Perda lastimável do cantor e compositor Tantinho da Mangueira




Tantinho da Mangueira, partideiro carioca e grande compositor, faleceu na noite deste domingo (12) de Páscoa, devido complicações da diabetes. Devani Ferreira (nome de batismo), nascido e criado no Morro da Mangueira, na favela de Santo Antônio, era frequentador assíduo das rodas de partido-alto no Buraco Quente, Chalé e Três Tombos, comunidades que também integram o morro.

"Perdemos o cantor e compositor Devani Ferreira, o Tantinho da Mangueira, é para a cultura brasileira uma perda inestimável. Tive a honra de poder conhecê-lo e ver de perto toda a sua "ousadia cultural" ao desafiar os padrões socialmente pre estabelecido como insumo cultural. Tantinho levou a voz das comunidades e o samba para lugares onde até então não se faziam presentes. Que o criador possa lhe receber de braços abertos!", atestou o Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos, que também é morador da Mangueira.

Tantinho era guardião da memória da escola verde e rosa. Autor de clássicos ao lados de grades parceiros com "Episódio"(Tantinho da Mangueira/Djalma Baiano), "Sofri Como Eu Já Sofri" (Pelado/Tantinho da Mangueira), "Vem Rompendo O Dia" (Xangô da Mangueira/Tantinho da Mangueira), "Dá Licença Que Eu Quero Passar" (Tantinho da Mangueira), entre outros. Uma perda lastimável. 



Comentários