Ivanir dos Santos marca presença no aniversário de Jurema Batista e Carlos Alberto Medeiros

Carlos Medeiros, Ivanir dos Santos e Debora Medeiros 




Sempre com uma agenda ativa e representativa, o Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos fez questão de prestigiar dois amigos de longa data, amigos militantes e acima de tudo, amigos de muitas lutas... 

Dois amigos, cada um à sua maneira, ingressaram na militância negra para fazer valer suas lutas e desafiar as estatísticas. O sábado foi direcionado para prestigiar o aniversário de 62 anos de Jurema Batista, que ocupa um lugar de honra no feminismo negro no palco da história brasileira. 

Lia Vieira (blusa amarela), Dandara (chef), Jurema, Mariléia Santiago e Ivanir



Jurema, se destacou por ser uma aguerrida mulher negra na política brasileira, começou sua carreira como presidente da Associação de Moradores do Andaraí. Formada em Português e Literatura pela Universidade Santa Úrsula. Foi eleita deputada estadual e durante seu mandato na Assembléia Legislativa (Alerj), presidiu a Comissão de Combate à Discriminação de Etnia, Religião e Procedência Nacional. Em 2005 foi uma das 1000 mulheres do mundo indicadas para ganhar o Nobel da Paz. Por essas e tantas outras atribuições, Jurema merece todas ashonras. 

Ivanir dos Santos e  Jurema Batista


Seu niver foi ao lado da família e amigos, no Restaurante Afro Gourmet, no Grajaú - que tem como chef a sua filha Dandara. Presente ainda Lia Viera, outra grande ativista negra - Nos últimos anos, Lia vem participando de congressos nacionais e internacionais como conferencista, ressaltando o papel dos professores, agentes multiplicadores de um ensino de responsabilidade, sobre a cultura afro-brasileira. Aparecimento ainda de Mariléia Santiago, do Conselho de Entidades Negras do Rio de Janeiro, entre outros convidados.
Em seguida, a reverencia foi direcionada para Carlos Alberto Medeiros, jornalista, militante e estudioso da questão racial. Autor de "Racismo, preconceito e intolerância" (com os antropólogos Jacques D’Adesky e Edson Borges) e "Na lei e na raça. Legislação e relações raciais Brasil – Estados Unidos", resultado de sua dissertação de mestrado, com o qual iniciou um mergulho nos estudos comparativos abordando as duas sociedades. Sem falar que é o tradutor da autobiografia de Martin Luther King (Zahar).






AD Júnior e Ivanir dos Santos







Na festiva, encontro com outros baluartes, como o escritor Jorge da Silva, Elisa Larkin - viúva de Abdias Nascimento e presidente do Ipeafro, o ator Romeu EvaristoAD Júnior - ativista fervoroso e um dos influenciadores negros mais respeitados da Internet -  canal do YouTube (produção independente, onde levanta questões sobre a diáspora negra no Brasil e no Exterior), entre outras feras. 



Os palestrantes Leah e Davidson, com o tradutor Carlos Medeiros e Ivanir dos Santos



Comentários