Shows grátis - WALLACE OLIVEIRA TRIO (guitarra portuguesa)

Shows grátis do Wallace Oliveira Trio leva a
guitarra portuguesa a espaços da Grande São Paulo

Após turnês de sucesso em Portugal, o Wallace Oliveira Trio leva a versatilidade da guitarra portuguesa, instrumento tradicional do fado, para espaços da cidade de São Paulo, em quatro shows grátis, e ao 19º Festival de Inverno de Paranapiacaba (FIP).

Formado por Wallace Oliveira na guitarra portuguesa, Sérgio Borges no violão de sete cordas e Adriano Busko na percussão, o trio toca na Casa de Cultura Ipiranga, no dia 21 de julho (domingo, às 16h), Centro Cultural São Paulo, no dia 16 de agosto (sexta, às 19h), Centro Cultural da Penha, no dia 21 de agosto (quarta, às 20h) e CEU Butantã, no dia 23 de agosto (sexta, às 20h).

A apresentação no Festival de Inverno de Paranapiacaba, município de Santo André, ocorre no dia 28 de julho (domingo, às 15h), no Palco Mercado, e ainda acompanham a fadista luso-brasileira Ciça Marinho no Palco Rua Direita, às 18h.

O espetáculo dá continuidade ao lançamento do álbum de estreia, Nova (2017). O programa do show inclui releituras que vão de Pixinguinha e Hermeto Pascoal a Fontes Rocha e Freddie Mercury, combinando virtuosamente choro, baião, frevo, guitarradas portuguesas e world music em uma narrativa musical que une o tradicional ao contemporâneo.



Após cada show na capital paulista, acontece um workshop com o público (exceto no dia 21/8, quando o mesmo acontece antes do show, às 15h). Os músicos e a produção abordam a trajetória do grupo, o lançamento do álbum e as turnês pelo exterior. Falam também sobre as peculiaridades da guitarra portuguesa e sua história, além de temas relacionados à produção musical e carreira artística. Estes quatro shows foram viabilizados pelo Edital de Apoio à Criação Artística - Linguagem Música, da Secretaria Municipal de Cultura.

Entre as composições do álbum, o trio interpreta “Chamateia / Asa Branca” (Luis A. Bettencourt e Antonio M. e Souza / Luiz Gonzaga e H. Teixeira), “Se Ela Perguntar / Fado Lopes” (Dilermando Reis / Mário José Lopes), “Carioquinha” (Waldir Azevedo), “Bachianinha nº 1” (Paulinho Nogueira), “Tico-tico no Fubá” (Zequinha de Abreu), “Love of My Life” (Freedie Mercury), “Variação em Ré Menor” (Fontes Rocha) e “Brasileirinho” (Waldir Azevedo). Completam o repertório, “Variação sobre o fado Pechincha” (Carlos da Maia), “Xote das Meninas” (Luiz Gonzaga e Zé Dantas), “São Jorge” (Hermeto Pascoal), “La Partida” (Carlos Bonnet), “Variações em Lá” (Armando Freire), “Bate Coxa” (Marco Pereira), “Hallelujah” (Leonard Cohen) e “Um a Zero” (Pixinguinha), entre outras.

O Trio - O Wallace Oliveira Trio foi criado, em 2017, com a proposta de explorar a sonoridade da guitarra portuguesa em novas abordagens, para além do fado. Somando três turnês por Portugal com a participação de artistas daquele país, os músicos apostam na diversidade de gêneros musicais, criando uma sonoridade que rompe fronteiras. Com pré-lançamento na Casa de Portugal de São Paulo, o álbum Nova foi lançado durante as viagens por Portugal, entre 2017 e 2018, passando pelas cidades de Castelo Branco, Belmonte, Nazaré, Chamusca, Idanha-a-Nova. Entre os artistas que participaram das apresentações estão a fadista Mara Pedro, Valéria Carvalho, Luiz Capão, Manuel João Ferreira, Joana Mello e os guitarristas Ricardo Gordo e Rui Poço. Em 2018, o trio participou da série Instrumental Sesc Brasil, projeto que divulga a música instrumental brasileira há mais de 20 anos. O paulistano Wallace Oliveira apaixonou-se pela guitarra portuguesa, em 2014, e, desde então, tem acompanhado renomados fadistas. Gravou o tema "Senhorinha", interpretado por Aline Muniz, que foi trilha da novela Escrava Mãe (Rede Record). Também realizou gravações para Zeca Baleiro e fadistas de Portugal e da França além de companhar o cantor Edson Cordeiro em turnê pelo Brasil.

Serviço

Show: Wallace Oliveira Trio - NOVA
Ingressos: Grátis - retirada 1h antes.
Duração: 60 min. Classificação: Livre.
Redes sociais: YouTube / Facebook - evento e perfil / Insta: @wallaceoliveiragp

Casa de Cultura Ipiranga
21 de julho. Domingo, às 16h
Rua Abagiba, 20 – Moinho Velho. Tel: (11) 2969-7066

19º Festival de Inverno de Paranapiacaba - FIP
28 de julho. Domingo, às 15h - Palco Mercado.
Vila de Paranapiacaba – Santo André/SP. Tel: (11) 4433-0711

CCSP - Centro Cultural São Paulo
16 de agosto. Sexta, às 19h
Rua Vergueiro, 1000. Paraíso. Tel: (11) 3397-4002

Centro Cultural da Penha
21 de agosto. Quarta, às 20h
Largo do Rosário, 20 - Penha. Tel: (11) 2295-0401

CEU Butantã
23 de agosto. Sexta, às 20h
Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 1.870 – Jd. Esmeralda. Tel: (11) 3732-4550


Comentários