Oficina de Escrita Antirracista. Dia 13 (sexta) de dezembro, com a historiadora Dandara S. Carol Rocha




"Todos são bem vindo, homens e mulheres (cis ou trans) e pessoas não binárias. Com qualquer tipo de formação. A literatura é um campo estratégico na luta contra as opressões que vivemos, sejam elas de raça, classe, gênero ou sexualidade, pois elabora um imaginário social. O cenário que temos hoje no Brasil é de uma produção e projeção masculina e branca, por isso, defendemos que esse contexto seja complexificado e ampliado, o que inclui as perspectivas: femininas, negras, periféricas e marginais. Fora isso, a escrita criativa contribui para o nosso autoconhecimento, a nossa autoestima e a nossa saúde mental. Nesse espaço cabem diálogos, trocas, leituras e escritas. Um encontro para refletirmos sobre o potencial transformador da escrita na busca pela reflexão, autocuidado, amor-próprio e cura. A nossa história importa", alega Dandara S. Carol Rocha. E ainda recomenda: "Traga papel e caneta". Dandara é historiadora e pesquisadora doutoranda em sociologia/PhD Student IESP-UERJ.

Coletivo Maitê Ferreira - é vinculado ao Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), é composto por mulheres plurais em crenças e identidades que após alguns anos de trabalho e militâncias (dentro dos mais diversos espaços políticos e sócias) contra a intolerância religiosa, o racismo, o machismo e LTBFobia e transfobia  escolheram se reunir e unir suas forças em prol das liberdades e da equidade à luz dos direitos humanos. O nome do coletivo é uma singela homenagem à saudosa Maitê Ferreira, uma das fundadoras do CEAP, negra mulher de fibra e de luta que lutou em prol das populações Marginalizadas e emancipação feminina na sociedade brasileira.

A OFICINA DE ESCRITA ANTIRRACISTA - compõe o I Encontro Mulheres de Fé, Mulheres de Axé. Projeto dividido em 4 encontros entre os anos de 2019 e 2020. Abriu com roda de conversa, no Salão Nobre do IFCS, da UFRJ, em novembro.
A segunda atividade será a oficina em JF. Já o 3º encontro, "Tertúlia das Liberdades", acontecerá no dia 22 de janeiro de 2020, contará com oficinas, espaços literário, trocas e relatos experiências na luta contra o racismo e o machismo. Também contará com a participação e performance do Grupo de Artes Cênicas e Políticas As Ruths. O 4º evento será "Encontros sem Fronteiras", com diversas atividades, enceramento o projeto no dia 1 de fevereiro, na cidade de Campo dos Goyatacazes/RJ. 

OFICINA DE ESCRITA  ANTI-RACISTA - 2ª atividade do I Encontro Mulheres de Fé, Mulheres de Axé.
Sexta-feira, 13 de dezembro, das 19h às 22h
Museu do Crédito Real
Av. Getúlio Vargas, 455, 36010-110 - Juiz de Fora
Entrada Franca
Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc4b8Y6EdjO64J1IKBA6AGgJBcXTdAdP33gQPGY8hT_wzIBAw/viewform

Comentários