LIVE com o Babalawô Ivanir dos Santos e do Drº. Lazare Ki-Zerbo, dia 25 de maio::RACISMO E INTOLERÂNCIA RELIGIOSA




O dia 25 de maio é dia internacional da África? Não, é das "Áfricas". Áfricas no plural, que está em sintonia com todas as suas multiplicidades, pluralidade e singularidades construídas milenarmente pelas comunidades africanas bem antes dos processos de colonização e escravidão dos países europeus sobre o continente.

O Dia da África (anteriormente chamado Dia da Liberdade de África e Dia da Libertação de África) é a comemoração anual da fundação da Organização da Unidade Africana (OUA), hoje conhecida como União Africana (25 de Maio de 1963). É comemorado em vários países do continente africano, assim como em todo o mundo.

E nada como expressar diálogos, através de representantes ilustres. De um lado o Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos, intelectual pulsante, que vem discutindo e expondo questões históricas há muito anos. É interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), que há treze anos, em parceria com o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), vem chamando a atenção da sociedade e das autoridades públicas para o perigo da construção de um estado teocrático em um país constitucionalmente laico como o Brasil e o racismo, que abrem lacunas perigosas na sociedade     




Do outro lado, Lazare Ki-Zerbo, nascido em Burquina Faso, é vice presidente do Comitê Internacional Joseph Ki-Zerbo para a África e a Diáspora (CIJKAD). Filósofo, é filho do prof. Joseph Ki-Zerbo, considerado o pai da historiografia africana, que dispensa apresentações.

"É extremamente importante pontuar o dia da África, promovendo ações que possam evidenciar as lutas continental em prol da liberdade, bem como da cooperação mútua entre africanos e afro-diaspóricos contra o racismo e a intolerância religiosa", alerta Ivanir dos Santos. Interligados, o sacerdote contou com a participação no Lazare Ki-Zerbo, com uma lauda (orelha) no livro "Marchar não é Caminhar" (Pallas Editora), lançado no ano passado. Alguma dúvida o encontro será significativo?

Em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e o Laboratório de História das Experiências Religiosa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LHER/UFRJ), a Live com o tema "Cooperações afro-diaspóricas contra o racismo e a intolerância religiosa", será transmitida via facebook, às 18h, exatamente no dia 25 (segunda) de maio.

A intenção da conversa é estabelecer o paralelo entre as lutas raciais e sociais no Brasil, bem como a conexão com o panafricanismo entre o continente e sua diáspora, além de mostrar a luta brasileira contra o racismo.

Live com Profº. Drº.Babalawô Ivanir dos Santos e Profº. Drº. Lazare Ki-Zerbo
Tema "Cooperações afro-diaspóricas contra o racismo e a intolerância religiosa".
Transmitida via facebook, às 18h - /babalawoivanirdossantos
Dia 25 (segunda) de maio.


Comentários