"Nosso Sagrado", na Justiça



O filme foi exibido no I Fórum sobre Intolerância Religiosa e Liberdades, no IFCS, Centro, tendo com interlocutor Prof. Dr. Babalawo Ivanir dos Santos. Com o propósito de criar fortalecimento dos diálogos em prol das liberdades, da tolerância e contras todas as formas de preconceito. Ainda mais diante do cenário atual. A data 5 de Novembro - "Dia Nacional da Cultura Brasileira”. O encontro aconteceu no Salão Nobre, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ).

Justiça foi acionada - Sérgio Suiama, Procurador do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro, recebeu a representação e foi instaurado Procedimento Preparatório 1.30.001.004296/2019-51.


Divulgação Nosso Sagrado Mabeji


Entenda o caso -  O Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) em conjunto com a Quiprocó Filmes entrou no mês passado com uma representação no Ministério Público Federal contra o Centro Cultural da Justiça Federal, que censurou o documentário "Nosso Sagrado". Produzido pela Quiprocó Filmes, o filme (de 30m) é dirigido por Fernando Sousa, Gabriel Barbosa e Jorge Santana.  

O motivo da ação é que os diretores do filme e os organizadores da mostra foram informados em agosto pela direção do CCJF que o filme "Nosso Sagrado" não poderia ser exibido no espaço, documentário de média metragem que investiga a perseguição e o racismo religioso contra o Candomblé e a Umbanda, religiões criminalizadas durante a Primeira República e a Era Vargas. Nesse período mais de 200 objetos foram apreendidos pela polícia. 

O filme seria exibido na 3ª Mostra do Filme Marginal. A mostra aconteceu em setembro e teve outros dois filmes censurados: "Mente Aberta" e "Rebento".


Divulgação : Nosso Sagrado  - Vela 

D

Comentários