N-1 edições lança o projeto pandemia crítica



n-1 edições lança o projeto pandemia crítica e disponibiliza textos online sobre a situação atual do mundo, e inicia o lançamento de todo seu catálogo no formato e-books. Os livros previstos para serem lançados neste mês de março e abril, devido a este colapso serão publicados agora como e-books e posteriormente como livros-objetos. Alimentar a alma e o pensamento durante a quarentena é essencial para continuar presente no mundo, e com esta intenção a n-1 edições põe no ar pandemia crítica, uma ação online da editora (n-1edicoes.org) e nas suas redes socias.


“Nossa pandemia crítica consiste em fazer circular cotidianamente pensamentos surgidos no calor dos acontecimentos. Trata-se de explorar, ainda que intuitivamente, como esse evento mundial nos chega, perturba, atordoa, chacoalha, e talvez também abra brechas. Alguns dizem que depois disso nada será como antes. Numa era que parecia ter esgotado sua imaginação política, quiçá só uma pancada virótica seja capaz de nos despertar”. [Peter Pál Pelbart – sócio fundador da n-1edições]


O projeto Pandemia original começou logo após as manifestações de 2013 com o intuito de disseminar ideias, e como numa pandemia viralizar estes novos pensamentos e outras linhas de fuga sobre os vários momentos vividos no país desde então. Naquele momento não supunhamos esta pandemia concreta e viral, e por isso nomeamos do olho do furacão deste acontecimento esta plataforma como pandemia crítica. Um respiro no meio do redemoinho. O projeto Pandemia original consiste na publicação de textos em papel no formato de cordéis, e após 10 publicações eles são embalados em uma caixa especial e só então comercializados em livrarias. Antes desta embalagem nas caixas, até agora 4, eram vendidos somente no showroom da editora, em feiras e lançamentos especiais, com um pequeno aviso nas suas bordas de repassá-los. Aproximadamente 50 cordéis ja foram publicados desde 2013, sempre vendidos a preços populares, com textos de autores como Eduardo Viveiros de Castro, Vladimir Safatle, Suely Rolnik, Paul Preciado, Achille Mbembe, Silvia Federici, Franco Bifo Berardi, mulheres ex-sobreviventes do sistema carcerário brasileiro, Heiner Müller e vários outros conhecidos e outros ainda desconhecidos. Agora nesta plataforma pandemia crítica serão publicados novamente junto a novos textos . Publicá-los neste momento é afirmar a potência destas vozes, e sua capacidade de apontar outras perspectivas para este mundo porvir, agora em colapso.





Desta série de aproximadamente 50 já publicados todos serão disponibilizados gratuitamente e outros serão vendidos a R$ 2,00 em formato “e-cordéis-books” bem como novos textos serão lançados aqui nesta plataforma, junto aos e-books colocando em circulação esta pandemia crítica enquanto estamos isolados e fascinados com nossas máquinas, imagens, informações e teclados.

 A pandemia crítica tem a proposta de pensar e fazer com que cada um de uma forma mínima e viral possa criar novos movimentos e inverter geometrias dentro dos quadrados a que estamos restritos. [Ricardo Muniz Fernandes – sócio fundador da n-1edições] O primeiro texto disponibilizado é um texto do filósofo português José Gil denominado “O Medo”, sobre o que estamos vivendo agora:

O medo não é uma atmosfera, é uma inundação. Como resistir, como desfazer, ou pelo menos atenuar o medo que nos tolhe? Com mais conhecimento, sim, e mais informação, e mais entreajuda e racionalidade. Resta-nos sobrepor ao medo que nos desapropria de nós, o medo desse medo, o de sermos menos do que nós. Resta-nos, se é possível, escolher, contra o que nos faz tremer de apreensão e nos instala na instabilidade e no pânico, a forças de vida que nos ligam (poderosamente, mesmo sem o sabermos) aos outros e ao mundo. [José Gil, filósofo e pensador português] * O livro de Jose Gil, filósofo e pensador português, “Fernando Pessoa, ou a metafísica das sensações” será publicado online no início do mês de abril como um dos lançamentos em e-book da n-1 edições. Antes de sua publicação trechos de seu livro serão disponibilizados na pandemia crítica. 


O próximo texto a ser publicado na plataforma pandemia crítica, será uma entrevista do sociólogo e filósofo italiano Franco Bifo Berardi, chamado Crônica da psicodeflação “O imprevisto transforma aquilo que a vontade não soube transformar. Mas agora trata-se de reativar a energia renovável da imaginação.

Comentários