EM DIA:

BEM VINDA(O) E FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ROLA COM A CULTURA , ARTE E O ARTISTA NEGRO AQUI NESSE BLOG"

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Seminário Arte-educação dentro e fora do museu: diálogos entre N’Kinpa – Núcleo de Culturas Negras e Periféricas e Museu Afro Brasil.


28 de setembro de 2019, das 10h ás 17h
Museu Afro Brasil

O seminário abordará as experiências do Museu Afro Brasil e N’Kinpa – Núcleo de Culturas Negras e Periféricas no desenvolvimento de ações que contribuam para a implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08, responsáveis por tornar obrigatório o ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena em todos os níveis de ensino.





A proposta desse encontro é lançar um olhar comprometido; contundente e principalmente belo sobre a nossa cultura clássica oriunda de todos os povos indígenas que aqui habitam junto às Áfricas que foram trazidas para o nosso território, provocando reflexões sobre o racismo institucionalizado, estrutural e silenciador da nossa sociedade e criando vínculos; diálogos e redes de encontros com público geral e educadores do ensino público que muitas vezes se sente completamente perdido em abordar a nossa cultura na sala de aula. Outro ponto abordado para a reflexão no encontro é o quanto a nossa cultura é orquestrada por uma visão universalista eurocentrada colocando tudo que está fora de seus limites como incredível e subalterno.





Os inscritos participarão de toda a programação e no final receberá o certificado. Para os que não conseguiram se inscrever, a partir das 14h30, programação aberta para todos.
Assim a importância do encontro se dá nos pontos que cruzam as experiências dos artistas que integram a N’Kinpa - Núcleo de Culturas Negras e Periféricas, junto a equipe do departamento de educação do Museu Afro Brasil que se tornaram parceiros nos pensamentos e ações. Pessoas oriundas de lugares e experiências diversas conectadas em rede para gerar transformação social. Pensar ações onde o público tenha espaço, tempo e acesso à nossa arte. Que possa encontrar a possibilidade de se encantar, em tempos de desencantos, com saias que rodopiam, vozes e tambores que ecoam para não nos deixar esquecer a força e a beleza da nossa cultura afro-indígena-brasileira.





MUSEU AFRO BRASIL
Parque Ibirapuera – Portão 10
São Paulo – SP 04094 050
Tel: (11) 3320 8900
Nuseuafrobrasil.org.br
                                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário