Teatros em Movimento tem Teatro da Vertigem e Núcleo Tumulto! de Investigação Cênica

Companhias teatrais alternam temporadas no centro e na periferia da cidade; projeto Teatros em Movimento contempla, em março, o Núcleo Tumulto! de Investigação Cênica e o Teatro da Vertigem

Cena do espetáculo Pepe, o Hipopótamo (2ª tentativa) do Núcleo Tumulto! de Investigação Cênica

No mês de março de 2020, o projeto Teatros em Movimento, contemplado na 9ª edição do Prêmio Zé Renato, apresenta os espetáculos Enquanto Ela Dormia, do Teatro da Vertigem (localizado na Bela Vista) e Pepe, o Hipopotamo (2ª tentativa), do Núcleo Tumulto! de Investigação Cênica (sediado na Vila Guilherme).
O projeto prevê a circulação de companhias teatrais, seus trabalhos e processos criativos pelas sedes de outros grupos, em diferentes bairros da capital paulista e aposta que a circulação dos espetáculos e o intercâmbio de procedimentos, além de poder enriquecer a experiência dos grupos de teatro envolvidos, possa se traduzir também em oportunidade para que públicos de distintas regiões tenham acesso à produção teatral de outros lugares da cidade.
Desta forma, o intercâmbio se dá em mão dupla: assim como o Enquanto Ela Dormia vai para os bairros, a Bela Vista recebe, em 2020, o Núcleo Tumulto! de Investigação Cênica, da Vila Guilherme.
Enquanto Ela Dormia faz sessões dias 07, 08, 14 e 15 de março de 2020 na Casa de Cultura Vila Guilherme, na Praça Oscar da Silva, 110, na Vila Guilherme, em São Paulo e Pepe, o Hipopotamo (2ª tentativa) se apresenta na sede do Teatro da Vertigem (R. Treze de Maio, 240/ 1º andar – Bela Vista) dias 21, 22, 28 e 29 de março, com entrada franca em ambos os locais.
Núcleo Tumulto! de Investigação Cênica deu seus primeiros passos em outubro de 2013, quando um grupo de aprendizes egressos da SP Escola de Teatro se reuniu com o desejo de trabalhar junto. s temas discutidos, desde os primeiros encontros, apontavam uma linha tênue por onde circular entre tabus e lendas urbanas, entre convicções políticas e visões de mundo diversas. Buscando as fricções e os deslocamentos temáticos e formais, o núcleo desenvolve pesquisa na criação de linguagem própria, sempre transitando entre narrativas reais e ficcionais.
Sediado no bairro da Bela Vista, o Teatro da Vertigem é uma companhia teatral brasileira criada em 1992 como um projeto experimental de pesquisa de linguagem da expressão representativa. O grupo, encabeçado pelo encenador Antônio Araújo, foi responsável pela pesquisa e criação de espetáculos em espaços não convencionais, realizador da Trilogia Bíblica formada por Paraíso Perdido, 1992, de Sérgio de Carvalho; O Livro de Jó, 1995, de Luís Alberto de Abreu; e Apocalipse 1,11, 2000, de Fernando Bonassi.
Enquanto Ela Dormia, é um espetáculo estreado em julho de 2017, com produção original do SESI-SP. O texto nasceu de um de seus programas, o Núcleo de Dramaturgia, voltado para novos dramaturgos e coordenado por Marici Salomão. Em 2018, a montagem foi indicada na categoria Cenografia no Prêmio Shell e fez, desde então, inúmeras apresentações por diversos bairros da capital paulista.
A partir de uma pesquisa sobre a violência contra a mulher e as relações de poder entre os gêneros, o processo de criação da peça foi norteado por visitas às delegacias e pelas escutas de depoimentos de vítimas. O monólogo parte de uma linha cronológica das dores do feminino, como, por exemplo, os pés de lótus das mulheres chinesas e a expulsão da deusa Lilith do Paraíso.

Sinopses
Pepe, o Hipopotamo (2a tentativa)
Ele foi tirado à força de sua terra natal, transportado em condições precárias, vendido no mercado negro, encarcerado. Tratado como bicho exótico ou peça de museu, foi exibido como artigo de luxo até a morte daquele que se dizia seu dono. Foi abandonado, passou fome, viu os vigias fugirem para outras terras e então resolveu fugir. Pepe, o hipopótamo, levou com ele sua companheira e, juntos, deram vida a um incontável número de filhotes que deixaram atrás de si um rastro de destruição e morte. Você pode pensar “e o que eu tenho com isso?”. Mas só até descobrir que o Pepe está crescendo bem perto de você.
Enquanto Ela Dormia
Enquanto Ela Dormia conta a história de Dora, personagem submetida a convenções sociais predominantemente formuladas pelo gênero masculino. Quando motivada por acontecimentos cotidianos, Dora traz à tona seus próprios traumas, frutos de uma sociedade patriarcal enraizada. O espetáculo aproxima o público do universo feminino ao demonstrar os abusos, violências e a constante marginalização social do gênero. O enredo desenvolve uma atmosfera dramática, que demonstra e reflete sobre questões da subjetividade da mulher.

Fichas Técnicas
Pepe, o Hipopotamo
Direção: Pablo Callazans dos Reis Dramaturgia: Camila Damasceno Elenco: Bruno Carboni, Carolina Portella, Cristiano Alfer e Gustavo Braunstein Direção de arte e sonoplastia: Flávio Morbach Portella e David Sousa Produção: Jéssica Policastri Assessoria de Imprensa: BMG Comunicação - Bruno Mourão Guzzo

Enquanto Ela Dormia
Diretora Artística: Eliana Monteiro Texto: Carol Pitzer Atriz: Lucienne Guedes Cenografia: Marisa Bentivegna Light Designer: Guilherme Bonfanti Trilha Sonora: Erico Theobaldo Figurinista: Marichilene Artisevskis Dramaturgismo: Antonio Duran Operadora de Som: Nayara Konno Operadora de Vídeo: Aline Sayuri Operadora de Luz: Patricia Amorim Diretor de Cena/Contrarregra: Evaristo Moura Produção Geral: Marcelo Leão Fotos: Mayra Azzi Assessoria de Imprensa: Márcia Marques - Canal Aberto.
Espetáculo realizado a partir de produção original do SESI-SP; texto original oriundo do projeto Núcleo de Dramaturgia SESI-SP

SERVIÇO
TEATROS EM MOVIMENTO
GRÁTIS. Os ingressos são distribuídos 1h antes do início das apresentações.

Enquanto Ela Dormia
Dias 07, 08, 14 e 15 de março de 2020
Sábados, às 20h e domingos, às 19 hs
Casa de Cultura Vila Guilherme
Praça Oscar da Silva, 110 – Vila Guilherme
Duração: 70 min/ Recomendação: 16 anos/ Capacidade: 40 lugares

Pepe, o Hipopotamo (2a tentativa)
Dias 21, 22, 28 e 29 de março de 2020
Sábados, às 21h e domingos, às 21h
Sede do Teatro da Vertigem
Rua Treze de Maio, 240 - 1o andar - Bela Vista
Duração: 90 min/ Classificação: 16 anos/ Capacidade: 50 lugares

Comentários