Oficinas/bate-papo (online) - Cia. Palhadiaço (ZL)




Cia. Palhadiaço, grupo atuante no Itaim Paulista, zona leste de São Paulo, teve o lançamento do espetáculo Depósito interrompido devido à pandemia do coronavírus. O grupo retoma (online) o projeto com oficinas, bate-papos e exibição da peça pelas redes sociais.

A montagem explora a palhaçaria moderna para falar de um tempo onde a arte se tornou um vírus e a pessoas infectadas - de nariz vermelho, nos casos mais graves - são isoladas em um depósito. Para deter a infestação, um estado desarticulado é instituído com medidas severas para aniquilar a existência artística: os donos do poder constroem depósitos para isolar os infectado, chamados de “artistas”.



Com criação coletiva, dramaturgia de Matheus Barreto e direção de Rani Guerra, o espetáculo investiga uma vertente, denominada pelo grupo de “palhaçaria periférica”, que cria diálogos com a cidade, suas periferias e seus artistas com suas excelências artísticas, subversivas e resistentes. O texto de Depósito surgiu de um processo de pesquisa: os integrantes foram às ruas do Itaim Paulista e São Miguel Paulista em busca de uma narrativa, imersos em improvisos, jogos e entrevistas com habitantes em feiras, mercados e praças, questionando-os sobre como seria para eles se a arte fosse uma expressão proibida.

FICHA TÉCNICA - EspetáculoDepósitoCriação: A Companhia. Texto: Matheus Barreto. Direção: Rani Guerra. Elenco: Jhuann Scharrye, Matheus Barreto, Priscyla Kariny e Rogério Nascimento. Direção musical: Joel Carozzi. Figurino: Eliana Carvalho, Paola Carvalho e Diego Felipe. Cenografia: A Companhia. Arte gráfica: Renan Preto. Fotografia e filmagem: Recicla Filmes. Assessoria de imprensa: Eliane Verbena. Produção executiva: Pião Produções Artísticas. Assistência de produção: Priscyla Kariny e Rogério Nascimento. IdealizaçãoCia. Palhadiaço. Duração: 60 minutos. Gênero: Tragicomédia. Classificação: Livre. Projeto contemplado pela 16ª edição do VAI - Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais 2019, da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Programação online / Depósito
Grátis. Classificação: Livre

Oficina: Malabares com Bolinha 
23 de junho. Terça, às 11h
Facebook da Casa de Cultura Itaim Paulista: @casadeculturaitaimpaulista

Depósito / Foto : Michele Araújo 



Descrição - Oficina online, abordando os aspectos técnicos da criação do malabares e da manipulação de objetos. Conduzida pelo malabarista e integrante da Cia. Palhadiaço Matheus Barreto, a aula segue as seguintes etapas, visamos uma base para os treinos, o aprimoramento e a criação de performances malabarística: Iniciação a prática (introdução ao malabares para quem está no início da prática); desenvolvimento de técnica (numerologia, exercícios e primeiros truques); aspectos avançados do malabarismos (truques avançados, maior quantidade de objetos e contemporaneidade na vertente).

Oficina: Malabares Bambolê
30 de junho. Terça, às 15h
Facebook da Casa de Cultura São Rafael: @ccsaorafael

Malabares - Cia Palhadiaço -foto de Michele Araújo



Descrição - Conduzida pela bambolista e integrante da Cia. Palhadiaço Priscyla Kariny, a oficina online apresenta a história do bambolê com seus movimentos básicos: girá-lo pelo corpo (joelho, quadril, peito e pescoço), manipulação e pequenas transições. A aula inclui alongamento utilizando o bambolê, para evitar lesões e criar intimidade com o objeto; técnicas de impulso, utilizando qualquer parte do corpo; manipulação e variações de isolamentos, além de algumas transições. “É uma oficina de introdução ao bambolê como ferramenta de auto-conhecimento e descoberta do corpo. Além do aprendizado, a prática busca também o espaço emocional/metafísico de expansão”, comenta a artista.

Exibição do espetáculo Depósito
7 de julho. Terça, às 15h
Facebook da Cia. Palhadiaço: @ciapalhadiaco

Sinopse - O enredo fala de um tempo onde a arte se tornou um vírus, uma doença com muitos sintomas e, nos quadros mais graves, o paciente fica com o nariz vermelho. Pra deter essa infestação artística, institui-se um estado totalmente desarticulado. Tomando medidas severas para aniquilar a existência artística, os poderosos criam depósitos para isolar as pessoas infectadas, chamadas de “artistas”.

Bate-papo: Processo de Pesquisa e Dramaturgia do espetáculo Depósito
14 de julho. Terça, às 15h
Instagram da Cia. Palhadiaço: @ciapalhadiaco

Depósito / Foto : Michele Araújo 


Descrição -  Abordardagem sobre o processo criativo e a construção da dramaturgia do espetáculo Depósito com o ator e dramaturgo Matheus Barreto e com o diretor Rani Guerra.
No bate-papo eles falam sobre a pesquisa da Cia. Palhadiaço em ruas e feiras livres dos bairros Itaim Paulista e São Miguel Paulista, dentro do projeto Palhaço Marginal - A Lógica do Ilógico, contemplado pelo Programa para Valorização de Iniciativas Culturais - VAI, Modalidade 1.

Bate-papo: Palhace - A relação das Quebradas
21 de julho. Terça, às 15h
Instagram da Cia. Palhadiaço: @ciapalhadiaco


Malabares - Cia Palhadiaço -foto de Recicla Filmes


Descrição - Conduzido pela atriz e palhaça Priscyla Kariny, o encontro coloca como pauta a construção artística da Cia. Palhadiaço no bairro do Itaim Paulista. E, para somar à discussão, Priscyla convida Joel Carozzi para dialogar sobre o trabalho como diretor musical, junto à a Cia. Palhadiaço no espetáculo Depósito, e sobre sua atuação na Trupe Lona Preta, no bairro Guaraú (sua quebrada).

Bate-papo: Produção Periférica
28 de julho. Terça, às 15h
Instagram da Cia. Palhadiaço: @ciapalhadiaco

Descrição - Conduzido por Rogério Nascimento, palhaço e assistente de produção do espetáculo Depósito, o bate-papo virtual convida Everton Santos e Michele Araujo, da Pião Produções Artísticas. O encontro trarta das particularidades e do desenvolvimento da produção artísitca na periferia e da relação dos grupos com a produção de espetáculos.

A Cia. Palhadiaço

A Companhia Palhadiaço começou, em 2013, sua pesquisa sobre fazer teatro a partir de estudos e pesquisas na arte do ator, realizando experimentos sobre um processo pré-expressivo no qual o corpo é o ponto de partida, a fim de introduzir o trabalho da personagem, que flui durante o processo de experimentação corporal e de estética de cena. Em 2014, apresentou seu primeiro experimento no Festival de Cenas Curtas - O Retrato Oval, de Edgar Allan Poe. No mesmo ano produziu Que Isso Fique Entre Nós, texto autoral, e no segundo semestre começou o estudo do palhaço. O Espetáculo Espetacular estreou, em outubro de 2014, com apresentações na Praça da Matriz, em Iracemápolis, SP, e na Biblioteca Municipal de Limeira, também interior paulista. Em 2015, o projeto continuou a investigação no estudo do palhaço em eventos como o Sarau Pé de Cana, em Iracemápolis, e no Sarau MERAKI, em Cosmópolis, SP. No mesmo ano apresentou o espetáculo no espaço CEAC (Centro de Educação de Arte e Cultura) em Iracemápolis, Piracicaba e Limeira (Parque da Criança). Em 2016, dois integrantes foram selecionados para o Programa de Formação para Jovens do Doutores da Alegria a fim de intensificar o estudo do palhaço, passando por todas as máscaras até chegar à menor delas. Em 2017, ocorreu a reestreia de Espetáculo Espetacular no Sarau do Povo, em São Miguel Paulista, com novos integrantes e novos números. No mesmo ano, a companhia realizou seu primeiro Cabaré Palhadiaço, no Parque São Rafael, zona leste, na sede do Grupo Rosas Periféricas, e iniciou o projeto Banda Palhadiaço, cuja pesquisa desenvolveu um repertório com músicas circenses, ritmos brasileiros e composições próprias. Em 2018, a Cia. estreou Presepadas, que conta com habilidades circenses e pesquisa junto ao público infantil, e, em 2019, Podia ser Pior, que investiga a palhaçaria periférica, visando a descentralização da linguagem circense junto ao debate sobre marginalização social e sua cultura proveniente. No mesmo ano iniciou pesquisa com o projeto Palhaço Marginal - A lógica do ilógico, contemplado pelo Programa Vai I – Edição 2019.

Cia. Palhadiaço nas redes: @ciapalhadiaco | Informações: (11) 97983-4902.

Comentários