Evento internacional traz intelectuais e pesquisadores africanos a SP



Evento internacional
“Áfricas Contemporâneas – do continente às diásporas” traz pensadores, artistas e ativistas do exterior para refletir a Àfrica contemporânea




às 22h
Local: Biblioteca Mário de Andrade – Espaço Tula Pilar Ferreira - Rua da Consolação, 94 – centro – São Paulo
.
Intervenção teatral com o coletivo Legítima Defesa
O escritor senegalês Felwine Sarr (Université Gaston Berger – St Louis, Senegal) faz a conferência de abertura com o tema “Afro-contemporaneidade: trabalho, projeto de sociedade e dinâmicas sociais vistos a partir das experiências e produções africanas”. O economista, músico e teórico lança o livro “Afrotopia” (N-1 Edições) onde escreve uma África não mais com referências de progresso e desenvolvimento impostas pelo ocidente. Pensa a África sob o prisma de uma mixagem entre a África contemporânea, seus processo específicos de descolonização e suas tradições.  Ele defende que é hora de os africanos fazerem uma auto-reflexão, pensarem nas suas soluções e tornarem-se menos vulneráveis às influências exteriores veiculadas em nome de um interesse que não é necessariamente o seu.

Felwine Sarr

Debatedoras: Iolanda Évora (Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA) –ISEG – Universidade de Lisboa – Portugal) e Lia Dias Laranjeira (Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB). Capacidade do auditório: 170 pessoas.
Das 19h às 22h – Aparelha Luzia
Projeção do curta-metragem “A capital secreta” (Egito, 2013, 28 min) e debate com o escritor e cineasta Mukhtar Saad Shehata. Legendado em português. Comentários de Mahfouz Ag Adnane (Casa das Àfricas, Amanar e Centro de Estudos Culturais Africanos e da Diáspora CECAFRO-PUC SP)
Sexta-feira, dia 11 de outubro das 18h30 às 22h
Local: Tapera Taperá -
Av. São Luís, 187 - 2º andar, loja 29 - República
Mesa Redonda -  “Diálogos África-Brasil: legados e desconstruções a partir das políticas de relações internacionais”, com Gilberto Leal (Movimento Negro Unificado – MNU) e Matilde Ribeiro (Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB; ex-ministra da Igualdade Racial).
Mediador: Celso Marcondes (Instituto Lula).
Sábado, dia 12 de outubro, das 15h às 17h
Local: Aparelha Luzia - Rua Apa, 78 - Campos Elíseos
Oficina de Escrita e performance - com Raquel Lima (CES-UC - Portugal). Interlocutora: Silvia Lopes (Unifesp).
Domingo, dia 13 de outubro, das 9h às 12h
Inscrições afro-diaspóricas no centro de São Paulo
“Arquitetura e marcas afro-diaspóricas na cidade”, com Abilio Ferreira (escritor e jornalista). Serão percorridos territórios do centro de São Paulo a partir de roteiro proposto pelo coordenador. Ponto de encontro: Igreja da Boa Morte – Rua do Carmo, 202 (centro – SP)
Segunda-feira, dia 14 de outubro, das 15h às 17h
Local: Acervo do IEB – USP - Espaço Brasiliana – Av. Prof. Luciano Gualberto, 78 – Cidade Universitária – USP
Visita guiada “Áfricas extemporâneas”
(organização: Fernanda Padovesi Fonseca – Departamento de Geografia/FFLCH – USP, Jaime Oliveira – IEB –USP, Iris Kantor – Departamento de História/FFLCH-USP).
A partir da aproximação e pesquisa junto ao acervo documental (cartográfico, inclusive), bibliográfico e artístico presente no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP que se refere ao continente africano e a suas relações históricas com o Brasil, a visita guiada pretende suscitar compreensões e reflexões sobre a diversidade de iconografias a respeito de Áfricas bem como aos imaginários depreendidos da análise desses materiais, em uma visada interdisciplinar.

Cada visita guiada no acervo do IEB terá duração de 1 hora e será feita por grupos de 10 a 15 pessoas.

Segunda-feira, dia 14 de outubro, das 19h às 22h
Projeções audiovisuais (local: SESC – Centro de Pesquisa e Formação – CPF) Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar, Bela Vista  – São Paulo.
Capacidade: 70 pessoas.
Projeção de vídeo-performance “Relatos de uma rapariga nada pudica” (Cabo Verde/Portugal, 2017, 4´08 min)  e do documentário “Homestay ” (Cabo Verde, 2016, 15 min), seguido de debate com a cineasta Lolo Arziki (Cabo Verde/ Portugal/Luxemburgo). Temática: “Gênero, memória e experimentação”.
Interlocutora:
Erica Malunguinho (Aparelha Luzia e Alesp).
Terça-feira, 15 de outubro, das 9h às 12h
Conferência
local: Auditório Biblioteca Brasiliana - István Jancsó – USP
Capacidade do auditório: 300 pessoas.
 “Autogoverno, subversão dos espaços e territorialidade no Sahel”, com Amy Niang (University of the Witwatersrand – Joanesburgo – África do Sul).  
Debatedora: Marina Berthet (Núcleo de Estudos Africanos – NEAF/  Universidade Federal Fluminense – UFF). Debatedor: Mahfouz Ag Adnane (Mali/Brasil; Casa das Áfricas/Amanar).
Das 14h às 18h30
Mesa-redonda (local: Biblioteca Mário de Andrade – Espaço Tula Pilar Ferreira)  Rua da Consolação, 94 – centro – São Paulo.
Capacidade do auditório: 170 pessoas.
“Vozes e escritas: gênero e experiências africanas no mundo a partir da literatura”, com Bianca Santana (escritora, São Paulo), Jennifer Nascimento (escritora, São Paulo), Raquel Lima (escritora, Portugal), Uhuru Portia Phalafala (escritora e pesquisadora, África do Sul).
Mediadora e comentadora: Elaine Mineiro (UNEAFRO e Fórum de Cultura da Zona Leste).
Intervenção musical da cantora Palomarias com o pocket show “Um canto encanto”, músicas e poesias autorais que comunicam identidades, espiritualidade e negritude.

Quarta-feira, dia 16 de outubro
Das 9h às 12h
Conferência
Local: USP – Auditório István Jancsó – Biblioteca Brasiliana) USP/Auditório István Jancsó: Rua da Biblioteca – USP.
 Capacidade do auditório: 300 pessoas
 “Culturas africanas e mundialização”, com Bado Ndoye (Université Cheik Anta Diop – Dacar – Senegal). Debatedor: Alain Pascal Kaly (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ).

Das 14h às 17h
Conferência - Local: USP – Auditório István Jancsó – Biblioteca Brasiliana
Rua da Biblioteca – USP.
Capacidade do auditório: 300 pessoas.

Kehind Andrews

 “Ativismos negros na contemporaneidade”, com Kehinde Andrews  (School of Social Sciences – Birmingham City University – Inglaterra).
Debatedora: Cleide Aparecida Vitorino (Faculdade Zumbi dos Palmares/Casa das Áfricas – Amanar) e Debatedor: Muryatan Santana Barbosa (Universidade Federal do ABC – UFABC).
Das 19h às 22h
Local: Aparelha Luzia - Endereço da Aparelha Luzia: Rua Apa, 78 – Campos Elíseos – Centro – São Paulo
Projeção do curta-metragem “A capital secreta” (“The secret capital”, Egito, 2013, 28 min) e debate com o escritor e cineasta Mukhtar Saad Shehata (Egito) (filme dirigido junto com Samuli Schielke). O filme será legendado em português.
Comentador: Mahfouz Ag Adnane (Casa das Áfricas/Amanar e Centro de Estudos Culturais Africanos e da Diáspora – CECAFRO – PUC – SP).
Quinta-feira, dia 17 de outubro
CEU Heliópolis: Estrada das Lágrimas, 2385 – Heliópolis – São Paulo. 
Capacidade da Sala Multiuso: 250 pessoas
Das 9h às 12h


Cine-debate
 “Olhares e narrativas sobre Áfricas”
Projeção e conversa sobre trechos do filme Fanon hier, aujourd’hui” (“Fanon aqui, hoje”, França, 2018, 87 min – direção: Hassane Mezine – Argélia/ França), que trata da atualidade do autor Frantz Fanon (filósofo, psiquiatra, ensaísta e ativista político nascido na Martinica em 1925) e de seus escritos sobre os movimentos de libertação anti-coloniais e o processo de descolonização.
Debatedor: Edson Eduardo (Casa das Áfricas/Núcleo Amanar, filósofo e educador).
Mediador: Celso Luiz de Oliveira Junior (FFLCH-USP/ECA-USP).

Das 14h às 17h
CIEJA Campo Limpo: Rua Cabo Estácio da Conceição, 176 – Parque Maria Helena – São Paulo.
REGISTROS NA CIDADE
Intervenção artística de Tuwile Jorge Kin Braga e atividade junto ao CIEJA de Campo Limpo (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos).
Das 18h30h às 22h30h
Comunidade Cultural Quilombaque: Travessa Cambaratiba, número 5 – Perus (ao lado da estação de trem Perus – linha rubi).
Mesa-redonda
 “Frantz Fanon e Pan-africanismo: racismo e desigualdades contemporâneas”, com Apolo de Carvalho (CEsA-ISEG-UL-Portugal), Hezbó MC (Cabo Verde/ Associação Moinho da Juventude – Portugal), LBC Soldjah (Cabo Verde/ Associação Moinho da Juventude – Portugal/ISCTE – IUL – Portugal), Mamadou Ba (Associação Luso-Senegalesa /Diaspora Afrique – Portugal) e Tago Elenua Dahoma (Ciclo de Formação Marcus Garvey).
Mediadora e comentadora: Cidinha da Silva (prosadora e pesquisadora); Mediador e comentador: Deivison Nkosi (Unifesp).
Sexta-feira dia 18 de outubro


Das 9h às 13h


Mesa Redonda - Biblioteca Brasiliana – USP/ Auditório István Jancsó: Rua da Biblioteca – USP 

Capacidade do auditório: 300 pessoas.


Amy Niang

“Pensadores africanos contemporâneos e suas contribuições para (re)pensar o universal”, com Amy Niang (África do Sul), Bado Ndoye (Senegal), Iolanda Évora (Portugal) e Mamadou Ba (Portugal). 
Mediadora Sueli Carneiro (Professora e pesquisadora). Comentador: Deivison Nkosi (Unifesp)

Das 16h às 21h
Local: Biblioteca Mario de Andrade: Rua da Consolação, 94 – centro – São Paulo
Espaço Tula Pilar
Apresentação das Dandaras, grupo de samba de bumbo de Santana do Parnaíba.
Detalhamentos
Instalação Gênero, Memória e Identidade
Lolo Arziki (Cabo Verde/Portugal/Luxemburgo)
A instalação Gênero, Memória e Identidade visa fazer um retrato, retrospectiva dos filmes de Lolo Arziki que são uma viagem pelo cinema experimental Feminista afro contemporânea. A instalação segue de uma conversa sobre a experimentação e as culturas negras, quando o cinema experimental se torna acessível a artes e artistas negrxs e a sua relação com a tradição oral africana.
Encontro-Exposição Papyrus de Djehuty
Apolo de Carvalho (Portugal) e Mutuh Nyaneka (Angola/Brasil)
Reproduções do Projeto Papyrus de Djehuty (org. Apolo de Carvalho e Mutuh Nyaneka) – tema história e memória a partir de cartas e documentos históricos africanos (experiência do Projeto Papyrus de Djehuty) e Lançamento do site: Papyrus de Djehuty com Apolo de Carvalho. 
Sábado, dia 19 de outubro

Das 10h às 14h
CPF–SESC: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar – Bela Vista  – São Paulo. 
Capacidade: 70 pessoas.
Mesa-redonda 
“Democratização de saberes a partir de narrativas e arquivos africanos”, com Maria Balbina dos Santos [Mam´etu kwa Nkisi Kafurengá] e Heráclito dos Santos Barbosa [Taata Luangomina], Alzira Félix dos Santos [Mam´etu Odemina] (representantes do Museu da Costa do Dendê de Cultura Afro Indígena – Bahia) (história oral e religião), Apolo de Carvalho (Portugal) (arquivos históricos), Raquel Lima (Portugal) (dança e performance), LBC Soldjah (Portugal) (música e teatro), Marcelo D´Salete (São Paulo) (desenhos e quadrinhos), Abílio Ferreira (São Paulo) (literatura) e Abisogun Olatunji (União de Coletivos Panafricanistas–São Paulo) (processos formativos).
Mediadora e comentadora: Eliane de Souza Almeida (Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM) – ECA – USP; Rede Antirracista QUILOMBAÇÃO).
Lançamento (local: SESC – Centro de Pesquisa e Formação – CPF).
Lançamento do livro: “Pedagogia do Terreiro: experiências da primeira escola de religião e cultura de matriz africana do baixo sul da Bahia”, de Maria Balbina dos Santos [Mam´etu kwa Nkisi Kafurengá] e Escola Caxuté.materialparaosite
Das 16h às 18h30
Mesa-redonda
CPF–SESC: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar – Bela Vista  – São Paulo. 
Capacidade: 70 pessoas.
“Gênero, produções e imagens afro-diaspóricas a partir do cinema”, com as cineastas Lolo Arziki (Cabo Verde) e Renata Martins (Rio de Janeiro), com a roteirista e crítica de cinema Viviane Pistache (São Paulo) e com a pesquisadora Marina Berthet (UFF – NEAF – RJ).
Mediadora e comentadora: Ana Julia Travia (diretora de cinema).
O evento é aberto e não terá inscrições prévias, exceto nas atividades que serão realizadas no CPF-SESC (Centro de Pesquisa e Formação do SESC).
**** Cada local de atividade do evento terá previsto um número máximo de lugares, preenchidos de acordo com a chegada. Será divulgada em breve a lotação máxima de cada atividade.

Endereços das atividades: Áfricas Contemporâneas – do continente às diásporas – pensar universal a partir dos arquivos afro diaspóricos
10 a 19 de outubro de 2019
Aparelha Luzia: Rua Apa, 78 – Campos Elíseos – Centro – São Paulo. (https://www.facebook.com/aparelhaluzia/
Biblioteca Brasiliana – USP/ Auditório István Jancsó: Rua da Biblioteca – Cidade Universitária – USP – Butantã – São Paulo. (https://www.bbm.usp.br
Biblioteca Comunitária Solano Trindade: Rua dos Têxteis, 1050 – Cidade Tiradentes – São Paulo. (https://pt-br.facebook.com/BibliotecaSolanoTrindadeOficial/
Biblioteca Mario de Andrade: Rua da Consolação, 94 – centro – São Paulo. (https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma/
Centro de Pesquisa e Formação – CPF–SESC: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar, Bela Vista – São Paulo. (https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/
CEU Heliópolis: Estrada das Lágrimas, 2385 – Heliópolis – São Paulo. (https://pt-br.facebook.com/ceuheliopolis/)
CIEJA Campo Limpo: Rua Cabo Estácio da Conceição, 176 – Parque Maria Helena – São Paulo. (http://blogdociejacampolimpo.blogspot.com/)
Comunidade Cultural Quilombaque: Travessa Cambaratiba, número 5 – Perus (ao lado da estação de trem Perus – linha rubi). (https://pt-br.facebook.com/quilombaque/) (http://comunidadequilombaque.blogspot.com/
IEB – USP: Espaço Brasiliana – Av. Prof. Luciano Gualberto, 78 – Cidade Universitária – USP – Butantã – São Paulo. (http://www.ieb.usp.br/
Tapera Taperá: Galeria Metrópole –  Av. São Luís, 187 – Centro – São Paulo. (https://taperatapera.com.br/

Comentários