EM DIA:

BEM VINDA(O) E FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ROLA COM A CULTURA , ARTE E O ARTISTA NEGRO AQUI NESSE BLOG"

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Abertura do curso SOBRE O MUNDO RELIGIOSO YORUBANO, na UFF, em Campos


Em aula 



Sábado dia 4, foi a 1ª aula do CURSO DE FORMAÇÃO DE BASE - SOBRE O MUNDO RELIGIOSO YORUBANO, na UFF, em Campos dos Goytacazes. Com adesão expressiva, com em torno de 100 alunos, o sábado foi dedicado ao conhecimento sobre as religiosidade e espiritualidades de matrizes africanas.

"O MUNDO RELIGIOSO YORUBANO, que está sendo realizado na cidade, têm como propósito principal colocar em prática a Lei 10.639, que tem por objetivo fomentar  o estudo da História e Culturas Africanas e Afro-brasileiras. Também é objetivo do curso produzir e passar conhecimento sobre as religiosidade e espiritualidades de matrizes africanas e africanas afim de diminuir a intolerância religiosa. Acredito que o curso é um importante passo para a construção de bases sólidas em prol da tolerância, diversidades, liberdades e principalmente direitos humanos", alegou o Prof. Dr. (UFRJ) Babalawô Ivanir dos Santos.


Ivanir dos Santos e Lucimara Muniz 


A base do curso vem das experiências construídas e adquiridas no Grupo de Ifá - A Sabedoria Divina. O grupo de estudo foi idealizado em 2016, pelos pesquisadores da Coordenadoria das Experiências Religiosas Tradicionais Africanas, Afro-brasileiras, Racismo e Intolerância Religiosa (ERARIR), que atualmente é vinculada ao Laboratório de História das Experiências Religiosas (LHER) da Universidade Federal do Rio de Janeiro em tem como parceiro estratégico o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP).
"Esse curso é uma conquista para nós do interior  em meio a tantos retrocessos. Pois se trata de algo inédito, pois nunca houve um curso nesse formato e tamanho aqui no município. Tínhamos  feito uma previsão de 50 inscrições,  houve uma adesão muito grande de interessados,  triplicamos o número de procura para inscrições, chegamos a 168 inscritos, Entre os regulares e ouvintes, hoje na aula inaugural considero sucesso total". Atestou Gilberto Coutinho, mais conhecido como “Totinho Capoeira / presidente do Frab-Campos (Fórum Municipal de Religiões Afro-brasileiras), que assina a coordenação do projeto. 


Prof. Edmilson A. Mota 

  

Presentes ainda a Coordenadora Nacional de Comunidades Quilombolas - Lucimara Muniz, o músico Jota Leonni, Alberto Ferreira (Fundação Zumbi), universitários, sacerdotes, advogados e professores.
Com coordenação das aulas do Prof. Dr. (UFRJ) Babalawô Ivanir dos Santos, conta ainda com apoio da Doutoranda (UFRJ) Mariana Gino e Edimilson Antônio Mota (UFF).
As aulas ainda seguem nos dias 20 de julho - (9h  às 12h) e (14h às 17h) / 17 de agosto das 9h  às 12h e 14h às 17h e 31 de agosto - (9h às 12h) e palestra de enceramento.
Entrada Franca
Local: UFF Campos – Av. Vinte Oito de Março.
Tel para contato: 22 - 997979 9016

Fotos de Rozangela Silva


Jota Leonni e Ivanir dos Santos 


Nenhum comentário:

Postar um comentário