Show grátis - WALLACE OLIVEIRA TRIO

Em show grátis no CEU Butantã, Wallace Oliveira Trio
mostra sonoridade da guitarra portuguesa em ritmos do Brasil






Wallace Oliveira Trio apresenta-se no CEU Butantã no dia 23 de agosto (sexta, às 20h) em show grátis. Ao lado de Wallace, na guitarra portuguesa, estão Sérgio Borges, no violão de sete cordas, e Adriano Busko, na percussão.

Após turnês de sucesso em Portugal, Wallace Oliveira vem se apresentando com o seu trio em vários espaços de São Paulo. O músico, que já tocou em banda de rock, explora a sonoridade da guitarra portuguesa no choro, baião, frevo, world music e nas guitarradas portuguesas. No fado, Wallace já acompanhou renomados artistas como os portugueses Jorge Fernando, Cuca Roseta e Zé Perdigão.

O espetáculo dá continuidade ao lançamento do álbum de estreia, Nova (2017). O programa do show inclui releituras que vão de Pixinguinha e Hermeto Pascoal a Fontes Rocha e Freddie Mercury, combinando virtuosamente choro, baião, frevo, guitarradas portuguesas e world music em uma narrativa musical que une o tradicional ao contemporâneo.

Após o show, acontece um workshop com o público, quando os músicos e a produção abordam a trajetória do grupo, o lançamento do álbum e as turnês pelo exterior. Falam também sobre as peculiaridades da guitarra portuguesa e sua história, além de temas relacionados à produção musical e carreira artística. Estes quatro shows foram viabilizados pelo Edital de Apoio à Criação Artística - Linguagem Música, da Secretaria Municipal de Cultura.

Guitarra portuguesa é um instrumento cuja fonte primária de som é a vibração da corda tensionada quando beliscada, percutida ou friccionada. Descende diretamente da cítara do Renascimento, referida em Portugal, pela primeira vez, em 1521. Mais remotamente, tem sua origem no cistro ou cítara medieval, na França e Itália. Dos salões da alta burguesia, transformou-se pelas mãos do povo, e não é coincidência a semelhança de sua sonoridade com o cavaquinho e o bandolim, tendo em vista as relações de suas origens.




O Trio

O Wallace Oliveira Trio foi criado, em 2017, com a proposta de explorar a sonoridade da guitarra portuguesa em novas abordagens musicais, para além do fado. Somando três turnês por Portugal com a participação de artistas daquele país e sendo homenageados pelo Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, os músicos apostam na diversidade de gêneros musicais, criando uma sonoridade que rompe fronteiras.

Com pré-lançamento na Casa de Portugal de São Paulo, o álbum Nova foi lançado durante as viagens por Portugal, entre 2017 e 2018, passando pelas cidades de Castelo Branco, Belmonte, Nazaré, Chamusca, Idanha-a-Nova. Entre os artistas que participaram das apresentações estão a fadista Mara Pedro, Valéria Carvalho, Luiz Capão, Manuel João Ferreira, Joana Mello e os guitarristas Ricardo Gordo e Rui Poço. Em 2018, o trio participou da série Instrumental Sesc Brasil, projeto que divulga a música instrumental brasileira há mais de 20 anos, com show gravado para a SESC TV e transmitido ao vivo pela Internet.

Serviço

NOVA

Dia 23 de agosto sexta as 20hs
Ingressos: Grátis - retirada 1h antes.
Duração: 60 min. Classificação: Livre.
Redes sociais: YouTube / Facebook - evento e perfil / Insta: @wallaceoliveiragp

Comentários