Tom Maior vai contar os feitos dos negros na história do Brasil e a luta pela igualdade e liberdade

Logo do enredo 



Tom Maior, que recebeu esse nome à partir da inspiração num verso de Martinho da Vila :  “ vai ter que amar a liberdade só vai cantar em TOM MAIOR, vai ter a felicidade de ver um Brasil melhor”, será a segunda escola a desfilar , nessa sexta feira de carnaval.

 Coisa de Preto um enredo afirmativo, criado à partir de uma expressão racista, vem com a proposta de mostrar que “coisa de preto “,  “serviço de preto” e “arte de preto” são  na verdade alguns dos pilares essenciais de nossa sociedade, e mostrar a importância do povo preto em nossa história”.


Luciana Silva / Presidente da Tom Maior / Foto: Sasp 


Mostrará personalidades, artistas, personagens que se destacaram em várias vertentes:  música, artes plásticas, esporte, literatura .  A cantora Elza Soares será destacada como figura de representatividade no feminismo negro contemporâneo. Wilson Simonal, Mussum, Alcione, D. Ivone Lara, Ruth de Souza, Grande Otelo , Ademar Ferreira da Silva, Benjamin de Oliveira, Machado de Assis, Carolina Maria de Jesus, Pixinguinha , Chiquinha Gonzaga, Maria Firmina dos Reis, Milton Santos, Mano Brown, Aleijadinho , Madame Satã , Tia Ciata, Mãe Menininha do Gantois, Abdias do Nascimento, Maria Felipa, todos serão lembrados na passagem do desfile.  Debate a luta por justiça pela morte de Marielle Franco.

Escultura gigante de Marielle Franco que virá no desfile da Tom Maior 


O enredo destaca também a importância do negro na formação de nossa nação e identidade cultural, na criação da Academia Brasileira de Letras, inspirando  tantos  talentos.
“A liberdade não veio e nem a igualdade virá de favor ou bondade, se conquistou e seguirá sendo buscada pela força e pela intelectualidade de gênios guerreiros...A minha luta, a luta do povo preto. “




Comentários