Teatro Infantil | A Mulher que Matou os Peixes | MiriM | CCBB SP | Atelier Voador (BA)

Inspirado em conto de Clarice Lispector, a companhia soteropolitana Ateliê Voador estreia o musical A Mulher que Matou os Peixes na mostra MiriM, no CCBB SP

A peça aponta os momentos da vida compostos por alegrias e tristezas, perdas e ganhos, idas e vindas. Na trilha, o disco Arca de Noé, de Vinícius de Moraes e Toquinho, ganha versões revisitadas com ritmos nordestinos

Figura 1 – A Mulher que Matou os Peixes, do Ateliê Voador (Salvador/BA). Foto Heder Novaes.
Mais fotos disponíveis em https://tinyurl.com/mirim2019


A MiriM tem trazido desde setembro espetáculos de diversos estados do Brasil para apresentações na área externa do CCBB São Paulo, e mais de 2 mil pessoas já assistiram aos trabalhos e participaram das oficinas


A primeira edição da MiriM – Mostra Nacional de Teatro para Crianças Grandes e Pequenas trouxe, desde setembro, companhias teatrais de vários estados do Brasil para temporadas gratuitas na área externa do CCBB São Paulo. A Mulher que Matou os Peixes, do grupo Ateliê Voador (Salvador/BA), é o próximo (e último) grupo a se apresentar no período de 22 de novembro a 15 de dezembro de 2019. O espetáculo é inspirado em um conto homônimo da escritora brasileira Clarice Lispector e é interpretado por Maíra Lins, que faz um pequeno musical com reflexões sobre os movimentos da vida compostos por alegrias e tristezas, perdas e ganhos, idas e vindas.

A mostra, que está na primeira edição, tem curadoria do jornalista e crítico de teatro infantil Dib Carneiro Neto e idealização de Jota Rafaelli e Rafael Petri, da MoviCena Produções. Com patrocínio do Banco do Brasil, a MiriM também traz oficinas mediadas pelos grupos e uma Mesa de Debates dia 20/11, quarta-feira, 11h, sobre teatro infantil e jovem com o curador Dib Carneiro Neto, com Antonio Carlos Bernardes, do CBTIJ – Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude e integrantes das companhias Rococó Produções e Grupo Ateliê Voador. Toda a programação tem entrada franca e é aberta ao público. Segundo Dib, um dos objetivos centrais é oferecer ao público a oportunidade de conhecer um panorama da produção das artes cênicas para crianças fora da capital paulista – as companhias convidadas são da Bahia, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.



Já passaram pela mostra os espetáculos Ovelha Negra, da Cia Pequod (Rio de Janeiro/RJ), Pedro Malasartes e O Couro Misterioso, do grupo Teatro Faces (Primavera do Leste/MT) e Era Uma Vez: Contos, Lendas e Cantigas, da Rococó Produções (Porto Alegre/RS).

Para os idealizadores, é uma oportunidade para que a cidade de São Paulo tenha acesso a temporadas mais extensas de peças infantojuvenis fora do circuito capital/interior paulista, além de seu formato possibilitar um maior alcance do público. “Na MiriM, cada companhia realiza entre 7 e 10 apresentações, gratuitamente, no Centro e a céu aberto, fatores que facilitam o acesso das apresentações”, reforçam. Os produtores lembram que a mostra fomenta o intercâmbio com companhias de fora do Estado, o que fortalece vínculos entre companhias brasileiras e possibilita que as pessoas tenham cada vez mais acesso à trabalhos que lidam com linguagens teatrais diversas e que traduzem muito da cultura regional do lugar de onde vem as montagens.

Sobre o espetáculo que será apresentado pela MiriM, Dib Carneiro Neto adianta: “A Mulher que Matou os Peixes, do grupo Ateliê Voador (Salvador/Bahia), parte de um conto da escritora Clarice Lispector para discutir a morte e a necessidade de aceitar que todos nós erramos. No espetáculo, o disco Arca de Noé, de Vinícius de Moraes e Toquinho, ganha versões revisitadas com ritmos nordestinos”.

Sobre o espetáculo
A Mulher que Matou os Peixes, grupo Ateliê Voador (Salvador/BA)
Estreia dia 22/11, sexta-feira, as 15h30
De 22 de novembro a 15 de dezembro de 2019
Sábados e domingos, 15h30.
Sessão extra 06/12 (sexta-feira), às 15h30.
60 minutos | Livre
Workshop com o grupo Ateliê Voador – 7/12, sábado, 10h
Uma imagem contendo pessoa, homem, interior, mantendo

Descrição gerada automaticamente
A Mulher que Matou os Peixes, uma pop-bossa samba'n'roll, conta a história de um crime, a morte de dois peixes vermelhinhos, mas tudo narrado em um jogo delicioso e de extrema sensibilidade para concluir que a falha, o lapso, o erro e o esquecimento são inerentes a todos nós, homens e mulheres. A partir do original de Clarice Lispector, a encenação ganha roupagem de um pequeno musical e apresenta a cantora Maira Lins, que nos convida a pensar no movimento da própria vida que é composto de alegrias e tristezas, perdas e ganhos, idas e vindas.

Ficha Técnica: Dramaturgia – Djalma Thürler (a partir de Clarice Lispector, Vinícius de Moraes e Toquinho). Direção – Djalma Thürler. Atuação – Maira Lins. Arranjos Musicais – Roberta Dantas. Cenografia – José Dias. Figurino – Luiz Santana. Adereços – Flávia Bomfim. Confecção Adereços – “Grupo Bordar os Sonhos, de Sussuarana”. Iluminação / Ass. Direção – Marcus Lobo. Direção De Produção – Duda Woyda e Rafael Medrado. Produção Executiva – Nany Oliveira. Assessoria De Imprensa – Rafael Brito. Design Visual – Giovanni Rufino.

Mesa de Debate
Dia 20 de novembro, quarta-feira, 11h
Teatro para Crianças e Jovens: Temas, Linguagens e Reflexões
Com Dib Carneiro Neto, Antonio Carlos Bernardes e integrantes da Rococó Produções e do Grupo Atêlie Voador.
Local: CCBB SP

Ficha Técnica da MiriM
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Idealização: MoviCena Produções
Produção Geral: Jota Rafaelli
Produção Executiva: Rafael Petri
Curadoria: Dib Carneiro Neto
Assistente de Produção: Mateus Fávero
Técnico Geral Responsável: Caike Souza
Designer Gráfico: Gabriel Victal
Registro em Foto: Fellipe Oliveira
Registro em Vídeo: Marcos Yoshi
Assessoria de Imprensa: Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Serviço
MiriM – Mostra Nacional de Teatro para Crianças Grandes e Pequenas
13 de setembro a 15 de dezembro de 2019
CCBB SÃO PAULO
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro, São Paulo-SP
Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô
(11) 3113-3651/3652 | Todos os dias, das 9h às 21h, exceto às terças


  • Acesso e facilidades para pessoas com deficiência | Ar-condicionado | Cafeteria e Restaurante | Loja
  • Clientes do Banco do Brasil têm 10% de desconto com Cartão Ourocard na cafeteria, restaurante e loja
  • Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228.
Valor: R$ 14 pelo período de 6 horas.
É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB.
Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô.

Comentários