1º Fórum de Performance Negra em SP

O evento, em sua primeira edição em âmbito estadual, tem como tema “Estéticas Negras e Políticas Públicas rumo ao futuro: como a memória da diáspora e as intersecções culturais podem alimentar as multipluralidades performáticas negras”

Figura 1 O Fórum começa dia 15 com um show musical de As Clarianas (acima), com participação de Nega Duda, e termina com o show do Aláfia no dia 19, grátis no Centro Cultural Olido


De 15 a 19 de novembro de 2019 acontece na capital paulista o I Fórum de Performance Negra de São Paulo. O evento que tem como tema “Estéticas Negras e Políticas Públicas rumo ao futuro: como a memória da diáspora e as intersecções culturais podem alimentar as multipluralidades performáticas negras”, tem a proposta de reunir grupos e coletivos negros artísticos, para pensar, dialogar e fomentar os trabalhos e pesquisas da arte negra no estado de São Paulo.
A programação acontece no Centro Cultural Olido e no CRD - Centro de Referência da Dança, com entrada franca em todas as atividades. Para participar do fórum, é necessário fazer a inscrição até o dia 10 de novembro pelo link https://forms.gle/LuE5kgfXK1eYfrKT9. São nove mesas de debates, seis grupos de trabalhos e apresentações de performances e espetáculos de teatro, dança, circo e cultura popular. A abertura no dia 15 de novembro conta com show de As Clarianas, com participação da Nega Duda e o encerramento, dia 19, tem show do grupo Aláfia.
O Fórum Paulista é a continuidade do Fórum Nacional de Performance Negra, criado em 2005 pelo Bando de Teatro Olodum, da Bahia, e pela Cia. dos Comuns, do Rio de Janeiro. Foram quatro edições nacionais em Salvador, que promoveram reflexões estéticas e importantes conquistas no âmbito das políticas públicas, fomentando boa parte da produção performática negra em todo o Brasil.
Nesta edição, o Fórum é organizado e tem curadoria dos grupos e coletivos Invasores Cia. Experimental de Teatro Negro, Cia Os Crespos, Coletivo Negro e Cia Um Brasil de Teatro, representados pela Cooperativa Paulista de Teatro. Com co-realização da Secretaria Municipal de Cultura, o evento pretende fomentar um diálogo em escala estadual sobre a importância da criação e manutenção de políticas públicas para as artes negras e suas especificidades estéticas.
Estarão presentes pensadores como: Leda Maria Martins, Salloma Salomão, Julio Moracen Naranjo, Gil Marçal, Samuel Alves dos Santos, Rute Rodrigues dos Reis, dentre outros nomes. Artistas como Banda Aláfia, As Clarianas, Michelle Mattiuzzi, Preta Rara, Lenna Bahule, Gal Martins, Isidro Sanene, Cia dos Inventivos, Bando Jaçanã, Jongo do Tamandaré, Balé Folclórico Solano Trindade, Beth Beli, Dinho Nascimento, dentre outros nomes, também compõem a programação do I Fórum de Performance Negra de São Paulo.
Curadoria
Para os coletivos e grupos negros que seguem na linha de frente desta primeira edição, os últimos anos se mostraram férteis, devido às conquistas de políticas públicas que possibilitaram o desenvolvimento de produções e pesquisas para alguns grupos negros.
Neste sentido, foi pensada uma programação representativa dos inúmeros caminhos que artistas e pensadores negros vem trilhando. A ideia é que neste encontro todos possam apreender e compartilhar suas experiências, numa troca coletiva e semeadora de possibilidades de resistência e existência no Brasil de hoje.
Entende-se que o Fórum é um importante instrumento para a organização de um fazer artístico e político, apoiado em ideais democráticos na luta por reconhecimento, reparação histórica e equidade.
Neste encontro, a arte, cultura, política e teoria das artes negras não fogem da responsabilidade de refletir o seu tempo e carregam a experiência da criação coletiva e colaborativa dos muitos artistas negros que vieram antes e que caminham ao lado e à frente desta geração.      

Programação
I FÓRUM DE PERFORMANCE NEGRA DE SÃO PAULO
SEXTA-FEIRA (15/11) | CENTRO CULTURAL OLIDO
  • 9h às 12h | SALA PAISSANDU - Recepção dos participantes inscritos
     
  • 14h às 17h | SALA PAISSANDU
     
Mesa - Abertura
Cenas Negras em Risco - com representantes de instituições culturais e órgãos públicos
Uma discussão sobre o panorama das artes negras no Brasil e no Estado de São Paulo. Quais as medidas e financiamentos públicos para as artes negras, quais os retrocessos, avanços e perspectivas nesta área? Pensando em performances negras, como os diferentes órgãos responsáveis pela cultura, bem como órgãos com incidência nas políticas para negritude atendem às necessidades de reparação histórica para com o povo negro e elaboram medidas para enfrentar o desafio de garantir os direitos de difusão dos trabalhos e continuidade dos grupos culturais negros?
Convidadxs
Hilton Cobra - da Cia dos Comuns - ator e diretor de teatro, ex-presidente da Fundação Cultural Palmares
Erica Malunguinho - Deputada estadual, educadora e artista plástica
Professora Elisa Lucas - Secretaria Municipal de Direitos Humanos
Daniel Pereira Souza - Centro de Culturas Negras Jabaquara
Ivan Lima - Representante do conselho de participação e desenvolvimento da comunidade negra e indígena do estado de São Paulo
  • 17h30 às 18h30 | SALA PAISSANDU
Show musical de As Clarianas com participação Nega Duda 

SÁBADO (16/11) | CENTRO CULTURAL OLIDO
  • 9h às 11h30 | SALA PAISSANDU
Eixo 1 - Políticas Públicas e Mercado de Trabalho 
Mesa 2 - Editais, estruturas de políticas públicas, novos financiamentos e estratégias econômicas
Cada convidado deve elaborar, a partir de sua experiência, uma fala acerca das estruturas de financiamento para as artes negras, elaborando um ponto de vista sobre o processo histórico nos últimos quinze anos, na esfera pública ou privada, neste segmento. Apontando aspectos positivos e pontos problemáticos do processo, trazer à tona as atuais perspectivas e novas estratégias de sobrevivência.
Convidadxs
Gil Marçal - Gestor de projetos culturais
Selma Moreira - Diretora Executiva do Fundo Baobá
Mediação: Gerson Rodrigues - Mestre em Artes e Pedagogia e ex-coordenador do Centro de Culturas Negra Mãe Sylvia de Olxalá
  • 13h às 15h30 | SALA PAISSANDU
Mesa 3 - Condições de trabalho dxs artistas negrxs e a saúde do trabalhador
Pensar em como as relações de trabalho também são mediadas pelo racismo estrutural e institucional. Os participantes desta mesa elaborarão suas falas tendo em vista as condições de trabalho dxs artistas negrxs e a relação destas condições com a saúde dos trabalhadores desta categoria. Além de fazer uma análise sobre os direitos constitucionais dos artistas, sua efetiva aplicação por parte do Estado e o quanto estes fatores oneram o artista negrx.
Convidadxs
Samuel Alves dos Santos – Mestre em educação especializado em gestão da rede pública.
Rute Rodrigues dos Reis – Doutora em Ciências Sociais pela PUC de São Paulo   
Mediação: Clélia Prestes - Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo
  • 16 às 18h | SALA AZUL E VERDE
Grupos de Trabalho
  • 18h às 20h | VITRINE DA DANÇA + CALÇADÃO DOM JOSÉ
Intervenção de dança + Performance + Espetáculo de Dança
 
18h - Espetáculo “Filhxs -- da -- Pº##@! - T O D A” - (fragmentos) - Coletivo Calcâneos
18h30 - Espetáculo “Depoimentos para Fissurar a Pele” - Djalma Moura
19h15 - “Sons D' Oeste" (Intervenção) - Trupe Benkady
20h - Performance com Michelle Mattiuzzi

DOMINGO (17/11) | CENTRO CULTURAL OLIDO
  • 9h às 11h30 | SALA PAISSANDU
Eixo 2 - Inscrição Histórica - Contextos, produção e possíveis pontes com uma diáspora contemporânea
Mesa 4 - Arte Negra em São Paulo - conquistas, retrocessos e pontes com artistas diaspóricos
Esta mesa propõe um olhar sobre a arte negra feita em São Paulo, com ênfase na presença de artistas afro diaspóricos. Cada convidado deverá elaborar sua fala de modo a evidenciar a sua experiência enquanto artista de origem africana, sua percepção do contexto da arte negra na cidade São Paulo, as efetivas pontes que tem sido feitas com a cultura de seus países de origem e quais as perspectivas que se abrem para intercâmbios com os artistas negros brasileiros.

Convidadxs
Isidro Sanene - Pintor, escritor e produtor cultural angolano
Licínio Januário – Ator angolano, cineasta, escritor e instrutor de capoeira
Lenna Bahule – Cantora moçambicana
Mediação: Raphael Garcia – Ator e pesquisador de teatro negro
  • 13h00 às 15h30 | SALA PAISSANDU
Mesa 5 - Advento dos grupos - Uma inflexão histórica na cena paulista: criação colaborativa e organização coletiva

Discussão acerca do renascimento da cena negra em São Paulo nos últimos quinze anos. Uma análise do contexto histórico que produziu esta ebulição e o impacto das produções de arte negra na cena cultural e na sociedade. Um olhar para a criação colaborativa e organização coletiva como modo de criação e sua relação com o contexto cultural do Estado.

Convidadxs
Gal Martins - Artista da dança, atriz e gestora cultural
Salloma Salomão – músico e pesquisador de História da África, América e Diáspora Negra
Mediação:  Lucélia Sergio – atriz, diretora teatral, professora de artes cênicas e pesquisadora de teatro negro
  • 16h às 20h | SALA PAISSANDU
16h - “Um Canto para Carolina” - Cia dos Inventivos
18h - “Alto do Negrinho” (fragmentos) - Teatro do Terreiro Encantado
18h30 - “Oniri Ubuntu Tempo De Sonho” - Bando Jaçanã
19h30 - Prot{AGÔ}nistas (fragmentos) 

SEGUNDA - FEIRA (18/11) | CRD - CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA
  • 9h às 11h - Grupos de Trabalhos
     
  • 11h às 12h30 - Caminhada Histórica com Abílio Ferreira
     
  • 14h às 16h - Apresentações artísticas
Grupo Cambaiá 
Jongo de Tamandaré com a participação de Mestre Totonho
Umojá
Balé Folclórico Solano Trindade
  • 16h30 às 18h30
Eixo 3 - Estéticas - Olhares para a Arte Negra
Mesa 6 - Performance Negra na Web
Como tem se dado a elaboração de uma perspectiva crítica para as artes negras, a partir de quais pressupostos artísticos podem ser dimensionados olhares sobre as materialidades produzidas, que levem em consideração aspectos da militância, mas também os paradigmas estéticos das artes negras.
Convidadxs
Jairo Pereira - ator, escritor, poeta, diretor, videomaker e youtuber
Preta Rara - rapper, professora, modelo plus size, militante e poetisa
Hélio Menezes - curador e pesquisador de arte
Mediação: Marco Antônio Fera – ator, Idealizador do Canal Pretinho Mais Que Básico.
  • 19h às 21h 
Mesa 7 - Crítica e Estética - construções sobre identidade artística
A partir de suas próprias experiências e de um olhar para o fenômeno das mídias digitais, cada convidado vai compartilhar com o público sua perspectiva sobre o papel da web na elaboração de olhares e produção de performances negras, e de como cada um deles elabora seus materiais, sua relação com o público e a disseminação de ideias.
Convidadas
Luciane Ramos Silva - Bailarina e antropóloga
Leda Maria Martins - Poeta, ensaísta e dramaturga
Mediação: Paloma Franca Amorin – Cronista e crítica teatral

TERÇA-FEIRA (19/11) | CENTRO CULTURAL OLIDO
  • 9h às 11h30 | SALA PAISSANDU
Eixo 4 - Formação e Institucionalidades
Mesa 8 - Artistas negrxs e a academia
As tensões existentes entre a produção de conhecimento de artistas negrxs e o ambiente acadêmico. Esta mesa pretende olhar para esta problemática de modo a abordar também as conquistas que tivemos neste contexto, levando em consideração a cena negra que se consolidou nos últimos anos. Entre avanços e retrocessos, pensar em quais caminhos ainda podem ser trilhados e como esta produção acadêmica pode alimentar o trabalho dos artistas.
Convidadxs
Juarez Tadeu - Coordenador executivo do Núcleo Negro UNESP para a Pesquisa e Extensão
Inaicyra Falcão dos Santos - Cantora lírica, professora doutora e pesquisadora das tradições africano-brasileiras
Julio Moracen Naranjo - Diretor teatral, dramaturgo, ator, poeta e antropólogo
Mediação: Deise de Brito - Atriz, dançarina, educadora e doutoranda em artes pela (UNESP)
  • 13h às 15h30 | SALA PAISSANDU
Mesa 9 - Saberes e experiências dxs artista negrxs - Campos de atuação e legitimidades
Uma perspectiva das artes negras que elabore os saberes construídos para além das escolas de arte. Como pensar estas manifestações em perspectiva mais ampla, levando em consideração os saberes dos mestres e a construção e produção estética negra secular que se elabora nas manifestações populares e outras formas de construção de saber, além de pensar em como estas manifestações são vistas por outros movimentos culturais.
Convidadxs
Beth Beli - Presidente, diretora artística, regente e uma das criadoras do bloco e instituição Ilú Obá De Min
Dinho Nascimento – Percussionista, compositor e cantor baiano
Mediação: Pedro Neto – Cientista social, Integrante do Núcleo de Estudos Relações Raciais, Memória, Identidade e Imaginário PUC São Paulo
  • 18h às 20h | SALA OLIDO
Show – Aláfia e JAM criada pelos artistas participantes do Fórum

Endereços:
Centro Cultural Olido
Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo/ SP – Tel.: (11) 2899-7370
Centro de Referência da Dança – CRD
Galeria Formosa - Baixos do Viaduto do Chá, s/n - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo, SP – Tel.: (11) 3214-3249

Comentários