Teatro | Nefelibato | Teatro Cia da Revista [reestreia - 7set]

NEFELIBATO põe em cena os efeitos devastadores
do Plano Collor; após a ação governamental, personagem se torna morador de rua

Depois de temporadas de sucesso em São Paulo e no Rio de Janeiro, espetáculo encenado por Luiz Machado, com direção de Fernando Philbert, reestreia no Teatro da Cia de Revista

Uma imagem contendo pessoa, homem, interior

Descrição gerada automaticamente
Luiz Machado em cena em Nefelibato | Crédito da Foto Ricardo Brajterman



Fotos: Ricardo Brajterman



“Luiz Machado realiza um processo de composição de extrema solidez, ressaltando-se sobretudo a expressividade do seu olhar que alcança um potente canal de entendimento de suas emoções. Realiza igualmente um trabalho corporal preciso(méritos para Marina Salomon pela preparação corporal) e encontra a ênfase adequada na modulação das palavras que propiciam um prolongamento das intenções. Excelente atuação de Luiz Machado” Renato Mello – Site Botequim Cultural



Depois de ter suas economias confiscadas no início da década de 1990 pelo plano Collor, perder um ente querido e um grande amor, Anderson vai morar nas ruas. São estas vivências, reflexões e loucuras que fazem a trama de Nefelibato, que reestreia em São Paulo no dia 7 de setembro de 2019 no Teatro da Cia de Revista. A temporada segue até 6 de outubro, aos sábados às 21h, domingos às 19h.

Com direção de Fernando Philbert e supervisão de Amir Haddad, o monólogo tem texto de Regiana Antonini e traz Luiz Firmino interpretando o personagem principal. A peça reestreia em terras paulistanas depois de temporadas de sucesso de público e crítica no Rio de Janeiro e em São Paulo - a primeira montagem é de 2016, para comemorar os 20 anos de carreira de Luiz Machado.



No dia 13 de setembro, sexta-feira, a produção do espetáculo fará uma sessão especial para um público que conhece bem a realidade de Anderson. Em parceria com a Secretaria Municipal da Assistência Social, haverá uma apresentação para moradores em situação de rua, selecionados em abrigos da capital, com um debate sobre o assunto ao final da sessão.

Segundo dados públicos da Prefeitura Municipal de São Paulo, o número de pessoas em situação de rua na capital paulista cresceu 25% nos últimos três anos - em 2015, estatísticas apontavam 15,9 mil pessoas habitando nas ruas.

“Pessoa que busca se esquivar da realidade; quem vive nas nuvens” é o significado de Nefelibata. A partir desta premissa, o personagem do monólogo vai contando, de forma sensível, o porquê e como ele escolheu se retirar por conta própria da sociedade e viver nas ruas, perdendo seu conforto e (boa parte de) sua sanidade.



Para conseguir equilibrar suas emoções, o personagem transforma o palco em picadeiro, fazendo as vezes de mestre de cerimônias, malabarista, equilibrista, palhaço e domador.

“Um monólogo é sempre um desafio, uma travessia sobre a corda-bamba sem rede de proteção, e aqui é o reflexo exato do personagem da história de Nefelibato, que também faz sua trajetória pelo mundo se equilibrando”, conta Luiz Machado.

Nefelibato” é um espetáculo que através da admirável atuação de Luiz Machado, dialoga eficientemente  com a consciência de um personagem que  mantém-se integro em valores, mesmo que lançado ao despenhadeiro emocional pela indiferença da nossa sociedade. Renato Mello – Site Botequim Cultural

Ficha Técnica
Texto: Regiana Antonini
Interpretação: Luiz Machado
Supervisão artística: Amir Haddad
Direção: Fernando Philbert
Cenografia e figurino: Teca Fichinski
Iluminação: Vilmar Olos
Direção de movimento: Marina Salomon
Preparação vocal: Edi Montechi
Assistência de direção: Alexandre David

Nefelibato
Temporada: de 7 de setembro a 6 de outubro de 2019, sábados às 21h, domingos às 19h
* no dia 22 de setembro não haverá sessão
Local: Teatro da Cia da Revista - Alameda Nothmann, 1135 - Santa Cecília, São Paulo - SP, 01216-001 | Telefone: (11) 3791-5200
Duração: 60 minutos | Classificação: 14 anos (indicado para maiores de 2 anos)
Ingresso: R$ 40 (inteira), R$ 20 (meia entrada)
Capacidade: 85 lugares

Comentários