Programa Metrópole em Foco recebe representantes de blocos carnavalescos



Os representantes dos blocos 
Por : Preta Jóia 
Fotos : Reprodução das redes sociais 

Hoje no programa Metrópole em Foco   da Radio Trianon AM 740 , com apresentação  de Pedro Nastri e produção de Duda Júnior, estiveram presentes representantes dos Blocos Esfarrapados, um dos blocos mais antigos da cidade de São Paulo, Bloco Sacada da Gil e Tio Helião que tem 5 anos existência, Bloco Berço  Elétrico para bebês e o recém formado Botina Amarela  e fiz  divulgação   do Bloco 7 Samba Show que tem dois anos de formação.

Duda Júnior (produtor do programa )


Pedro Nastri (apresentador) 

Foi muito interessante  saber um pouco de cada história de fundação  dos blocos participantes.


Sacada da Gil, começou com a fundadora Gil  olhando o movimento de um bloco da sacada de sua casa, desceu para ver de perto, gostou, e  resolveu criar seu bloco, o que foi uma boa “sacada” da parte dela, pois hoje o bloco tem mais de sete mil participantes, que inclusive estiveram  presentes no  seu  casamento que foi oficializado no desfile do bloco, depois de uma união de mais de 30 anos com seu agora  esposo Tio Helião. O Bloco une diversão e gastronomia, com os almoços com fundo social que realizam  uma vez por mês, arrecadando alimentos para famílias carentes.  O desfile do Bloco será no dia 25 de fevereiro,  terça feira de carnaval, a partir das 13 horas no Tucuruvi.

Gil e Tio Helião 

Tio Helião 


O Berço Elétrico foi fundado por Diogo Rios,   a partir da idéia que ele teve para participar do desfile do Monobloco  com seu filho ainda pequeno, então resolveu criar um berço customizado para o bebê, e as pessoas gostaram da idéia,  feito um vídeo que viralizou e então surgiu o bloco,com o primeiro desfile foi em 2019,  os pais aderiram e foi  um sucesso, bem organizado e realizado pela primeira vez no Burle Marx . Pelos participantes serem bebês e crianças obrigatoriamente acompanhados de responsáveis , o bloco não circula,  é estático. As vestes  são body para os bebês e abadas para crianças até 5 anos e também para adultos. Os organizadores tem a  preocupação de disponibilizar  local adequado para amamentação, alimentação e fraldário,  utiliza aparelhos que controlam os decibéis para preservar a audição dos pequenos. O bloco mistura marchinhas e cantigas infantis com músicas de Tim Maia e Alceu Valença entre outros para agradar a tantos adultos como as crianças.  O desfile desse ano acontecerá no dia 22, próximo sábado, na Praça Horácio Sabino em Pinheiros, das 10 as 14 horas, evento gratuito.


O primeiro evento do Berço Elétrico 

As acomodações para as mamâes e bebês 



O Bloco Botina Amarela surgiu com a ideia  de resgatar os carnavais de rua da região de Santo Amaro, por José Carlos Bruno, presidente do CETRASA (Centro das Tradições de Santo Amaro), com a iniciativa de seus filhos, apoio do jornalista Rodrigo Fittipaldi e com o cantor Cláudio Fontana animando o desfile.Desfilaram com uma boa média de  200 pessoas, no dia 8 de fevereiro, já que tudo foi organizado em apenas 25 dias.

 Tatty e Rodrigo Fittipaldi, Gilberto Marques Bruno e Cláudio Fontana




O Bloco Esfarrapados foi  fundado em 1947, por Walter Taverna e seus amigos,  o bloco é o mais antigo de São Paulo, um dos patrimônios culturais do Bairro do Bixiga,  antes basicamente comunitário, com pessoas fazendo suas próprias fantasias, agora com milhares de participantes vindo de diversas regiões, informa  o presidente  Maurício Bianchi. O Bloco Esfarrapados é embalado por marchinhas e sambas de enredo da  Escola de Samba Vai Vai. Desfila na segunda feira de carnaval, concentração às 10 horas na esquina da Rua Treze de Maio com a Rua Conselheiro Carrão, na Bela Vista.







Finalmente quero falar sobre o Bloco 7 Samba Show, criado por Sérgio Luiz da Cruz Batista, que já havia participado da administração de outros blocos, mas tomou a iniciativa de criar o seu próprio, oficializado em fevereiro de 2018, sendo que o primeiro evento aconteceu em novembro do mesmo ano, no Bar Samba, localizado na Vila Madalena, e o primeiro desfile em 03 de fevereiro de 2019. O símbolo do Bloco é a Coruja que simboliza mistério, inteligência, sabedoria e conhecimento racional e intuitivo.  Nesse ano,  bloco fez um pré-carnaval no dia 8 de fevereiro no Bar Vila na Vila em Pinheiros e o desfile oficial será no dia 01 de março, com concentração no mesmo bar, na Rua Belmiro Braga, 83, a partir das 14 horas, e os abadas custam apenas R$ 20,00.
Maiores informações nas redes sociais dos blocos.


 Sérgio Luiz (presidente do Bloco Samba Show )

Fabiana Costa, Renata Joaquim , Sérgio Luiz 





Comentários