O projeto Teatros em Movimento na quarentena


Projeto Teatros em Movimento disponibiliza espetáculos e faz bate-papo ao vivo
 
Os grupos Teatro da Vertigem e Núcleo Tumulto! de Investigação Cênica encerram projeto com exibição de suas obras na íntegra


                                      v Cena do espetáculo Enquanto Ela Dormia, do Teatro da Vertigem

O projeto Teatros em Movimento disponibiliza na íntegra os vídeos dos espetáculos ‘Enquanto Ela Dormia’ (https://vimeo.com/405957475), do Teatro da Vertigem e ‘Pepe, o Hipopótamo’ (https://youtu.be/GKIt8p2CSig), do Núcleo Tumulto! de Investigação Cênica. Os vídeos ficam disponíveis de 28 a 31 de maio de 2020.
Contemplado na 9a. Edição do Prêmio Zé Renato da Secretaria Municipal da Cultura da Cidade de São Paulo, o projeto teve suas últimas atividades suspensas por causa da pandemia de Covid-19 no Brasil. Em razão disso, as ações on-line surgem para encerrar o ciclo de apresentações iniciado em fevereiro de 2020.
O projeto abrangeu a circulação de companhias teatrais, seus trabalhos e processos criativos pelas sedes de outros grupos em diferentes bairros da capital paulista, apostando na circulação dos espetáculos e no intercâmbio de procedimentos. Além de poder enriquecer a experiência dos grupos de teatro envolvidos, também se efetivou em oportunidade para que públicos de distintas regiões tivessem acesso à produção teatral de outros lugares da cidade.
Os dois grupos farão um bate-papo ao vivo, discutindo meios e modos de produção, dia 29 de maio, às 20h na página do YouTube do Núcleo Tumulto! de Investigação Cênica ( https://www.youtube.com/channel/UCccfczsvDPVf2lSaoHPY0rA ).
O Núcleo Tumulto! de Investigação Cênica deu seus primeiros passos em outubro de 2013, quando um grupo de aprendizes egressos da SP Escola de Teatro se reuniu com o desejo de trabalhar junto. Os temas discutidos, desde os primeiros encontros, apontavam uma linha tênue por onde circular entre tabus e lendas urbanas, entre convicções políticas e visões de mundo diversas. Buscando as fricções e os deslocamentos temáticos e formais, o núcleo desenvolve pesquisa na criação de linguagem própria, sempre transitando entre narrativas reais e ficcionais. 
Pepe, o Hipopótamo foi tirado à força de sua terra natal, transportado em condições precárias, vendido no mercado ilegal encarcerado. Tratado como bicho exótico ou peça de museu, foi exibido como artigo de luxo até a morte daquele que se dizia seu dono. Foi abandonado, passou fome, viu os vigias fugirem para outras terras e então resolveu fugir. Pepe, o hipopótamo, levou com ele sua companheira e, juntos, deram vida a um incontável número de filhotes que deixaram atrás de si um rastro de destruição e morte. Você pode pensar “e o que eu tenho com isso?”. Mas só até descobrir que o Pepe está crescendo bem perto de você.
Sediado no bairro da Bela Vista, o Teatro da Vertigem é uma companhia teatral brasileira criada em 1992 como um projeto experimental de pesquisa de linguagem da expressão representativa. O grupo, encabeçado pelo encenador Antônio Araújo, foi responsável pela pesquisa e criação de espetáculos em espaços não convencionais, realizador da Trilogia Bíblica formada por Paraíso Perdido, 1992, de Sérgio de Carvalho; O Livro de Jó, 1995, de Luís Alberto de Abreu; e Apocalipse 1,11, 2000, de Fernando Bonassi.
Enquanto Ela Dormia, é um espetáculo estreado em julho de 2017, com produção original do SESI-SP. O texto nasceu de um de seus programas, o Núcleo de Dramaturgia, voltado para novos dramaturgos e coordenado por Marici Salomão. Em 2018, a montagem foi indicada na categoria Cenografia no Prêmio Shell e fez, desde então, inúmeras apresentações por diversos bairros da capital paulista. O espetáculo conta a história de Dora, personagem submetida a convenções sociais predominantemente formuladas pelo gênero masculino. Quando motivada por acontecimentos cotidianos, Dora traz à tona seus próprios traumas, frutos de uma sociedade patriarcal enraizada. O espetáculo aproxima o público do universo feminino ao demonstrar os abusos, violências e a constante marginalização social do gênero. O enredo desenvolve uma atmosfera dramática, que demonstra e reflete sobre questões da subjetividade da mulher.
A partir de uma pesquisa sobre a violência contra a mulher e as relações de poder entre os gêneros, o processo de criação da peça foi norteado por visitas às delegacias e pelas escutas de depoimentos de vítimas. O monólogo parte de uma linha cronológica das dores do feminino, como, por exemplo, os pés de lótus das mulheres chinesas e a expulsão da deusa Lilith do Paraíso.

Fichas Técnicas
Pepe, o Hipopótamo
Direção: Pablo Callazans dos Reis Dramaturgia: Camila Damasceno Elenco: Bruno Carboni, Carolina Portella, Cristiano Alfer e Gustavo Braunstein Direção de arte: Flávio Morbach Portella Sonoplastia: Bruno Carboni e Gustavo Braunstein Produção: Jéssica Policastri Assessoria de Imprensa: BMG Comunicação - Bruno Mourão Guzzo
Enquanto Ela Dormia
Diretora Artística: Eliana Monteiro Texto: Carol Pitzer Atriz: Lucienne Guedes Diretor Técnico e Light Designer: Guilherme Bonfanti Dramaturgismo: Antonio Duran Figurinista: Marichilene Artisevskis Cenografia: Marisa Bentivegna Diretora de cena: Tete Rocha Operadora de áudio: Nayara Konno Operadora de vídeo: Aline Sayuri Operadora de luz: Patricia Amorim Produção Geral: Teatro da Vertigem Fotos: Mayra Azzi Assessoria de Imprensa: Márcia Marques - Canal Aberto. 

Espetáculo realizado a partir de produção original do SESI-SP; texto original oriundo do projeto Núcleo de Dramaturgia SESI-SP

SERVIÇO
TEATROS EM MOVIMENTO NA QUARENTENA
Vídeos na íntegra:
De 28 a 31 de maio de 2020
Enquanto Ela Dormia
Duração: 65 min/ Recomendação: 16 anos
https://vimeo.com/405957475
Pepe, o Hipopótamo
Duração: 90 min/ Recomendação: 16 anos
https://youtu.be/GKIt8p2CSig
Debate ao vivo sobre modos e meios de produção, com o Núcleo Tumulto! de Investigação Cênica
Dia 29 de maio de 2020, às 20h
https://www.youtube.com/channel/UCccfczsvDPVf2lSaoHPY0rA

Comentários