Circo | Ônibus-palco do grupo LaMínima percorre bairros de São Paulo

CIA LAMÍNIMA LEVA TEATRO E CIRCO AOS EXTREMOS DE SÃO PAULO DENTRO DE UM ÔNIBUS

“Palhaços nas Ruas” transforma praças e parques em palco para apresentações do grupo; a iniciativa é parceria com a ONG Palhaços sem Fronteiras



Palhaços nas Ruas - Foto Ricardo Avellar - "Fotos do projeto "Ocupa Riso" realizada na Favela do Sapo em parceria com o projeto Cine Sapo”


O ônibus chega, estaciona, dele saem atores e palhaços e começa uma apresentação gratuita. Para ampliar o acesso ao circo-teatro e excursionar por diferentes locais, que nem sempre contam com espaços apropriados para apresentações artísticas, a companhia LaMinima adquiriu um "ônibus palco". Em outubro, o ônibus percorre uma série de bairros periféricos da cidade de São Paulo, começando por Cidade Tiradentes, no Centro Cultural Arte em Construção, no dia 04 de outubro de 2019, às 15h.

A ideia é a inclusão de todos, tornando o teatro (e a vida cultural) uma prática cotidiana e inserida na vida da população. Como a intenção é não deixar ninguém de fora, o projeto é voltado para as pessoas presentes no local em que o circo for armado - crianças, jovens, adultos e idosos, ou seja, pessoas de todas as idades.

O ônibus, fabricado em 1986, foi inteiramente adaptado para se tornar um espaço para as apresentações. As janelas se tornam balcões, o interior do veículo, coxias, e o palco se projeta do interior do ônibus e ganha complemento com a paisagem do entorno, nas praças, coretos, jardins ou terrenos próprios dos lugares onde o ônibus será estacionado.



Apresentaremos um espetáculo de variedades, onde os atores apresentarão reprises, entradas e esquetes por meio de temas populares de fácil alcance, que mesclam técnica e virtuose circense à representação dramática, buscando reunir os talentos dos artistas múltiplos em um divertido espetáculo de variedades.

As apresentações são gratuitas e acontecem de 4 de outubro a 6 de novembro em diversas regiões da capital paulistana - de Cidade Tiradentes a Horto do Ipê, de Parelheiros a Brasilândia, entre dez espaços selecionados.

O foco é descentralizar o acesso à cultura, horizontalizando o fomento de novos circuitos, de novos produtores e de novos públicos, levando o teatro e o circo a diferentes populações, que nem sempre conseguem frequentar teatros.



Neste primeiro momento, as apresentações se concentrarão em parques e praças administrados pela prefeitura da cidade, mas poderão se estender a outros locais como feiras, coretos, e todos os espaços abertos dispostos a receber o LaMínima.

Palhaços nas Ruas

O projeto tem realização da Prefeitura de São Paulo e é uma parceria com a ONG Palhaços sem Fronteiras, instituição internacional presente em 15 países há mais de 25 anos e que atua no Brasil desde 2016 em regiões instáveis, de acolhimento de refugiados de zonas de conflito, desastres ecológicos ou de vulnerabilidade social.

O “Palhaços nas Ruas” se alia ao já existente “Ocupa Riso”, da ONG Palhaços sem Fronteiras. “Essa itinerância nos permite prosseguir em nossa trajetória, apresentando espetáculos de rua e alcançando novas plateias, pois sabemos que a sensibilidade e o interesse pela arte residem não apenas nos pequenos núcleos com acesso contínuo à vasta produção cultural do país, mas também no espectadores eventuais que se sensibilizam e descobrem sua capacidade de fruição quando em contato com obras de real valor artístico”, diz Fernando Sampaio, da Cia LaMinima.

Cia LaMínima, fundada em 1997, desenvolve espetáculos para salas de teatro e também para a rua baseados na linguagem do circo-teatro e a figura do palhaço. Ao longo desses 22 anos de trajetória, a companhia produziu 15 espetáculos se apresentando em todo o país e conquistando diversos prêmios, como o Prêmio Shell de Teatro, APCA, Prêmio Governador do Estado para a Cultura (wwww.laminima.com.br).

Palhaços Sem Fronteiras Brasil é uma organização social sem fins lucrativos fundada em 2016, momento em que foi aceita como integrante da Palhaços Sem Fronteiras Internacional – Clowns Without Boders International (CWBI). Sua principal atuação é a realização de espetáculos de palhaçaria e artes circenses destinadas para campos de refugiados, abrigos, ocupações, alojamentos, transcendendo barreiras culturais, de idioma, políticas, sociais e religiosas (www.palhacossemfronteiras.org.br).


Ficha Técnica
Concepção: Fernando Sampaio, Fernando Paz e Filipe Bregantim
Elenco: LaMínima e Palhaços sem Fronteiras
Direção: Fernando Sampaio
Direção Musical: Fernando Paz e Filipe Bregantim
Operação de Som: Guilherme Diniz e Luana Alves
Adereços: Maria Zuquim
Pintura Artística: Cesar Rezende (Basquiat)
Manutenção e Motorista: Luiz Fernando Pascuti
Produção Executiva: Priscila Cha
Produção: Chai Rodrigues
Assistência de Produção: Rafael Procópio e Vanessa Zanola
Supervisão Geral: Fernando Sampaio

Agenda das Apresentações

04 de outubro de 2019, às 15h
Centro Cultural Arte em Construção (Av. dos Metalúrgicos, 2100 – Cidade Tiradentes – São Paulo/SP)

07 de outubro de 2019, às 10h
CEU Veredas (Rua Daniel Muller, 347 – Itaim Paulista – São Paulo/SP)

08 de outubro de 2019, às 14h e às 15h
EMEI Jardim Maria Luisa (Avenida Luigi Arditi 478 – Pedreiras – São Paulo/SP)

10 de outubro de 2019, às 9h30
CEU Jambeiro (Av. José Pinheiro Borges, 60 – São Paulo/SP)

12 de outubro de 2019, às 11h
CEU São Rafael (R. Cinira Polônio, 100 - Conj. Promorar Rio Claro, São Paulo/SP)

13 de outubro de 2019, às 12h
Campo de Futebol do Capão (Rua Francisco da Cruz Melão s/n – Horto do Ipê – São Paulo/SP)

19 de outubro de 2019, às 16h30
Fábrica de Cultura Brasilândia (Av. General Penha Brasil, 1200 – São Paulo/SP)

27 de outubro de 2019, às 11h
Praça Brasil (Av. Nagib Farah Maluf, s/n - Conj. Res. José Bonifácio)

04 de novembro de 2019, às 11h
CEU Guarapiranga (Estrada da Baronesa, 1120 – Parque Bologne – São Paulo/SP)

06 de novembro de 2019, às 10h
CDC União do Parque São Rafael (Rua Frei Mateus de Assunção, 320 - Parque São Rafael)


Fotos anexadas do projeto "Ocupa Riso" realizada na Favela do Sapo em parceria com o projeto Cine Sapo”

Comentários