N-1 edições lança livro sobre projeto de Marielle Franco no Curanderia


Evento acontece na data em que a vereadora foi assassinada e traz roda de conversa e performance artística




“....E eu sigo aqui, resistindo por você. Resistindo por todas as mães que são vítimas do Estado e, principalmente, por todos os filhos que são vítimas do Estado. 
[Luyara Franco]


No dia 14 de março de 2020, sábado, das 15h às 18h, a N-1 edições e a Curanderia Cultural (Rua Lituânia  669 – Vila Romana), realizam o evento de lançamento do livro Espaço Coruja: pelo direito das crianças e das mulheres. Marielle Franco legisladora, de Amanda Mendonça e Pâmella Passos. As autoras pesquisadoras e amigas da vereadora Marielle Franco resgatam nesta obra a história de uma das leis criadas por Marielle em sua mandata e que resultou no Espaço Coruja, um espaço infantil noturno e que atendia uma demanda de mães que não tinham onde deixar seus filhos por trabalhar à noite. O evento traz uma roda de conversa com a historiadora Júlia Franco, a designer, fotógrafa e educadora Nina Vieira e a dançarina e produtora cultural Ciça Coutinho, idealizadora e cofundadora da Curanderia. A performance artística fica por conta da bailarina Verônica Santos, Bailarina Intérprete, criadora, coreógrafa, preparadora corporal, diretora de movimento, atriz, arte–educadora e Sócia-fundadora e diretora da Corpórea Companhia de Corpos.

Exatamente na data deste lançamento completa-se 2 (dois) anos da brutal execução de Marielle, que segue sem resolução. “Espaço Coruja: pelo direito das crianças e das mulheres. Marielle Franco legisladora resgata a formulação de uma mulher negra, favelada, mãe e LGBTI sobre educação. É fruto de uma experiência e vivência ao lado de Marielle Franco pensando e atuando em projetos, desde sua campanha eleitoral, que conjugavam direitos das mulheres e das crianças. Em suas páginas fica explícita a visão interseccional que atravessou toda trajetória de Marielle e esteve presente também em seu principal projeto de lei para educação, o Espaço Coruja. A obra conta com prefácio da Anielle Franco, orelha de Monica Benício, quarta capa de Luyara Franco e pósfacio de Tarcísio Motta (coautor) da lei.A edição terá preço popular e tem por objetivo afirmar o legado de Marielle dando visibilidade ao seu trabalho como legisladora na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Sobre a N-1
Fundada em 2011, a n-1 edições chegou ao cenário editorial através da produção de livros-objeto numa área transdisciplinar, entre a filosofia, o teatro, a estética, a literatura, a antropologia e a política, abordando os problemas contemporâneos de maneira plural e aguda, relançando-os em novas direções.    São publicações que unem a escala industrial à produção artesanal e vão além do suporte básico do livro – o papel. Sem formatos pré-concebidos, a ideia é que cada edição inaugure novas formas de apresentação. Para isso, o texto é pensado materialmente, resultando na composição chamada livro-objeto: o livro continua valendo-se da função de leitura, mas passa a ser, também fisicamente, objeto que convoca sentidos.

Sobre a Curanderia Cultural
Curanderia Cultural é espaço de encontro através das artes, das trocas e práticas culturais em cooperAção e aprendizagens COMpartilhadas. O espaço nasceu em abril de 2019 com o intuito de fomentar ações culturais autorais e autônomas, tendo como eixo central a valorização e validação das genealogias femininas das e dos proponentes - quem são as Mães, Avós, Bisas e Tataras. Fios e sistemas familiares se entrelaçam em pretagonismos e protagonismos do feminino  que ancoram as histórias das mulheres e homens envolvidos na  cura(nderia).

Marielle seguirá construindo um mundo mais justo e igualitário e movimentando as estruturas dessa sociedade ainda tão patriarcal, misógina, machista e racista.
[Monica Benicio]

Ficha técnica

Título Espaço Coruja: pelos direitos das mulheres e das crianças.
Legisladora Marielle Franco 
Autoras Amanda Mendonça e Pâmella Passos
Ano 2020 | 1˚ edição
N˚ de paginas 64
ISBN 978-65-81097-05-9
Preço de capa R$ 20,00

Serviço
Local: Curanderia Cultural
Horário: das 15h às 18h
Endereço: Rua Lituânia 669,  Vila Romana
Entrada: pague o quanto puder

Comentários