Risco Festival - 6 a 9 de dezembro - São Paulo/SP





A programação de 2019 inclui a Casa Risco (Noite Foda e Noite Não Binária) e a oficina Captação de recursos em tempos de censura e desmonte (estratégias de financiamento de projetos dissidentes através de fundos internacionais) com a francesa Lola Silva.
No Centro Cultural da Diversidade tem show com Dani Nega e noite de Futurismo Indígena com Nelson D, Brisa Flow e participação do bailarino canadense Brian Solomon.
O RISCO convidou ainda as artistas argentinas Maruja Bustamante e Belen Gatti para uma série de atividades discutindo a temática da masculinidade através da linguagem Drag King: oficinas de criação e performance Drag King e show musical-audiovisual "Los Reyes del Amor".



O RISCO Festival teve sua primeira edição em 2018, quando ocupou 14 espaços da cidade com artistas de 9 países em uma programação que tratou de [redes afetivas] como eixo curatorial, promovendo uma série de performances, espetáculos, shows e oficinas espalhadas pela cidade e oferecidas de maneira gratuita.

Em 2019, com o ecossistema do setor cultural completamente alterado e a produção artística respirando por aparelhos em um ambiente político ainda mais complexo e polarizado, o RISCO retorna com o conceito Em Casa, trazendo atividades em um espaço próprio e independente no Bom Retiro (a Casa Risco / Quimera Atelier) e incluindo extensões (shows e oficinas) no recém criado Centro Cultural da Diversidade.

Em um ambiente ameaçado por diferentes formas de censura, desmontes e perda de direitos, o RISCO renova suas proposições dentro do conceito do risco artístico e das subjetividades em risco, propondo uma programação que inclui shows, performances, festas, obras em processo, oficinas e conversas, questionando seu próprio modelo como festival e as práticas colaborativas e de autogestão que se fazem necessárias no contexto atual.

A programação inclui noites temáticas na Casa Risco (Noite Foda e Noite Não Binária) e oficina "Captação de recursos em tempos de censura e desmonte" (estratégias de financiamento de projetos dissidentes através de fundos internacionais) com a francesa Lola Silva. No Centro Cultural da Diversidade haverá shows com Dani Nega e noite de Futurismo Indígena com Nelson D, Brisa Flow e participação do bailarino canadense Brian Solomon. O RISCO convidou ainda as artistas argentinas Maruja Bustamante e Belen Gatti para uma série de atividades discutindo a temática da masculinidade através da linguagem Drag King: oficinas de criação e performance Drag King e show musical-audiovisual "Los Reyes del Amor". O festival encerra-se no dia 9 de dezembro com uma festa com shows e DJs convidadxs.

O RISCO tem direção artística de Natalia Mallo e Gabi Gonçalves, curadoria de Natalia Mallo e é uma realização da Associação Cultural Corpo Rastreado, com apoio da Embaixada da França - Institut Français, Secretaria Municipal de Cultura e Ateliê Quimera.

Endereços:

Casa RISCO / Quimera Atelier - Alameda Nothmann, 280 - Campos Elíseos - Próximo à Estção da Luz

Centro Cultural da Diversidade
R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi, São Paulo

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro, São Paulo

Risco Festival
Programação RISCO#2 [em casa]
@riscofestival

Programação



Noite Foda - Abhyana / Foto:Marcelo Vitorino



Noite Foda /Carlos Juliano 


Noite Foda: Natália Barros 


5/12 Quinta-feira - Casa Risco
21h - 3:00
Abertura do RISCO com Noite Foda
Noite dedicada ao prazer e às poéticas e políticas do erotismo.
Com Abhiyana (Textos Putos Pocket), sarau de poesia erótica (Natalia Barros, Caio Juliano e microfone aberto)
DJs convidadxs

Uma noite para celebrar o prazer e o corpo. É através do desejo que serão produzidos novos imaginários e mundos. Música, poesia e performance para ativar os sentidos, politizar os afetos e criar coletivamente situações do mais impuro bem estar.

Ingressos: Pague quanto der - Preço sugerido R$20,00

6 e 7/12
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro, São Paulo

Oficina "Captação de Recursos em tempos de Censura e Desmonte"
Com Lola Silva (França)
6/12 14h a 18h: Onde procurar - Compartilhamento de base de dados com fontes internacionais de financiamento para projetos artísticos, culturais e iniciativas de ativismo.
7/12 10h a 14h: Como acessar - Diretrizes para a escrita de propostas e projetos para convocatórias e fundos internacionais.

A oficina tem o objetivo de compartilhar estratégias de financiamento de projetos dissidentes através de fundos internacionais.

Lola Silva é pesquisadora em mídia internacional e especialista em indústrias culturais e criativas. Há três anos compõe o conselho do FRIDA Young Feminist Fund, uma fundação que financia mais de 250 organizações, coletivos e associações em todo o mundo para projetos sociais ou artísticos, bem como festivais. Em 2014, foi eleita Secretária Internacional da Mulher da ILGA (Asociación Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersex) advogando, principalmente, no seio da UNCSW (United Nations Commission on the Status of Women).

Inscrições até 30/11 no link:

Esta programação tem apoio do Consulado Geral da França em São Paulo.

6/12 Sexta-feira - Casa Risco
19h - 3:00
Noite Não Binária - Co-curadoria com Núclea de Pesquiza Tranzborde
Exibição (prévia em processo) do filme Limiar de Coraci Ruiz
Conversa
Performances: Amores que (dança), Queima em Processo, com Florido (teatro).
DJs convidadxs

O mundo não é binário. Noite curada em parceria com o coletivo Tranzborde, composto por jovens artistes NBs, a Noite Não Binária celebra a potência disruptiva destes corpos e narrativas, que questionam o nosso entendimento do mundo e nos oferecem o vislumbre de um paradigma libertador.

Ingressos: Pague quanto der - Preço sugerido R$20,00

5 e 6/12 Quinta-feira e Sexta-feira - Centro Cultural da Diversidade
13:30h a 18:30h
Oficina de performance Drag King
com Maruja Bustamante e Belen Gatti (Argentina)

Drag King é um gênero humorístico que surge como desdobramento da linguagem do cabaret. Mas pode significar também um ato político e uma investigação pessoal. Historicamente "mulheres" se vestiam como "homens" para poder realizar atividades que lhes eram proibidas. A oficina propõe ampliar as categorias e definições que respondem às perguntas: Por quê fazer Drag King? Como encontrar meu Drag? Como ferramentas: o corpo, a maquiagem, associações de pensamentos, o corpo no espaço, uso do microfone e construção da voz. O trabalho é acompanhado de momentos de debate e reflexão, incluindo material teórico e audiovisual.

Maruja Bustamante é atriz, dramaturga, cantora e compositora. Dirige e escreve desde os 20 anos de idade e suas peças foram compiladas em um livro editado por Blatt & Ríos e recém lançado na Argentina. Atualmente apresenta o projeto teatral/audiovisual Los Reyes del Amor.

Belén Gatti formou-se em atuação na Universidade UNA, e além de atriz é baterista e cantora. Estudou com Juan Coulasso no Espacio Roseti e formou-se em dramaturgia com Matias Feldman e Andrea Garrote. Atualmente é diretora assistente de Homealone, premiado e incluido no programa Operas Primas em 2016.

20 vagas

Inscrição através do link:

7/12 Sábado - Centro Cultural da Diversidade

16h
Show com Filipe Catto


Filipe Catto


Para marcar o lançamento do álbum Catto (Biscoito Fino), Filipe criou o show O Nascimento de Vênus, que já rodou o mundo inteiro encantando platéias. Neste show, o repertório será apresentado de maneira intimista em formato acústico.

19h
Show com Dani Nega (Prévia do novo EP)


Dani Nega 


Recém chegada de turnê na Europa com DJ Craca, Dani Nega apresenta o repertório onde mistura rap, spoken word e beats eletrônicos, servindo como base para suas letras de alta carga política, abordando questões como a apropriação cultural, genocídio do povo negro no Brasil e sua vivência como mulher negra e lésbica. Neste show, Dani apresenta ainda uma prévia de seu primeiro EP autoral, que será lançado em 2020.

20:30h Após show de Dani Nega
Conversa "Música Dissidente"

Com Nelson D, Brisa Flow, Dani Nega e Los Reyes del Amor (Argentina)

A conversa será um momento de conexão entre artistas de diferentes linguagens, origens e países com o público, para tratar de proposições musicais fora da norma, produzidas no contexto urbano das grandes cidades a partir de subjetividades ameaçadas pela ferida aberta do colonialismo.

8/12 Domingo - Centro Cultural da Diversidade

19h Espetáculo - Show com Drag Kings Los Reyes del Amor (Argentina)

Dirigido por Marianela Portillo e estrelado por Maruja Bustamante e Belén Gatti, o espetáculo trata do cruzamento de duas histórias, uma "gaúchesca" e outra de aventura, transitando entre o realismo mágico e o romantismo. Dois imitadores, um de Elvis e outro de Sandro (cantor e ícone sexual argentino da década de 70), finalmente se encontram e depois de se tornarem amigos, percebem que outro elo e um passado os unem. O destino de um piloto de avião, que está se aposentando da profissão, se cruza com o de um jovem do interior perdido em Buenos Aires. Unidos pela paixão e pela música, imitam os grandes Elvis e Sandro, tornando-se "showmans".

Marianela Portillo é diretora, autora, fotógrafa, atriz, cantora e video artista. Dirigiu e escreveu a obra performática audiovisual e musical Mr. Woman em Lady Ray Van Ring, que estreou no Centro Cultural San Martín em setembro de 2018, co-produzido por 11FIBA. Este projeto também recebeu apoio do Fundo Artes Nacionais e Instituto Nacional de Teatro. O trabalho participou em 2019 no 12FIBA na Sala Zelaya, Callejón Festival e Futures Festival.
Dirigiu e produziu o documentário Sinuosos y Dorados Médanos com Guillermo Ueno,
Nacho Iasparra, Bruno Stecconi e Nicolás Domínguez (2016) e o vídeo que eu gostaria
que éramos um filme (2015 - finalista da seção multimídia de Paraty em foco,
Brasil).

Entrada Gratuita

9/12 Segunda-feira - Centro Cultural da Diversidade
Futurismo Indígena
com Brisa Flow, Nelson D e Brian Solomon (Canadá) - 21h.

Nelson D.

Brisa Flow e Nelson D representam o movimento indígena futurista que vem ganhando voz no meio musical. Brisa Flow é descendente do povo Mapuche. É cantora, musicista, compositora, poeta,performer, produtora musical e ativista pelo direito de demarcação e uma das principais vozes contra o genocídio da população indígena no país. Nelson D é manauara, criado na Itália, onde estudou artes visuais, e produtor musical, responsável pela sonoridade de singles de artistas como Danna Lisboa, Tassia Reis e Glória Groove, entre outros. Junto com eles, o multiartista e bailarino canadense Brian Solomon, da etnia Anishnaabe do norte do Canadá apresenta o solo RED SHEET: "Uma reflexão trágica sobre a verdade através da expressão elétrica do meu espírito. Testemunhar as esculturas em movimento de um povo nos ajuda a entender para onde estamos indo e onde já estivemos."


Estes três artistas, juntos, representam a pluralidade da arte de resistência indígena, em diálogo com a cultura urbana, o ativismo, a moda, o corpo e a linguagem audiovisual.

Entrada Gratuita

9/12 Segunda-Feira - Casa RISCO
21h - 3h
Festa de encerramento
Shows, performances e DJs Convidadxs

Ingressos: Pague quanto der - Preço sugerido R$20,00

Comentários