CCBB - Série de shows com Nei Lopes - "Guimbaustrilho e outros mistérios suburbanos"






Projeto idealizado por Ana Luisa Lima inspirado no livro de Nei Lopes

De 29 de novembro a 14 de dezembro

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Centro do Rio, recebe entre os dias 29 de novembro e 14 de dezembro o projeto Guimbaustrilho - O Rio sobre Trilhos. Trata-se de uma série de shows inspirados no livro “Guimbaustrilho e outros mistérios suburbanos”, de autoria do escritor e compositor carioca Nei Lopes, que irá apresentar os shows ao lado de Ana CostaMarquinhos de Oswaldo Cruz e Zé Katimba. A mostra musical idealizada por Ana Luisa Lima tem patrocínio do Banco do Brasil através da Lei Federal de Incentivo à cultura. 

Em uma verdadeira radiografia da cidade, o livro-inspiração para o projeto propõe uma viagem de trem da Central do Brasil a Santa Cruz, retratando rodas de samba, blocos de rua, feiras, mafuás, bailes, botequins, malandros, sambistas e outras bossas. Nele, é possível conhecer a história do subúrbio carioca repleta de personagens regionais, ocupações e transformações urbanas, além de um registro das culturas locais. Assim como experimentou o leitor que percorreu as páginas do livro, o espectador de cada noite terá a oportunidade de conhecer a alma suburbana.

O projeto, que reúne toda a riqueza e diversidade do samba, conta com um programa diferente a cada final de semana composto ainda com vídeo projeções que capturam a atmosfera do livro para o palco.  Em cada show, que será apresentado às sextas e aos sábados, sempre às 19h, Nei Lopes dialoga com um cantor convidado. Durante o trajeto musical, o público passeia por bairros diferentes: a cenografia, composta por projeções, apresenta referências aos subúrbios cariocas, criando uma narrativa que compõe a cena onde a música é a protagonista.



Entre música e bate-papo, o objetivo é proporcionar ao espectador uma verdadeira viagem musical e literária, que revela personagens e histórias entre jovens e veteranos, selecionados em função da relação que estabelecem com as regiões. “Há alguns anos Guimbaustrilho é um dos meus livros de cabeceira. Estou muito feliz em poder trazê-lo para os palcos e com a presença do seu autor, Nei Lopes, um dos nossos ‘arquivos falantes’ mais importantes da história e do samba carioca. Através de Guimbaustrilho - o Rio sobre Trilhos podemos ainda hoje fazer um passeio pelos subúrbios cariocas, pela linha do trem e por toda a Zona Oeste e Baixada Fluminense. Convidamos todos a entrarem conosco nesse trem”, declara Ana Luisa Lima, idealizadora do projeto.


Programa Completo
Show 1  ( 29 e 30/11) – Nei Lopes e Marquinhos de Oswaldo Cruz. Com repertório que passa por Deodoro e Santa Cruz.
Show 2 ( 6 e 7/12) – Nei Lopes e Zé Katimba. Com repertório que passa por Saracuruna.
Show 3 (13 e 14/12) – Nei Lopes e Ana Costa. Com repertório que passa por Paracambi e Belford Roxo.



Sobre o Livro “Guimbaustrilho e outros mistérios suburbanos”
Da Central a Santa Cruz, percorrendo a Zona Norte e a Zona Oeste de trem, de bonde, de ônibus, de van, de kombi e a pé. Visitando personagens, contando histórias, fazendo crônica e cantando samba. O livro compila histórias pitorescas vividas por personagens reais da Baixada Fluminense. O sambista, escritor e pesquisador percorre no volume os vários bairros do subúrbio do Rio de Janeiro, mostrando um pouco do universo recontado em suas composições. O livro, na sua primeira edição, vinha acompanhado de um CD com três faixas (Justiça Gratuita, Vendedor de Ilusões e Samba na Medida) extraídas do CD de Nei Lopes, Sincopando o Breque.

Ficha Técnica
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil

Apresentador/Cantor: Nei Lopes
Cantores Convidados: Marquinhos de Oswaldo Cruz, Zé Katimba e Ana Costa
Músicos de Base: Claudio Brito, Edu Neves, Luís Filipe de Lima, Marcio Wanderley, Paulino Dias e Thiaguinho da Serrinha
Diretor Musical: Luís Filipe de Lima
Direção Cênica: André Paes Leme
Diretora de Produção: Ana Luisa Lima
Produção Executiva: Beatriz Lima e Marianna Botelho
Projeto Gráfico: Gabriela Rocha
Videografismo: Antonia Muniz, Beatriz Lima e Tetsuya Maruyama
Iluminador: Renato Machado
Operador de som: Gugu Cruz (ProAudio)
Idealização: Ana Luisa Lima
Produção: Caseiras Produções Culturais

Serviço
Série de shows Guimbaustrilho - O Rio sobre Trilhos
Local: Teatro I do CCBB-RJ
Endereço: R. Primeiro de Março, 66 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20010-000
Horários: Sextas e sábados, sempre às 19h
Ingressos: R$ 30,00 inteira / R$ 15,00 meia – bilheteria do CCBB ou site eventim.com.br
Classificação indicativa: Livre
Capacidade do local: 175 lugares (Box PCD 3)
Telefone: (21) 3808-2020


Comentários