistas para uma diversidade de opções de lazer como os inúmeros restaurantes, bares, shoppings, baladas, lojas, parques, feiras de antiguidades, teatros e museus. Construções históricas preservam a memória da região como a Escadaria do Bixiga, palco de filmes, novelas e gravações publicitárias, que dá acesso à Rua Treze de Maio.

O enredo também ressalta a importância da Avenida Paulista, centro financeiro mais tradicional da cidade. Conhecida pelos imponentes casarões e por abrigar o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. A Paulista representa não só a diversidade cultural, mas é o grande divisor de águas entre as bacias do Rio Pinheiros e do Rio Tietê, sendo que no vale localizado nas proximidades do MASP está o Córrego do Sacura.

As tradições e peculiaridades da Bela Vista, tema do enredo do Carnaval 2021 da Torcida Jovem, valorizam a cultura popular, ressaltam a importância de diferentes etnias para a construção da identidade e defendem a promoção do lazer e bem-estar para a população através de eventos e acabam coincidindo com os valores e deveres da Torcida Jovem do Santos, que escolheu durante anos o bairro mais boêmio da cidade como a sede de seus associados.

Comentários