Grátis! - 2ª Mostra de Teatro da Vila Aurora na sede do grupo Refinaria Teatral

Da terra à Luz / André Crispin 



Refinaria Teatral apresenta a 2ª Mostra de Teatro da Vila Aurora
O evento terá 4 peças e várias oficinas.
De 4 a 27 de outubro acontece a 2ª Mostra de Teatro da Vila Aurora na sede do grupo Refinaria Teatral, na zona norte de São Paulo. Serão 4 peças, duas infantis e duas adultas, das companhias Sabre de Luz Teatro, Frente Inflamável e Bando Goliardxs. E oficinas diversas com apresentação dos alunos do curso de expansão energética do grupo Refinaria Teatral. O evento visa o fortalecimento dos teatros de grupo da zona norte da cidade. ao estímulo a formação de novos grupos na região e foi contemplado pela 32ª Edição da Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. Todos os eventos são gratuitos.

Programação:

04/10, das 15h às 18h - Oficina - Criação de Trilha para Teatro e Artes Interativas - Sabre de Luz Teatro

05/10, às 20h – Espetáculo infantil "Da Terra à Lua" - Sabre de Luz Teatro

06/10, às 18h – Espetáculo infantil "Dalí" - Sabre de Luz Teatro

11/10, das 15h às 18h - Oficina - Composição de Personagem - Frente Inflamável

12/10, às 20h - Espetáculo "Sentimental" - Frente Inflamável
13/10, às 18h - Espetáculo "Sentimental" - Frente Inflamável  

16/10, das 15h as 18h - Oficina de Produção Teatral - Rodrigo Palmieri

19/10, às 18h - Apresentação da Turma da Oficina da Biblioteca Pedro Nava
19/10, às 19h - Apresentação da Turma da Oficina do Centro Cultural da Juventude
19/10, às 20h - Apresentação da Turma da Oficina da Comunidade Cultural Quilombaque

20/10, às 16h - Apresentação da Turma da Oficina da Biblioteca Pedro Nava
20/10, às 17h - Apresentação da Turma da Oficina do Centro Cultural da Juventude
20/10, às 18h - Apresentação da Turma da Oficina da Comunidade Cultural Quilombaque 

25/10, das 15h às 19h - Oficina de Circo - Bando Goliardxs

26/10, às 20h - Espetáculo "O Incrível Número Final" - Bando Goliardxs 
27/10, às 18h - Espetáculo "O Incrível Número Final" - Bando Goliardxs   


DALI / André Crispin


Detalhes da 2ª Mostra da Vila Aurora:
Sabre de Luz Teatro
Sexta dia 04/10 as 15h - Oficina de criação de trilha para teatro e artes interativas
Sábado dia 05/10 as 20h, espetáculo infantil "Da Terra à Lua"
Sinopse: Doutor Barbicane, cientista, tem uma ideia revolucionária: transformar o maior de seus canhões em um projétil e atirá-lo à lua. Capitão Nicholl parte da Inglaterra para impedir o feito e encontra Michel Ardan, uma astrônoma francesa. Ela deseja o improvável: tripular o projétil!
O encontro provoca confusão e o conflito só aumenta, até que percebem um ponto em comum: o amor pela ciência e a paixão pela aventura. Juntos, irão descobrir que a Terra não é mais a mesma - e é necessário se distanciar para enxergar melhor.
Duração: 50 minutos.
Classificação indicativa: Livre
Domingo dia 06/10 às 18h, espetáculo infantil “Dalí”
Sinopse: Como será viajarmos para dentro da nossa cabeça? Um lugar confuso com muitas gavetas cheias de coisas. Salvador Dalí explora a própria mente, tentando entender seus sonhos e pesadelos. Com ajuda de formigas, borboletas e gafanhotos, ele parte em uma grande jornada desbravando o universo do inconsciente!
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: Livre



Frente Inflamável


Frente Inflamável

Sexta dia 11/10 as 15h - Oficina Composição de personagem

Sábado dia 12/10 as 20h e domingo dia 13/10 as 18h - Peça "Sentimental"
Sinopse: O espetáculo investiga o universo romântico, erótico e afetivo a partir de depoimentos reais na cidade de São Paulo. O público poderá dançar, sorrir, chorar as mágoas e cantar, nesta noite que promete ser inesquecivelmente brega.
Duração 70 minutos
Classificação indicativa: Maiores de 14 anos

Quarta dia 16/10 as 15h - Oficina de Produção Teatral com Rodrigo Palmieri

Sábado dia 19/10 e Domingo dia 20/10 - Apresentação de conclusão das oficinas e expansão energética do grupo Refinaria Teatral
Turma da Biblioteca Pedro Nava - Sábado as 18h e domingo às 16h
Turma do Centro Cultural da Juventude - Sábado as 19h e domingo as 17h
Turma da comunidade cultural Quilombaque - Sábado as 20h e domingo as 18h
Classificação indicativa:  Maiores de 14 anos

Bando Goliardxs

Sexta dia 25/10 as 19h - Oficina de Circo

Sábado dia 26/10 as 20h e domingo dia 27/10 as 18h - Peça "O Incrível número final"
Sinopse: Um grande elenco busca formas de conquistar o público, mostrando habilidades telepáticas, acrobáticas e aquáticas, com um único objetivo: apresentar "O Incrível Número Final", que promete arrancar palmas e até lágrimas do público.
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre


Da terra à Luz / André Crispin



O grupo Refinaria Teatral, núcleo da Cooperativa Paulista de Teatro, é um teatro de treinamento que pesquisa e desenvolve técnicas extraídas da arte marcial Karatê-do. Essa investigação prática gera um estilo particular de comunicação e efeito cênico que hiperpotencializa a presença cênica do ator, expandindo e retendo a energia corpórea, gerando cenas, ações e personagens arquétipos de simbologia crítica. A grande produção de energia corporal sobre controle do ator, que os trabalhos revelaram ao longo dos anos, geram um magnetismo potente que traz o espectador para dentro da obra. Recursos de ação que saíram dessa investigação, como a ação fotográfica e o ator fragmentado estimula o criativo, o reflexivo do espectador fazendo com que ele crie junto com a obra, o espectador-criador. Chamamos essa investigação, trabalho pilar do grupo Refinaria e que está em constante desenvolvimento, de Teatro Marcial.
As pesquisas contínuas sobre o trabalho de Jerzy Grotowski, Meyerhold, Tadeusz Kantor, Antonin Artaud, Eugenio Barba e o teatro oriental sustentam e alimentam o trabalho desenvolvido pelo grupo, que visa o refinamento constante das ferramentas do principal elemento do teatro: o ator. Em nossas obras discutimos as distintas temáticas da situação de opressor e oprimido, buscando quebrar paradigmas e comodismos.
O grupo surgiu em 2008 e já se apresentou em diversos teatros de São Paulo e de outras cidades. Participou e recebeu premiações de diversos festivais nacionais e internacionais como o Festival de Curitiba, XVII Encuentro Latino Americano de Teatro de Copiapó – Chile, Festival Internacional de Chañaral – Chile, e Encuentro Internacional de Teatro em Aragua, na Venezuela.
O Grupo já foi contemplado em programas de apoio à produção artística como o Programa Myriam Muniz, o programa VAI II, o Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, 28° Edição da Lei de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, entre outros. Todo o trabalho do grupo é autoral e ao longo de seus mais de dez anos de estrada, já criou 7 obras teatrais.
Em 2017 o grupo realizou uma parceria com a Universidade de Guadalajara – México, resultando na apresentação de diversas ações culturais (apresentação de obras, oficinas e palestras) do grupo em Guadalajara. Além de trabalhar com a obra “Porque as mulheres choram”, o grupo finalizou a construção do sexto espetáculo em parceria com o grupo Mexicano Perspectiva Escénica, que foi intitulada “Inexistência”. As apresentações ocorreram na cidade de São Paulo e em Guadalajara e outras cidades próximas (México).
Atualmente, o grupo está realizando o projeto “Teatro: Uma Pátria Habitável”, contemplado pela 32ª Edição da Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, que investiga as bases do teatro brasileiro antes da colonização, pesquisa atual desse grupo paulistano que objetiva, através de vivências e olhares nas manifestações artísticas de caráter cênico mais tradicionais dos povos indígenas brasileiros, encontrar a corporeidade cênica e a estrutura cênica dos povos originários das terras brasileiras. Pesquisa essa denominada de Encontro com o teatro de Pyndorama.




Para mais informações acesse o site: www.refinariateatral.com.br 
Serviço:
2ª Mostra de Teatro da Vila Aurora
Data: 4 a 27 de outubro

32ª Edição da Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo

Local: Sede do grupo Refinaria Teatral
Endereço: Rua João de Laet, 1507 – Vila Aurora – CEP 02410-010
Reservas e inscrições para as oficinas: refinariateatral@gmail.com
Lotação: 40 lugares

Todos os eventos são gratuitos
Assessoria de imprensa
Miriam Bemelmans

miriam@bemelmans.com.br
(11) 3034-4997 e (11) 9 9969-0416
http://www.bemelmans.com.br/
https://www.facebook.com/bemelmanscomunica/




Comentários