Lezir Ferreira um feitiço de mulher do Carnaval da Baixada Santista

Lezir Ferreira - Carnaval 2020 / Santos / Reprodução do Facebook 

Por : Preta Jóia
Revisão : Ubiratan Miranda

Fazendo a cobertura dos desfiles de escolas de samba do Carnaval de Santos este ano, fiquei encantada com o poder, a plástica, a simpatia e o comando de uma rainha à frente de sua bateria.
Seu nome, Lezir Ferreira: Uma mulher linda, de sorriso largo e muito samba no pé, assim é a Rainha da  GRCES Brasil, A "Campeoníssima".
Lezir nasceu no município de Osasco em São Paulo, mas aos cinco anos foi morar na cidade de São Vicente,  litoral Paulista,  onde está até hoje, morando com sua mãe D. Neuza, seu filho de 15 anos Matheus,  que é mestre sala mirim e seu irmão Waldir . Seu pai Valdir Ferreira, que era seu maior fã, faleceu há dois meses. Ela é funcionária pública e trabalha  numa escola da Zona Noroeste de Santos como cozinheira  há sete anos.  Nas horas vagas pratica crossfit e musculação para se manter em forma e saudável.





Seu primeiro contato com a dança foi na adolescência dançando axé e a participando de concursos de bandas, onde conheceu pessoas do mundo do samba. A partir daí surgiu sua paixão pelo carnaval.
Em 2011 aconteceu seu primeiro desfile  na Escola de Samba Dragões do Castelo, onde desfilou por dois anos. Em seguida recebeu o convite de um coordenador da Escola Mocidade Amazonense do Guarujá-SP para ser Rainha de Bateria onde permaneceu por quatro anos, saindo após ser  eleita Rainha da Corte do Carnaval de Santos em 2016.

Os quatro anos de desfile na Brasil A Campeoníssima 

Em 2017 ao passar a coroa, foi convidada para ser a Rainha da Bateria da GRCES Brasil por Sandra Franco,  que era presidente na época. Lezir  se sentiu bem acolhida pelos ritmistas da bateria  Feitiço Brasileiro, comandada pelo Mestre Binho, seu atual presidente Biro e toda sua comunidade.





Lezir Ferreira, João Carlos Camargo, Vanessa Alves, João Vitor Arruda e Mariana Pedro 

Ela já fez parte da Corte de Carnaval da UESP – União das Escolas de Samba Paulistanas, como Princesa do Samba.

Com sua beleza, simpatia e samba no pé, Lezir  coleciona títulos :

Princesa da Corte do Carnaval de Cubatão –SP (2014)

Rainha da Corte do Carnaval do Guarujá-SP (2015)

Prêmio de Melhor Rainha de Bateria  Estandarte Santista (TV Tribuna – filiada Rede Globo) –(2015)

Rainha da Corte  do Carnaval de Santos –SP (2016)

Princesa do Samba da Corte da UESP – SP (2017)

Rainha da Corte do Carnaval de São Vicente- SP (2018)




Como todos nós sambistas, Lezir está na expectativa de  saber se haverá ou não carnaval no próximo ano devido à pandemia, mas tenho a certeza que  continuará brilhando à frente da Bateria da Feitiço Brasileiro da Brasil, A Campeoníssima.


Lezir Ferreira na Brasil A Campeonissima (2017)



Comentários