Nota da Deputada Leci Brandão em defesa da Fundação Palmares


Foto: Sérgio Silva

A Fundação Cultural Palmares foi criada em 1988, nos 100 anos da Abolição. Sua fundação foi fruto de muitas lutas do movimento negro brasileiro. Esta fundação foi o primeiro mecanismo institucional de proteção e promoção ao patrimônio cultural negro brasileiro e tem como compromisso primordial o combate ao racismo.

Apesar de toda essa história, a Fundação Palmares não ficou imune aos ataques que as instituições estão sofrendo em nosso no atual momento político. Ontem a Palmares sofreu um ataque de morte, ao ser anunciado como seu novo presidente uma pessoa totalmente desqualificada, que desconhece a história e está a serviço de um projeto genocida que tem como alvo principal a população negra.
Nossa indignação foi total e absoluta ao sabermos da completa falta de compromisso, respeito pela história da população negra por parte da pessoa que foi indicada para presidir essa Fundação tão importante para nós.

Em um país onde jovens negros são assassinados todos os dias nas mãos do Estado simplesmente por serem negros, onde as mulheres negras são as mais exploradas no mundo do trabalho e as menos remuneradas e onde os negros, embora sejam maioria da população, não ocupam espaços de poder, negar a existência do racismo, dizer que a escravidão foi benéfica, defender o fim do movimento negro, atacar símbolos de nossa história, como o Zumbi dos Palmares (que dá nome à própria instituição) e o Dia da Consciência Negra não é apenas falta de conhecimento e inteligência, é algo perverso e criminoso.

A única explicação para que uma pessoa faça todos esses ataques só pode ser a idiotia, usada a serviço de um projeto que faz apologia ao ódio, à violência, ao racismo e que está, tal qual parasita, se alimentando do sofrimento, da miséria e da desesperança do nosso povo.

Não podemos permitir que o ódio e a violência destruam a Fundação Cultural Palmares.

Por Zumbi!
Por Dandara!
Pelo povo negro brasileiro!

*Deputada Leci Brandão - PCdoB/SP*

Comentários