O foco da live girou em torno do Teatro Negro. A conversa foi com Rodrigo França, ator, diretor, roteirista, multifacetado, já vem de loga dada traçando um caminho de encontro às sua ascendência. "Tenho que ir onde estão os meus". Rodrigo fez uma apanhado de profissionais negros no teatro, de sua incursão pela Baixada Fluminense, oferecendo oportunidades no segmento artístico, e alega que sempre tem a grata surpresa com a qualidade que encontra, e afirma, "Tenho que dar visibilidade aos negros". O ator reverenciou grandes artistas da artes cênicas como Abdias Nascimento e Ruth de Souza.
Devidamente outorgado pelo Prof Ivanir dos Santos, que acrescentou "Precisamos reencontrar esse valores, nossa luta pela ancestralidade do nosso povo". Disse ficar animado com o trabalho que Rodrigo e outros vêm apresentando, ressaltou que "Rodrigo é sempre muito solícito com a causa".
Ambos concordaram que hoje é possível ver uma massa crítica negra, que já construíram uma narrativa negra, um teatro de resistência. Mas a conversa pontuou que ainda é necessário uma representação mais efetiva, sem falar no cenário politico e a necessidade em terem uma bancada negra no Congresso.
Representantes negros, universitários, a live contou com a participação de diversos sacerdotes e atores, além de músicos como Tunico da Vila, que alegou "Rodrigo...sou muito fã". A conversa fluiu tão bem, que próximo do término, receberam sugestões para um outro encontro. Que venham outros, transformando e criando movimentos antirracistas, pautando novos mundos.
E como a pauta é focada em novos mundos, Mariene de Castro comanda no instagram o "Resenha da Maricota", e recebe o sacerdote Ivanir dos Santos, na quarta. Live às 18h
Mariene de Castro, notória por exaltar a cultura afro-brasileira em sua obra musical, vem realizando com frequência lives. E hoje (27), o Resenha da Maricota traz: conversando sobre o “Sagrado” nas pessoas. A cantora bate um papo com o babalawô Ivanir dos Santos.
Mariene define sua proposta como - “O Sagrado que habita em mim saúda o sagrado que habita nos convidados“. A cantora já recebeu o Padre Alfredo (anglicano), Mãe Jaciara (yalorixá), Padre Fábio de Mello (católico), Rabino Uri Lam (judeu), entre outros.
Outro encontro mostrando o valor do saber, o sagrado ganhando voz, novos rumos e novos tempos.
Comentários
Postar um comentário