Grupo de Estudo Ifá: A Sabedoria Divina, receberá Olwo Jokotoye Bankole, para ministrar palestra sobre Obi

                  Jokotoye Bankole 
       no Salão Nobre do IFCS 
         Dia 23 - Palestrando sobre OBI 




Amanhã - o Grupo de Estudo Ifá: A Sabedoria Divina, receberá Olwo Jokotoye Bankole, a partir de das 18h, para ministrar palestra sobre Obi.
- Obi é um fruto indispensável em rituais do candomblé, também conhecido como Noz-de-cola, seu nome científico é Cola acuminata. Usado principalmente no ritual de Ori, Ebori, feitura de santo e Jogo de Obi.

Jokotoye Awolade Bankole, chefe da família real de Onpetu, em Ogbomosho - cidade no Oyo, no sudoeste da Nigéria, é descendente direto de Obatalá. O sacerdote será recebido pelo Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos. "As descobertas e aprendizados são imensuráveis, passeiam pelos hábitos e tradições. Será uma experiência muito rica", atesta Ivanir, que vem há anos fortalecendo a história da cultura Yorubá e denunciando a intolerância religiosa contra as religiões de matrizes africanas. 

A base do Grupo de Ifá:  A Sabedoria Divina. O grupo de estudo foi idealizado em 2016, pelos pesquisadores da Coordenadoria das Experiências Religiosas Tradicionais Africanas, Afro-brasileiras, Racismo e Intolerância Religiosa (ERARIR), que é vinculada ao Laboratório de História das Experiências Religiosas (LHER) da Universidade Federal do Rio de Janeiro em tem como parceiro estratégico o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP).

Aula aberta ao público, a partir das 18h
Salão Nobre do IFCS/UFRJ, localizado no Largo de São Francisco, nº 1 - Centro


Foto de Rozangela Silva

Comentários