Protesto contra a censura na cultura no Rio, com presença de produtores e artistas


Miguel Iast, Natália Leal, Carolyne Albernard, Eduardo Barata, Geraldo Carneiro, Ivanir dos Santos e o Pastor Henrique Vieira

O movimento foi pautado por protestos pela censura da peça Caranguejo Overdrive, que iria se apresentar na mostra "CCBB — 30 Anos de Cias", além de outras produções culturais por todo o Brasil. 

A manifestação aconteceu na praça da Pira Olímpica, onde um palco montado ganhou presença de artistas e produtores. Por volta da 18h30, a atriz Marieta Severo pegou o microfone e lembrou os casos de censura durante a ditadura militar, ressaltou que nunca imaginou que iria reviver essa situação em pleno ano de 2019. Entre muitas falas, shows e poesia, foi lido um comunicado sobre a censura sofrido por parte dos produtores do espetáculo.

Promovido pela 342 Artes - Contra a censura e difamação - campanha promovida por um grupo de artistas brasileiros, visando combater a criminalização e a censura às manifestações artísticas e culturais por grupos conservadores brasileiros. O manifesto ganhou engajamento de Elza Ribeiro (empresária da cantora Rita Benneditto), cantora Zélia Duncan, Luiz Eduardo Bento de Mello Soares (antropólogo, cientista político e escritor brasileiro. Considerado como um dos mais importantes especialistas em segurança pública do Brasil), Priscilla Rozenbaum - roteirista, Cacá Mourthé - Diretora artística do Tablado, o indígena José Urutau - da etnia Guajajara (que deixou sua tribo no Maranhão para vir estudar no Rio na década de 90), ator e produtor Rodrigo França.  entre outros diversos representantes das artes cênicas e cultura em geral.

Com Cacá Mourthé e Priscilla Rozenbaum


"Os tempos para a cultura não estão fáceis, peças de teatro, mostra de cinema e ciclo de palestras, investimentos no audiovisual com temáticas diversas vem sendo censurados, assim como há anos vem acontecendo com as religiões de matriz africana e o samba. Não podemos permitir que continue. Vamos nos unir pela igualdade, equidade, diversidades, pluralidade e tolerância...principalmente no nosso Brasil". Atestou Ivanir dos Santo, no microfone ao defender a liberdade de expressão e a liberdade religiosa, ao lado do escritor e imortal Geraldo Carneiro, Carlos Minc, e do advogado Ricardo Brajterman.

Além desse ato de ontem, Ivanir dos Santos participou essa semana de roda de conversa no 3° Encontro da APTR. Sobre Liberdade de Expressão. No Teatro Tablado, na Zona Sul. Com Geraldo Carneiro, produtor Eduardo Barata, Pastor Henrique Vieira, jornalista Natália Leal, pesquisador Miguel Iast e a advogada Carolyne Albernard. Em mais um momento de reflexão, com debate sobre fake news, cultura, religião, entre outros pilares da sociedade. 



Fotos de Rozangela Silva 


Elza Ribeiro (empresária da cantora Rita Benneditto) com Ivanir dos Santos


Ivanir dos Santos 


Geraldo Carneiro


Carlos Minc e Ivanir dos Santos 


Marieta Severo com Ivanir dos Santos


Nilza Valéria Z. Nascimento - Ivanie dos Santos


O indígena José Urutau, da etnia Guajajara com Ivanir dos Santos


Ricardo Brajterman -Luiz Eduardo Soares - Ivanir dos Santos - Molon


Rodrigo França com Ivanir dos Santos

Comentários

Postar um comentário