Pedro Nastri recebe Osvaldinho da Cuica, Chapinha e o Samba da Vela no Metrópole em Foco !

Célio Egídio, Preta Jóia, Luizinho 7 Cordas, Pedro |Nastri (apresentador ) , Chapinha, Osvaldinho da Cuica, Ricardinho Ramos, Willian Fialho e Bebeto 


Por: Preta Jóia 

Hoje no Programa Metrópole em Foco, apresentado por Pedro Nastri, com produção de Duda Júnior, estiveram presentes, Osvaldinho da Cuica, Chapinha e o pessoal do Samba da Vela, para falar sobre as homenagens programadas para os 80 anos de Osvaldinho, completados no último dia 12 de fevereiro.


Osvaldinho da Cuíca 



Osvaldinho da Cuíca, nascido no Bom Retiro, iniciou sua vida sambística aos quinze anos, participando da fundação de algumas escolas de samba, e sendo fundador da ala de compositores da Vai Vai. Em 1974 foi eleito o primeiro Cidadão Samba de São Paulo, em concurso promovido pela Secretaria de Turismo, hoje tem o título de Embaixador Nato do Samba Paulista, recebido pela UESP  - União das Escolas de Samba Paulistanas.
Passista, ritmista, pesquisador, cantor e compositor, já participou de programas de televisão, shows, gravações, festivais, tocou com artistas de grandes expressões no mundo do samba, e também com alguns artistas  internacionais como  Yoko Ono, Living Colour e Rolling Stones entre outros.

Osvaldinho da Cuíca 

Esse senhor sambista, nos seus oitenta anos tem muita história para contar, e sempre com bom humor  e positividade, junto com  José Marilton da Cruz o “Chapinha”  (ativista cultural e um dos fundadores do Samba da Vela) tornou o bate papo bem descontraído  e relevante para que os  ouvintes conhecessem mais sobre a importância dos dois  personagens para o mundo do samba.
Também estiveram presentes os músicos Luizinho 7 Cordas, William Fialho, Ricardinho Ramos, Bebeto que os acompanharam na parte musical, apresentando sambas compostos por Osvaldinho da Cuica e parceiros.
Oswaldinho comentou que hoje em dia só se fala da história do samba, dos anos 80 para cá, que os enredos das escolas, antigamente  eram escolhidos consultando a comunidade, hoje o  carnavalescos escolhem enredos visando   o lado comercial, que existe o pós graduado, o técnico.  mas falta sabedoria, baterias estão afetadas pela modernidade, tem bandas que em vez de samba tocam funk. O importante para Osvaldinho é  o que caracteriza o samba, é  a pulsação, a divisão, que a essência sem raiz não vale nada.

Chapinha do Samba da Vela 


Chapinha lembra que antigamente se comprava o LPs de samba enredo, e decorava a letra de todos , para depois cantar nas rodas de samba, hoje em dia nem o componente da escola lembra o samba inteiro, com o qual desfilou no ano passado, que estão comercializando nossa cultura , a nossa identidade.



Em primeira mão Osvaldinho anunciou que esse será o último ano que participa de desfile de escola de samba, irá desfilar pela Império da Casa Verde pois foi convidado e pela Vai Vai sua escola, e gostaria até de sair como baliza, pois foi assim que começou sua história no samba.

Assista o vídeo onde Chapinha e Samba da Vela cantam composição de Osvaldinho da Cuíca:





Nos dias 20 e 21, acontece no Sesc Vila Mariana, um show em homenagem aos 80 anos de Osvaldinho , com presença do Samba da Vela e convidados, com produção de Nego Júnior da Saravei Produções.




Comentários