CURSO: O MUNDO RELIGIOSO YORUBANO, na UFF, grátis

CURSO DE FORMAÇÃO DE BASE :  O MUNDO RELIGIOSO YORUBANO
Ministrado pelo Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos




O curso tem como objetivo principal conhecer e estudar sistema de cosmovisão e compreensão do mundo religioso yorubano em África e no Brasil. O Brasil é um país rico e plural e são muitas as contribuições dos grupos yorubanos que aportaram em solo brasileiro, entre os séculos XVIII a XIX, na condição de escravos e com eles vieram visões cosmológicas de suas religiões. Visando resgatar a cultura religiosa, tem como foco dar visibilidade histórica aos grupos religiosos de origem Yorubana e mostrar a sua influência na cultura brasileira ainda hoje.
"É  é uma satisfação inenarrável poder e ministrar aulas na nossa primeira turma, este curso foi pensado como uma possível estratégia de resistências contras todas as formas de preconceitos e, também, como um veículo de fortalecimento das nossas histórias e religiosidades de matrizes africanas, que durante séculos foi silenciada e marginalizadas dentro da sociedade brasileira.
 
A base do presente curso vem das experiências construídas e adquiridas no Grupo de Ifá - A Sabedoria Divina. O grupo de estudo foi idealizado em 2016pelos pesquisadores da Coordenadoria das Experiências Religiosas Tradicionais Africanas, Afro-brasileiras, Racismo e Intolerância Religiosa (ERARIR), que atualmente é vinculada ao Laboratório de História das Experiências Religiosas (LHER) da Universidade Federal do Rio de Janeiro em tem como parceiro estratégico o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP).

Com coordenação do Prof. Dr. (UFRJ) Babalawô Ivanir dos Santos, o grupo de Ifismo, como também é conhecido, vem ao longos dos últimos dois anos promovendo encontro quinzenais, afim de instigar e proporcionar estudos e pesquisas sobre o Ifismo, sistema de visão e compreensão do mundo religioso yorubano.

Com o objetivo de contribuir para a formação no âmbito social e religioso de cada aluno. Construir e fortalecer, alicerces sólidos contra todas as formas de intolerância, falta de equidade e tentativa de aniquilação das liberdades.

Conteúdo
1. Colonização e Descolonização em África
2. A palavra falada como veiculo de comunicação e tradição
3. Concepções Yorubolândia (Culturas, sociedades e religião)
4. A concepção Yorubá da personalidade humana.
5. Tráficos de escravos (Século XVI à XIX) e as construções do racismo cientifico
6. Formação religiosa no Brasil
7. A construção do racismo e da Intolerância no Brasil no Brasil.

Metodologia: Aulas expositivas, palestras, oficinas e roda de conversa. As aulas serão sempre aos sábados, divididas em dois períodos. Aula 1 - das 9h às 12h e Aula 2 - das  14h às 17h.
Duração do curso: Três encontros, divididos em um a cada mês aos sábados, na parte da manhã e tarde. 

Local: UFF Campos – Av. Vinte Oito de Março.
Início: 6 de julho
Tel para contato: 22 - 997979 9016
Entrada Franca 

Data das aulas Horário
06/07/19 Aula de abertura (9h  às 12h) Palestra (14 às 17h)
20/07/19 Aula 1- (9h  às 12h) Aula 2-(14 às 17h)
17/08/19 Aula 1- (9h  às 12h) Aula 2-(14 às 17h)
31/08/19 Aula 1- (9h  às 12h) Aula 2 - Palestra de Enceramento

Comentários